terça-feira, 27 de maio de 2008

A Onda do Blog

A cada dia que passa surgem novos blog’s na web, cada um mais interessante que o outro e, todos com um mesmo objetivo: levar as palavras de seus autores aos milhões de internautas conectados à rede. Cinema, Televisão, cultura, regionalismos, jornalismo, publicidade, e inúmeros assuntos são abordados nestas páginas pessoais espalhadas pelo Brasil e no mundo.
O Blog começou como uma espécie de diário eletrônico, porém seu uso tomou uma grandiosidade que, hoje cada um de nós pode ter o seu. Ele pode ser vilão e mocinho ao mesmo tempo: quando informações erradas começam a circular na blogosfera, seus respectivos autores podem ser punidos por isso, mas ao mesmo tempo isso mostra a velocidade e a potencialidade que esse instrumento tem se for usado adequadamente. É bom citar que o mundo dos blog’s é um universo livre, onde se encontra de tudo, desde jornalistas até fãs de filmes e seriados. Essa característica pessoal que o blog possui é o grande charme da coisa, afinal cada um quer ter um local para expor sua opinião e o blog é justamente esse espaço.
A possibilidade de debate e expressão facilita muito a interatividade entre o leitor e o autor da página, realizando o famoso feedback e possibilitando uma integração entres aqueles que dominam o assunto. A cada novo post, comentários e recados deixam as páginas congestionadas e aptas e levar informação para todos os internautas ligados na blogosfera.
Com a existência do blog a opinião de determinados indivíduos da sociedade pode ser lida e disseminada na medida em que sua mensagem penetra no leitor. O blog é um instrumento que em breve será popular e pode garantir a manutenção da liberdade de expressão, com respeito e coerência, é claro!


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem:
http://digoeu.files.wordpress.com/2008/03/blog.jpg

1 Comentários:

Anônimo disse...

Para mim, os blogs são mais que simples páginas pessoais: Contêm informações valiosas, estão em ampla concorrência com sites tradicionais de informações, opiniões e entretenimento, possibilitando a cada pessoa uma oportunidade de se expressar. Na verdade, os blogs estão se tornando verdadeiras "comunidades", já que em sua maioria contém temas específicos, conforme os tipos de pensamentos/filosofias de seu editor, integrando indivíduos com pensamentos comuns a estarem interligados numa mesma estrutura ideológica sobre o mundo ou pelo menos a realidade como a vê.
Eu, por exemplo, aprendi muito com os blogs. Você se descobre através de seus textos e percebe o quanto se sabe ou o quanto estava oculto em sua mente. Mas, aprende de forma gratificante, através das constantes visitas de seus leitores na página, como resposta positiva ao trabalho que desempenha, que de início é feito para saciar o ego, porém com o tempo, pode-se ganhar dimensões profissionais, deixando o lado pessoal em união com seus inúmeros objetivos de vida.
Não tenho palavras para expressar quando vejo as estatísticas dos meus blogs, principalmente, como os leitores os acessaram, o que escreveram nos sites de busca, o que pensam, entre outras coisas mais.
Em geral, o objetivo de quem escreve um blog não é só contar por contar, mas fazê-lo desejando manifestar-se e fazer-se acreditar que tem raciocínio lógico ou que pelo menos esteja certo em suas idéias e teorias.
Blogs estão se tornando mais que comuns: pluralmente essenciais, pois não é preciso pagar pra se ter uma página. Diversos sites concedem de forma gratuita uma página, desde que o "webloger" se comprometa com seus códigos de ética, respeitando crenças, raças, culturas, ideologias, etc., sempre dentro da moral e dos bons costumes.
Uma dica importante para quem quer ter um blog e pensa que é difícil, é saber o que vai colocar nele, os tipos de textos, definindo o tema ou os temas específicos, se voltados para o mundo da notícia, para a educação, coisas de mulher, adolescentes, etc. O importante é ter o que falar e saber como. Quanto às páginas, estas estão praticamente prontas, bastando escolher cor do "layout", o tipo de letra, tamanho, definir categorias, escrever e pronto. É como se estivéssemos em um editor de texto ou em um programa de bate- papo, pois temos de escrever do mesmo modo, porém evitando erros.
Sempre tive vontade de ter uma página minha, na qual pudesse escrever tudo o que desejasse, mas sempre achei difícil, por também ser cara, até que descobri que era gratuita, e que tenho respostas positivas de meus leitores, e hoje há se tornado um vício pra mim: NÃO QUERO PARAR MAIS.