sexta-feira, 16 de maio de 2008

Trem-Bala um sonho que pode virar realidade

O problema de transporte do Brasil é crônico e complicado para entender e resolver, as duas principais cidades do país (Rio de Janeiro e São Paulo), possuem sérias dificuldades em relação a isso e principalmente, apesar de estarem perto geograficamente, a ligação entre as duas metrópoles é precária. Entre os planos mais recentes do governo Federal está a construção e implantação do trem-bala no trecho que liga as capitais.
Nesta quinta-feira (15/05), estiveram no Rio de Janeiro empresários japoneses para apresentar o projeto. Segundo as informações o trem-bala será composto por 8 carros, alcançará a velocidade de 320 km/h e o tempo até a capital paulista será de aproximadamente 80 minutos. Essa notícia anima empresários, comerciantes e todos aqueles que estão cansados de esperar por horas a ponte aérea ou ficar preso no engarrafamento nas estradas. O trem apresentado pelos japoneses atenderia possivelmente 17 milhões de passageiros por ano, cerca de 3 mil por hora, números bastante significantes para o transporte brasileiro.
A implantação desse sistema de transporte é uma inovação, porém o relevo existente entre as cidades pode vir a dificultar a execução das obras, pois é necessário que os trilhos fiquem em linha reta, algo difícil para uma região acidentada. Se realmente tudo ocorrer como está planejado, algo inédito no Brasil, poderemos ter a certeza de que existe transporte de qualidade, pelo menos no sudeste do país...

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Com Informações do Portal G1

0 Comentários: