quinta-feira, 8 de maio de 2008

A problemática Reserva Raposa Serra do Sol


Todos já devem ter ouvido falar dessas terras, localizadas do estado de Roraima, seja pela mídia ou pelos agentes governamentais envolvidos na questão. O local tem sido alvo de conflitos entre indígenas e brancos, mais uma vez por causa de demarcação de território. Até a Força Nacional de Segurança e a Policia Federal estão envolvidas para investigar os confrontos na região, onde aproximadamente nove índios já foram feridos.
A presença de Organizações Não-Governamentais (ONG’s), preocupa o Governo do Estado, pois segundo fontes da administração de José de Anchieta Júnior, são elas que estão induzindo os índios a realizarem as recentes invasões. O caso se tornou tão complicado que será o Supremo Tribunal Federal (STF), quem dará o parecer final sobre a situação, os ministros terão a responsabilidade de decidir se a demarcação continua da reserva é regular ou não.
As terras que por eles é reivindicada é um direito sagrado segundo as tribus. Esse caso é mais uma vez aquilo que já acontece há séculos no Brasil, desde que Cabral por aqui chegou: os brancos querendo dominar os índios a qualquer custo. Poderia ter sido usado meios menos violentos para tentar resolver a questão, mas parece que por lá só a força pode vencer essa batalha, por mais que a justiça brasileira esteja envolvida e tentando chegar a um parecer legítimo.
Os conflitos de terras na Amazônia tomam cada vez mais espaço na imprensa, e não é por serem apenas fatalidades e sim porque a violência prevalece e infelizmente como manda a lei dos homens, os mais fracos têm de perder, porém especificamente nesta problemática, os índios estão fazendo de tudo para valer seu direito de cidadania e acima de tudo de serem os defensores das terras de seus antepassados. Enquanto a justiça não sair dos tribunais e verificar tais questões em loco, a morte será a forma mais fácil de calar a voz daqueles que lutam pela manutenção das tradições e pelo desenvolvimento sustentável de uma região que só é lembrada quando tragédias mancham a história dessa terra sem lei chamada Brasil.


Por Fábio Barbosa

blogdofabio@hotmail.com
Mapa: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/mapa-raposa-serra-do-sol.gif

0 Comentários: