quarta-feira, 21 de maio de 2008

Começa Hoje o 10º Salão do Livro para Crianças e Jovens


O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro recebe entre hoje, 21 de maio até o dia 1º de junho o 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento reúne 66 editoras com os mais recentes lançamentos para o público infantil e juvenil, além de autores e ilustradores de todo o país. O salão, que se firmou ao longo da última década como o mais importante evento do ramo no Brasil, conta ainda com o Espaço FNLIJ de Leitura e a Biblioteca FNLIJ-Petrobras, que dispõe de aproximadamente dois mil títulos para a diversão do público mirim e adolescente.
Para comemorar a data, autores consagrados participam do evento, entre eles Luís Fernando Veríssimo, Ziraldo, Ana Maria Machado, Lygia Bojunga, Marina Colasanti, Adriana Falcão, Eva Furnari, Ricardo Azevedo, Bartolomeu Campos de Queirós (indicado brasileiro ao Prêmio Hans Christian Andersen deste ano) e Bia Bedran; nomes que ajudaram a inscrever a literatura infantil e juvenil brasileira entre as melhores do mundo. No Espaço FNLIJ de Leitura são realizados encontros com os escritores para debater suas obras. No mesmo espaço acontecem performances de alguns dos mais reconhecidos ilustradores brasileiros, como Rui de Oliveira (indicado brasileiro ao Prêmio Hans Christian Andersen deste ano), Roger Mello, Fernando Vilela, Ivan Zigg, André Neves, Guto Lins e Odilon Moraes. Ao percorrer os dois mil metros dedicados à literatura, as crianças e jovens têm direito a levar para casa um livro próprio para sua idade.
Para coroar os 10 anos do Salão FNLIJ, a Itália - com seus monumentos milenares e artistas que narram a história da humanidade - é a grande homenageada do evento. Há uma exposição com ilustrações italianas já publicadas em livros infantis deste país. Os ilustradores Francesco Tullio Altan e Roberto Inocenti, que acaba de ganhar em Bolonha o Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração, estão no Brasil para prestigiar o Salão e comentar suas respectivas obras e a importância da ilustração no livro infantil e juvenil. Durante o seminário, os especialistas italianos discutem sobre a literatura para crianças na Itália e sobre o trabalho do ilustrador. No estande do país convidado está exposta uma variedade de ilustrações para aproximar os visitantes cariocas da cultura fascinante da terra da Renascença.


10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
Local: MAM – Museu de Arte ModernaEndereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85 Parque do Flamengo RJ • Tel: (21) 2240-4944
Data: De 21 de maio a 1º de junho de 2008
Horário: Segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 20h.
Ingresso: R$ 3,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência e professores da Rede Municipal de Ensino)
FNLIJ • Tel.: (21) 2262-9130 / http://www.fnlij.org.br/


Imagem: Divulgação

0 Comentários: