terça-feira, 13 de maio de 2008

120 anos de Abolição da Escravatura


Hoje (13/05), o Brasil comemora 120 anos de uma data muito importante em sua história, a assinatura da Lei Áurea, em que a Princesa Imperial D. Isabel libertou os escravos. Essa data não pode ser esquecida e muito menos interpretada como um feriado, mesmo por que hoje todo mundo trabalha.
A cultura, as tradições e os costumes dos africanos foram trazidos para o Brasil como mão-de-obra barata, mas apesar disso os resultados foram incalculáveis para a criação do jeitinho brasileiro de ser. As características da cultura negra estão nos mais longínquos lugares deste país e, principalmente aqui na cidade do Rio de Janeiro, onde grande parte dessa população viveu até ser libertada em 1888.
Explorados pelos senhores de café e por uma sociedade que os discriminava como seres humanos, esse povo teve coragem de enfrentar a cada dia o preconceito e o descaso dos governos para com sua população. Eles não são minoria, nem muito menos coitadinhos, são parte integrante desse Brasil e como tal, são iguais a todos nós, em direitos e deveres. Apesar da discriminação que sabemos que existe, é graças a existência de tais figuras que temos o legítimo samba, a capoeira e tantas outras manifestações que são de origem africana.
Neste dia, temos muito a comemorar, mas precisamos nos unir e dar as mãos contra aquilo que nossa sociedade ainda tem contra eles, chega de rotulá-los, não dá mais para viver em pleno século XXI com atitudes preconceituosas e discriminatórias que, só provam o quanto certas pessoas ainda vivem no século passado.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/imagens/2_reinado_3.jpg



4 Comentários:

Anônimo disse...

A contribuição dos negros para a cultura nacional é a base de tudo que conhecemos hoje em dia e chamamos de cultura brasileira. O resultado do preconceito existente contra essas pessoas e a própria exclusão da identidade nacional que é formada por todos e não só pelos brancos.

Anônimo disse...

Abaixo o preconceito
Hoje temos de comemorar a liberdade de um povo que sempre foi excluído na sociedade brasileira.

Renata disse...

É, hoje comemoramos 120 da Abolição da Escravatura, mas será que temos mesmo alguma coisa a comemorar?
Apesar de terem se passado 120 anos, os negros ainda são alvo de muito preconceito e marginalização.
Temos que aprender a valorizar a cultura desse povo tão sofrido e que tantou contribuiu para o desenvolvimento desse país!

Anônimo disse...

É, hoje comemoramos 120 anos da Abolição da Escravatura, mas será que temos mesmo muitos motivos para comemorar?
Apesar de terem se passado 120 anos, os negros ainda sofrem com o preconceito e marginalização.
Temos que aprender a valorizar a cultura desse povo que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento do país!