domingo, 18 de maio de 2008

Perfil: Fábio Barbosa

Na primeira edição da Coluna “Perfil”, vamos começar entrevistando o criador desta página. Fábio Barbosa, tem 19 anos, estuda Comunicação Social (Jornalismo), no Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), na cidade do Rio de Janeiro. Nasceu em Oriximiná, oeste do Estado do Pará e morou durante quatro anos em Santarém. Fundou o SAAC, sistema de comunicação estudantil no Colégio Estadual Álvaro Adolfo da Silveira e participou de diversos grupos de teatro da cidade.

Blog: Você sempre quis ser jornalista?

Fábio: "Na verdade não! Já quis ser médico, arquiteto, administrador, desenhista e tantas outras coisas, mas descobri que minha verdadeira vocação era o jornalismo. Quando começamos e idealizar o projeto SAAC (Sistema Álvaro Adolfo de Comunicação), pensamos em um jornal estudantil, algo que pudesse noticiar os acontecimentos da escola e quem sabe no futuro de toda a rede de escolas do estado. Neste exato momento quando percebemos que um jornal impresso seria a melhor escolha para começar o projeto, eu comecei a procurar saber o que realmente era o jornalismo. Lembro que li inúmeros livros sobre o assunto, procurei pesquisar na Internet, perguntei aos meus professores, enfim, queria conhecer passo a passo da elaboração de um jornal. Quando aos poucos descobri as técnicas, como o lead, fui me interessando cada vez mais pela área, quando inauguramos a rádio eu me tornei, além de coordenador, locutor também, um fato que me ajudou muito para falar em público e a parte dali o jornalismo se tornou meu principal objetivo."

Blog: Qual foi sua primeira experiência no jornalismo?

Fábio: "Acredito que tenha sido em meu primeiro emprego, no Jornal “O Estado do Tapajós”. Assim que passei no vestibular comecei a espalhar meu currículo pelos veículos de comunicação de Santarém, a primeira resposta disso foi dada por eles. Conversei com o diretor, Miguel Oliveira, e ele me deu uma oportunidade, lembro que minha primeira pauta foi sobre a enchente do Rio Tapajós que estava prejudicando o cais de arrimo da cidade. Fiquei lá durante quatro meses que foram maravilhosos, pois conheci muita gente e tive acesso a vários eventos da cidade e escrevi bastante, acho que nunca escrevi tanto. Minha letra que já não era muito boa, piorou, hoje seu eu fosse fazer medicina pelos menos letra de médico eu já tinha..."

Blog: Como surgiu a idéia de criar um blog?

Fábio: "Nessa mesma época em que estava no jornal acabei conhecendo mais sobre jornalismo, descobri a ferramenta chamada blog, criei um, que sempre atualizava, mas não tinha muito tempo para dedicar a ele, tanto que logo acabei com a página. Quando me mudei para o Rio e comecei a ver no curso de jornalismo que o blog era uma ótima oportunidade de fazer comunicação, criei novamente um. Dessa vez procurei ser mais atencioso e menos demorado na atualização, comecei a divulgar para os amigos, vizinhos, professores... queria que todo mundo conhecesse o que eu escrevia na Internet.
Nos primeiros dias foram alguns comentários sobre filmes e algumas notícias importantes até que encontrei o dito “novo estilo de fazer notícias”, descobri que meus leitores gostam da minha opinião, por mais que provoque críticas. Quando decidi que fazer notícia no meu blog seria algo diferente, me empenhei ao máximo para levar esse compromisso a risca. Atualmente tudo que é publicado na home page vem sempre com uma opinião, seja ela uma crítica ou um elogio."

Blog: Como você avalia os resultados do blog?

Fábio: "Eu avalio como uma grande oportunidade de poder expressar minha opinião e meu trabalho jornalístico. Acredito que o dever do comunicador é poder fazer comunicação com responsabilidade e a acima de tudo respeito aos leitores. No blog tenho a oportunidade de receber vários comentários e todos respeitam meu trabalho e sempre elogiam os artigos que eu escrevo. Sempre faço questão de falar em política porque acredite que assim podemos formar uma verdadeira sociedade ciente de seus deveres, em um país onde miséria existe em qualquer lugar, nós brasileiros devemos aproveitar oportunidades de expressão como a Internet para reivindicar nossos direitos e fazer valer a palavra democracia. Tenho certeza de que ao criticar por exemplo o governo Lula, estou tentando modificar alguma coisa em nossa realidade. Se cada um fizer sua parte, com certeza, teremos um país mais justo e sem a hipocrisia vigente nos governos estabelecidos.

Para encerrar quero agradecer a audiência do meu blog e dizer a todos os meus leitores muito obrigado. Tenho tentado fazer o melhor para todos e espero que nessa nova faze, com a inauguração desta coluna, por exemplo, possamos estar mais próximos e atentados ao que acontece no Brasil e no mundo."

Fábio Barbosa
Fotos: Agência FB

0 Comentários: