sexta-feira, 23 de maio de 2008

“Corrida Maluca” nas Ruas do Rio

Se você pensou no desenho com esse nome de 1968, onde Dick Vigarista e seu ajudante Mutley faziam de tudo para ganhar a competição e Penélope Charmosa dirigia um carro em tons rosas, lamento informar que pensou errado. A corrida do desenho era bem interessante, mas o destaque desse artigo é justamente a falta de preocupação de certos motoristas de ônibus com seus passageiros.
Assim como na “Corrida Maluca”, todos de alguma forma querem ganhar. Os motoristas de coletivos da cidade do Rio de Janeiro, acham que estão numa alto-pista onde vale de tudo para chegar primeiro ao ponto final. Quem não anda de ônibus vai pensar: o que eu tenho haver com isso? Nem ando de ônibus e meu carro não corre tanto... O problema é que ao botar o pé no acelerador demasiadamente, o motorista, põe em risco a vida dele, dos passageiros, dos pedestres e dos outros motoristas que andam pelas ruas em seus carros. Recentemente saí de casa e peguei o 434, que faz a linha Grajaú-Leblon, além de correr bastante, a sensação era de que quando chegasse ao meu destino algo estaria faltando em meu corpo, pois a cada curva os passageiros pensavam no seu testamento. Se fosse apenas essa linha que fizesse isso, tudo bem, porém, outros tantos fazem a mesma coisa e o pior de tudo é quando passam pelos túneis, aí sim tem gente que até liga para a família para se despedir, afinal tudo bem que tem de acelerar, mas não precisa tentar dar uma de Felipe Massa e ultrapassar todo e qualquer veículo que fique na frente.
Ultimamente não temos tido notícias de acidentes envolvendo coletivos, mas deve ser por que o santo padroeiro dos motoristas deve estar intervindo junto aos céus. Ultrapassam sinais fechados, param em cima das fachas de pedestres, tudo vale na corrida deslocada dos coletivos cariocas. Daqui há algum tempo se isso continuar assim vamos ter motoristas sabotando os concorrentes para evitar que eles conquistem o pódio. Porém será necessário chamar alguém que conheça esse tipo de estratégia mais profundamente, Dick Vigarista que deve estar aposentado com seu amigo de traspassas Mutley, se eles se recusarem a fazer isso o jeito vai ser chamar a Penélope, mas tem um problema: ela adora rosa e os motoristas não gostam dessa cor e não param para as pessoas que a usam, nem para os velhinhos, estudantes de escola públicas, enfim não tem a dita responsabilidade social. Os motoristas do Rio estão mais para Papa-léguas do que para personagens de uma corrida que sempre acaba com um dos concorrentes vencedores, diferente daqui que acaba com acidentes e pessoas hospitalizadas.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: http://www.hotink.com/wacky/wrstuff/wpcars_800.gif

0 Comentários: