quarta-feira, 28 de maio de 2008

Patrimônio Histórico está sendo destruído no Rio

O vandalismo está comprometendo o patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, o exemplo mais recente foi o roubo de uma das mãos da obra “O Índio Curumim”, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, o prejuízo é calculado em cerca de R$ 6 mil. Se esse fosse apenas um acontecimento isolado, com certeza não estaria repercutindo tanto, mas o verdadeiro problema é que cada vez mais furtos como este comprometem a paisagem carioca.
A estátua de Carlos Drummond de Andrade que o diga, perdeu os óculos quatro vezes, um custo bastante grande para que um novo reparo seja feito a cada vez que o vandalismo tira parte dessa e de outras obras localizadas nas ruas e parques da cidade. Alguns monumentos passam pelo processo de restauração e outros estão sendo revitalizados, porém é preciso que a população também ajude nessa fiscalização. A Fundação de Parques e Jardins gasta aproximadamente R$ 200 mil por ano para fazer os concertos em estátuas e monumentos, um valor que poderia ser investido na restauração deles e na construção de novas áreas de lazer.
É importante lembrar que quem for pego praticando vandalismo pode ser preso por crime contra o patrimônio público. Para denunciar qualquer ato de vandalismo o telefone é 0800-21-1532. Cuidar do patrimônio do Rio é compromisso de todos!

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Com Informações do RJTV
Foto: http://macroscopio.blogspot.com/2007/09/morte-de-pavarotti-misria-da-vida-o.html

0 Comentários: