sábado, 31 de maio de 2008

FIT Comemora 23 anos


As Faculdades Integradas do Tapajós-FIT, está comemorando seus 23 anos de existência. Ao longo desse tempo a faculdade se tornou modelo de ensino e compromisso com a formação de profissionais atentos as problemáticas da região amazônica.
Conhecida por encarar desafios, inaugurou recentemente o Curso de Medicina Veterinária, uma verdadeira revolução na formação de profissionais dessa área no oeste do estado do Pará. O curso de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade), também tem sido um diferencial na instituição que já faz parte da vida educacional do município de Santarém.
Aos diretores, professores e funcionários os nossos sinceros parabéns por esta data que lembra o quanto um bom trabalho dura e pode gerar inúmeros frutos.


Por Fábio Barbosa

Comentário

Do leitor Diego Francisco sobre o artigo A onda do Blog:

“Para mim, os blogs são mais que simples páginas pessoais: Contêm informações valiosas, estão em ampla concorrência com sites tradicionais de informações, opiniões e entretenimento, possibilitando a cada pessoa uma oportunidade de se expressar. Na verdade, os blogs estão se tornando verdadeiras “comunidades", já que em sua maioria contém temas específicos, conforme os tipos de pensamentos/filosofias de seu editor, integrando indivíduos com pensamentos comuns a estarem interligados numa mesma estrutura ideológica sobre o mundo ou pelo menos a realidade como a vê.Eu, por exemplo, aprendi muito com os blogs. Você se descobre através de seus textos e percebe o quanto se sabe ou o quanto estava oculto em sua mente. Mas, aprende de forma gratificante, através das constantes visitas de seus leitores na página, como resposta positiva ao trabalho que desempenha, que de início é feito para saciar o ego, porém com o tempo, pode-se ganhar dimensões profissionais, deixando o lado pessoal em união com seus inúmeros objetivos de vida.Não tenho palavras para expressar quando vejo as estatísticas dos meus blogs, principalmente, como os leitores os acessaram, o que escreveram nos sites de busca, o que pensam, entre outras coisas mais.Em geral, o objetivo de quem escreve um blog não é só contar por contar, mas fazê-lo desejando manifestar-se e fazer-se acreditar que tem raciocínio lógico ou que pelo menos esteja certo em suas idéias e teorias.Blogs estão se tornando mais que comuns: pluralmente essenciais, pois não é preciso pagar pra se ter uma página. Diversos sites concedem de forma gratuita uma página, desde que o "webloger" se comprometa com seus códigos de ética, respeitando crenças, raças, culturas, ideologias, etc., sempre dentro da moral e dos bons costumes.Uma dica importante para quem quer ter um blog e pensa que é difícil, é saber o que vai colocar nele, os tipos de textos, definindo o tema ou os temas específicos, se voltados para o mundo da notícia, para a educação, coisas de mulher, adolescentes, etc. O importante é ter o que falar e saber como. Quanto às páginas, estas estão praticamente prontas, bastando escolher cor do "layout", o tipo de letra, tamanho, definir categorias, escrever e pronto. É como se estivéssemos em um editor de texto ou em um programa de bate- papo, pois temos de escrever do mesmo modo, porém evitando erros.Sempre tive vontade de ter uma página minha, na qual pudesse escrever tudo o que desejasse, mas sempre achei difícil, por também ser cara, até que descobri que era gratuita, e que tenho respostas positivas de meus leitores, e hoje há se tornado um vício pra mim: NÃO QUERO PARAR MAIS.”


sexta-feira, 30 de maio de 2008

Vitória Histórica: Pesquisas com Células-troco são aprovadas no STF

A aprovação ontem no Supremo Tribunal Federal das pesquisas com células-trono embrionárias significa um avanço considerável para o país no que diz respeito a ciência e tecnologia. Depois de quase 20 horas de julgamentos e muitas discussões sobre o tema a pesquisa foi aprovada no STF.
O impasse sobre as pesquisas com células-tronco vem se arrastando há anos no Brasil, uma das questões mais importantes do movimento contrário às pesquisas, sempre foi as constantes críticas da Igreja Católica e de movimentos sociais conservadores contra a realização dos estudos. Neste ano de 2008 a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou a “Campanha da Fraternidade” justamente com esse tema e tendo um posicionamento completamente negativo sobre assunto.
A vitória de ontem é um começo, afinal por enquanto estamos bem atrasados nas pesquisas, porém inúmeras pessoas espalhadas por este país comemoram ao saber que existe uma possibilidade para a cura do câncer e de outras doenças que podem ser evitadas ou combatidas com o resultado pesquisas das células-tronco embrionárias.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: http://www.cienciaviva.org.br/arquivo/cdebate/artigos/celulatroncoembrionaria.jpg

Olha a Chuva aí....










Hoje (30/05) parece que São Pedro amanheceu de mau humor, afinal o dia no Rio de Janeiro parecia que ia fazer sol, mas no início da tarde começou a chover. Pra variar as ruas da capital carioca começaram a alagar. Na Lagoa Rodrigo de Freitas (Foto), por exemplo, as calçadas mais pareciam rios e estavam completamente intransitáveis, para quem se arriscou a enfrentar as águas os sapatos ficaram encharcados e as pernas bastante molhadas.
Parece que o inverno chegou mesmo....


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Fotos: Fábio Barbosa – copyright 2008

quinta-feira, 29 de maio de 2008

STF tem maioria a favor das pesquisas com Células-tronco


O Supremo Tribunal Federal (STF) possui agora a maioria de seus ministros a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias. Carlos Ayres Britto, Ellen Gracie, Cármem Lúcia, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso e Marco Aurélio de Mello foram os portadores dos seis votos que favorecem as pesquisas. Se nenhum dos ministros pedir vista (o que interromperia o julgamento), ou mudar seu voto o Supremo deve liberar as pesquisas com células-tronco, como previsto na Lei de Biossegurança do país.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Foto: http://www.infojus.gov.br/PORTAL/IMAGENS/NOTICIA/2007/27060PG2.jpg

Lei garante folga para mulheres realizarem exames no RJ


O Governo do Estado do Rio de Janeiro sancionou uma lei que garante as mulheres o direito de fazer exames de prevenção para evitar doenças como o câncer de mama e câncer de colo do útero. Donas de casas e todas as mulheres que trabalham terão direito a um dia por ano para a realização desses exames.
A dispensa está garantida a todas as funcionarias do serviço público e privado no estado do Rio, a única condição é apresentar um comprovante do exame ao chefe e o dia de trabalho não pode ser descontado do salário. Para as mulheres a novidade é uma conquista e uma atitude inovadora para evitar as doenças que podem ser tratadas se identificadas a tempo como o câncer. Cuidar da saúde da mulher agora é uma lei, só falta isso virar uma política oficial do Ministério da Saúde, pois assim teremos um país todo sendo contemplado com essa política e não apenas um estado.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com

Projeto da Universidade do Oeste do Pará é aprovado na Câmara

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou na manhã de hoje (28), o parecer da Deputada Elcione Barbalho ao Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará. Mesmo não sendo membro da Comissão de Trabalho, o Deputado Lira Maia participou da sessão, defendendo a imediata aprovação da proposta que atende um antigo anseio da população do oeste do Estado.
Projeto foi aprovado por unanimidade e segue agora para Comissão de Educação onde o relator do projeto será o Deputado Lira Maia. Além da Comissão de Educação, o projeto será analisado também pelas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça e, posteriormente, pelo Senado Federal.
“Iremos agilizar a votação e a conseqüente aprovação na Comissão de Educação, o que espero, ocorra ainda na primeira quinzena de junho. Posteriormente estaremos acompanhando a tramitação nas comissões seguintes, bem como no Senado Federal visando à aprovação o quanto antes, da instalação da Universidade Federal do Oeste do Pará, resgatando um compromisso histórico que o governo está a dever com a população e principalmente, com a juventude da região Oeste do meu Estado”, concluiu o Deputado Lira Maia.
Por Fábio Barbosa

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Patrimônio Histórico está sendo destruído no Rio

O vandalismo está comprometendo o patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, o exemplo mais recente foi o roubo de uma das mãos da obra “O Índio Curumim”, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, o prejuízo é calculado em cerca de R$ 6 mil. Se esse fosse apenas um acontecimento isolado, com certeza não estaria repercutindo tanto, mas o verdadeiro problema é que cada vez mais furtos como este comprometem a paisagem carioca.
A estátua de Carlos Drummond de Andrade que o diga, perdeu os óculos quatro vezes, um custo bastante grande para que um novo reparo seja feito a cada vez que o vandalismo tira parte dessa e de outras obras localizadas nas ruas e parques da cidade. Alguns monumentos passam pelo processo de restauração e outros estão sendo revitalizados, porém é preciso que a população também ajude nessa fiscalização. A Fundação de Parques e Jardins gasta aproximadamente R$ 200 mil por ano para fazer os concertos em estátuas e monumentos, um valor que poderia ser investido na restauração deles e na construção de novas áreas de lazer.
É importante lembrar que quem for pego praticando vandalismo pode ser preso por crime contra o patrimônio público. Para denunciar qualquer ato de vandalismo o telefone é 0800-21-1532. Cuidar do patrimônio do Rio é compromisso de todos!

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Com Informações do RJTV
Foto: http://macroscopio.blogspot.com/2007/09/morte-de-pavarotti-misria-da-vida-o.html

Os mais lidos...

Levantamento feito pelo Instituto Ibope Inteligência a pedido do Instituto Pró-Livro aponta que 39% dos 95,6 milhões de leitores de livros no Brasil estão na faixa etária de 5 a 17 anos e outros 14% possuem entre 18 e 24 anos. Segundo a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (28), os leitores mais jovens também são os que mais lêem.
A pesquisa "Retratos da Leitura do Brasil", que estudou o comportamento, gosto e preferência dos leitores, aponta ainda que enquanto 90% dos adultos leitores com mais de 40 anos de idade preferem ler em locais silenciosos, muitos jovens com idade entre 14 e 17 anos dizem que gostam de ler ouvindo música. Já 14% das crianças com menos de 10 anos curtem os livros ao mesmo tempo em que assistem à TV. A maioria dos leitores (86%) lêem livros em casa; 36% na sala de aula e 12% na biblioteca. No caso de leitura de jornais, 53% dos leitores lêem em casa e 15% no trabalho. Segundo a pesquisa o ranking de livros mais lidos no Brasil fica assim:


Fonte: Portal G1

terça-feira, 27 de maio de 2008

Panorâmica

Foto: Ronaldo Ferreira
Moradores do Lago do Mapirí, em Santarém, atravessam em uma canoa.

CPMF: O Retorno


Parece continuação de filme de terror, mas é o que a base governista tentará ressuscitar nesta quarta-feira (28/05), apresentando a criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde). Depois do “imposto do cheque” ter sido derrubado no Senado no ano passado a idéia de criar uma nova fonte de recursos foi logo elaborada.
A base aliada colocará o projeto em pauta na Câmara amanhã e tem absoluta certeza de que até a oposição apoiará a emenda. Para os que pularam ao saber do fim da CPMF parece que o terror volta a tona e vai ferir mais uma vez o bolso do brasileiro... continuação é um horror!

Por Fábio Barbosa

blogdofabio@hotmail.com
Imagem: http://www.ideaiseideias.blogspot.com/

A Onda do Blog

A cada dia que passa surgem novos blog’s na web, cada um mais interessante que o outro e, todos com um mesmo objetivo: levar as palavras de seus autores aos milhões de internautas conectados à rede. Cinema, Televisão, cultura, regionalismos, jornalismo, publicidade, e inúmeros assuntos são abordados nestas páginas pessoais espalhadas pelo Brasil e no mundo.
O Blog começou como uma espécie de diário eletrônico, porém seu uso tomou uma grandiosidade que, hoje cada um de nós pode ter o seu. Ele pode ser vilão e mocinho ao mesmo tempo: quando informações erradas começam a circular na blogosfera, seus respectivos autores podem ser punidos por isso, mas ao mesmo tempo isso mostra a velocidade e a potencialidade que esse instrumento tem se for usado adequadamente. É bom citar que o mundo dos blog’s é um universo livre, onde se encontra de tudo, desde jornalistas até fãs de filmes e seriados. Essa característica pessoal que o blog possui é o grande charme da coisa, afinal cada um quer ter um local para expor sua opinião e o blog é justamente esse espaço.
A possibilidade de debate e expressão facilita muito a interatividade entre o leitor e o autor da página, realizando o famoso feedback e possibilitando uma integração entres aqueles que dominam o assunto. A cada novo post, comentários e recados deixam as páginas congestionadas e aptas e levar informação para todos os internautas ligados na blogosfera.
Com a existência do blog a opinião de determinados indivíduos da sociedade pode ser lida e disseminada na medida em que sua mensagem penetra no leitor. O blog é um instrumento que em breve será popular e pode garantir a manutenção da liberdade de expressão, com respeito e coerência, é claro!


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem:
http://digoeu.files.wordpress.com/2008/03/blog.jpg

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Amazônia “tem dono”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (26), durante o XX Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio, que a Amazônia "tem dono".
"O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. O dono da Amazônia é o povo brasileiro: são os os índios, os seringueiros, os pescadores. Mas também somos nós. Temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, as queimadas. Mas também temos a consciência de que é preciso desenvolver a Amazônia", disse Lula.
Durante o discurso no Rio, Lula procurou mostrar que a questão ambiental é um desafio global e afirmou que o Protocolo de Kyoto "já faliu". "Foi muito bonito assinar, maravilhoso, mas quem tinha que tomar medidas para cumpri-lo não referendou", disse Lula, em referência direta aos Estados Unidos.

Fonte: G1

Um Pará de dar medo

Nem mesmo Nossa Senhora de Nazaré pode mudar a imagem decadente do estado do Pará na mídia brasileira, afinal nas últimas semanas a cada telejornal que começa uma nova informação ruim é destacada no território do estado. Não bastasse a desordem claramente divulgada, os conflitos internos têm se intensificado e deixado cada vez mais espaço para que a região seja taxada de “pavio de pólvora”.

Índios com facões tentam agredir engenheiro da Eletrobrás; Serra Pelada gera conflitos por causa de possível existência de ouro; Trabalhadores bloqueiam estrada de ferro; Mandante do assassinato de Dorothy Stang é absolvido; etc. Essas são apenas algumas das manchetes recentes que expõe a imagem do Pará como uma terra sem lei e sem ordem. Um lugar onde não se faz justiça e não há governo, porém isso não é tão verdade assim, pois governo existe, o que falta é trabalho e respeito pelos direitos de uma população que passa por dificuldades. Os índios que agrediram o engenheiro querem diálogo com o governo federal e estadual, coisa que não tem acontecido e gerou aquela cena grotesca de quase assassinato em Altamira. Serra Pelada nunca deixou de significar esperança para milhões de paraenses que sonham com uma vida melhor, na época em que o garimpo estava em seu ápice a região foi um local rico e prospero, diferente da paisagem de hoje que mostra o quanto não houve preocupação com as pessoas que ali permaneceram. Os trabalhadores rurais que interditaram a estrada de ferro também lutam pelos seus direitos junto ao governo, mas o problema é que a justiça é tão lenta que, é necessário agir antes que certos processos sejam engavetados, assim como o caso do mandante do assassinato da missionária americana Dorothy Stang que está livre, enquanto que seu empregado, que disparou os tiros, está na cadeia pagando pelo seu crime.
O problema não é o estado do Pará e sim como ele está sendo conduzido, o abandono evidente por parte do estado causa tais situações e deixa toda uma população refém das injustiças estabelecidas nas regiões pobres do estado. Trabalho escravo é uma realidade. Quando aparece na televisão soldados do exercito resgatando trabalhadores da mata, tudo parece que está ocorrendo bem, porém se houvesse realmente fiscalização e preocupação com as questões agrárias e de emprego, não se gastaria dinheiro nessas operações e muito menos tempo para tirar tais pessoas da realidade permanente e inerente de um estado que pode ser melhor se seus governantes saírem do salto e prestarem atenção nas necessidades da população e não no seu voto.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: Blog do Fábio

sexta-feira, 23 de maio de 2008

“Corrida Maluca” nas Ruas do Rio

Se você pensou no desenho com esse nome de 1968, onde Dick Vigarista e seu ajudante Mutley faziam de tudo para ganhar a competição e Penélope Charmosa dirigia um carro em tons rosas, lamento informar que pensou errado. A corrida do desenho era bem interessante, mas o destaque desse artigo é justamente a falta de preocupação de certos motoristas de ônibus com seus passageiros.
Assim como na “Corrida Maluca”, todos de alguma forma querem ganhar. Os motoristas de coletivos da cidade do Rio de Janeiro, acham que estão numa alto-pista onde vale de tudo para chegar primeiro ao ponto final. Quem não anda de ônibus vai pensar: o que eu tenho haver com isso? Nem ando de ônibus e meu carro não corre tanto... O problema é que ao botar o pé no acelerador demasiadamente, o motorista, põe em risco a vida dele, dos passageiros, dos pedestres e dos outros motoristas que andam pelas ruas em seus carros. Recentemente saí de casa e peguei o 434, que faz a linha Grajaú-Leblon, além de correr bastante, a sensação era de que quando chegasse ao meu destino algo estaria faltando em meu corpo, pois a cada curva os passageiros pensavam no seu testamento. Se fosse apenas essa linha que fizesse isso, tudo bem, porém, outros tantos fazem a mesma coisa e o pior de tudo é quando passam pelos túneis, aí sim tem gente que até liga para a família para se despedir, afinal tudo bem que tem de acelerar, mas não precisa tentar dar uma de Felipe Massa e ultrapassar todo e qualquer veículo que fique na frente.
Ultimamente não temos tido notícias de acidentes envolvendo coletivos, mas deve ser por que o santo padroeiro dos motoristas deve estar intervindo junto aos céus. Ultrapassam sinais fechados, param em cima das fachas de pedestres, tudo vale na corrida deslocada dos coletivos cariocas. Daqui há algum tempo se isso continuar assim vamos ter motoristas sabotando os concorrentes para evitar que eles conquistem o pódio. Porém será necessário chamar alguém que conheça esse tipo de estratégia mais profundamente, Dick Vigarista que deve estar aposentado com seu amigo de traspassas Mutley, se eles se recusarem a fazer isso o jeito vai ser chamar a Penélope, mas tem um problema: ela adora rosa e os motoristas não gostam dessa cor e não param para as pessoas que a usam, nem para os velhinhos, estudantes de escola públicas, enfim não tem a dita responsabilidade social. Os motoristas do Rio estão mais para Papa-léguas do que para personagens de uma corrida que sempre acaba com um dos concorrentes vencedores, diferente daqui que acaba com acidentes e pessoas hospitalizadas.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: http://www.hotink.com/wacky/wrstuff/wpcars_800.gif

quinta-feira, 22 de maio de 2008

“Tropa” na Gaveta


O Futuro seriado “Tropa de Elite”, ainda continua o período de negociação com a Rede GLOBO, apesar do sucesso nos cinemas a tropa do Capital Nascimento vai ficar por enquanto na gaveta. O ex-capital da Polícia Militar já escreveu 12 episódios para o programa, se tudo continuar do jeito que anda quem vai ter o BOPE vai ser a FOX.
A maior dificuldade para o começo das filmagens seria a baixo valor que a GLOBO ofereceu ao autor e produtores. Enquanto isso não acontece os fãs vão ter de ficar revendo o DVD original ou pirata do filme de maior sucessos nos últimos tempos do cinema nacional.

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: Blog do Fábio

Comentário

Do Leitor Tony sobre o artigo Garimpeiros invadem ferrovia no Pará:

“ O Pará tem de deixar de ser uma terra sem lei!”

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Índios Atacam Engenheiro da Eletrobrás no Pará


Esta terça-feira (20/05), foi marcada pela violência e pelo confronto entre índios e brancos no estado do Pará. Quem assistiu os telejornais de ontem ficou no mínimo surpreendido com o quase assassinato do Engenheiro da Eletrobrás, Paulo Fernando Rezende, que estava em Altamira para falar sobre o projeto da usina de Belo Monte.
Participavam do evento moradores da região, Ong’s e índios de 24 etnias. Após o termino do discurso de Paulo Fernando, índios o atacaram com terçados e facões, causando cortes no braço. A mesma situação já tinha acontecido há anos atrás, justamente em um encontro para falar sobre o projeto de construção da usina hidrelétrica na região.
A violência ocorrida ontem é mais uma prova de que certas atitudes do governo precisam ser mais discutidas com a população, principalmente quando se trata de questões ambientais. A agressão ao engenheiro poderia ter sido a qualquer autoridade que naquele momento defendesse a instalação da usina. Após a agressão, o engenheiro foi ouvido pela Polícia Federal e fez exame de corpo delito. Ninguém foi preso. O Ministério Público Federal pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar o caso. Em nota, a diretoria executiva da Eletrobrás afirma que tomará todas as providências necessárias para que os responsáveis pela agressão sejam punidos.
As populações indígenas têm cada vez mais se posicionado contra as medidas do governo, primeiro na Reserva Raposa do Sol e agora em Altamira, no Pará. Isso pode ser reflexo das inúmeras assinaturas, sem estudo e coerência, realizadas pelo governo federal ao longo destes anos de governo. Sorte que Lula não estava lá, senão iam ser golpes no braço, nas pernas, no pescoço, da cabeça.... Administrar um país com os problemas do Brasil é muito mais do que belos discursos populistas saídos de um palanque governamental!


Por Fábio Barbosa

blogdofabio@hotmail.com
Com Informações do Jornal da GLOBO
Imagem: Jornal da GLOBO

Começa Hoje o 10º Salão do Livro para Crianças e Jovens


O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro recebe entre hoje, 21 de maio até o dia 1º de junho o 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento reúne 66 editoras com os mais recentes lançamentos para o público infantil e juvenil, além de autores e ilustradores de todo o país. O salão, que se firmou ao longo da última década como o mais importante evento do ramo no Brasil, conta ainda com o Espaço FNLIJ de Leitura e a Biblioteca FNLIJ-Petrobras, que dispõe de aproximadamente dois mil títulos para a diversão do público mirim e adolescente.
Para comemorar a data, autores consagrados participam do evento, entre eles Luís Fernando Veríssimo, Ziraldo, Ana Maria Machado, Lygia Bojunga, Marina Colasanti, Adriana Falcão, Eva Furnari, Ricardo Azevedo, Bartolomeu Campos de Queirós (indicado brasileiro ao Prêmio Hans Christian Andersen deste ano) e Bia Bedran; nomes que ajudaram a inscrever a literatura infantil e juvenil brasileira entre as melhores do mundo. No Espaço FNLIJ de Leitura são realizados encontros com os escritores para debater suas obras. No mesmo espaço acontecem performances de alguns dos mais reconhecidos ilustradores brasileiros, como Rui de Oliveira (indicado brasileiro ao Prêmio Hans Christian Andersen deste ano), Roger Mello, Fernando Vilela, Ivan Zigg, André Neves, Guto Lins e Odilon Moraes. Ao percorrer os dois mil metros dedicados à literatura, as crianças e jovens têm direito a levar para casa um livro próprio para sua idade.
Para coroar os 10 anos do Salão FNLIJ, a Itália - com seus monumentos milenares e artistas que narram a história da humanidade - é a grande homenageada do evento. Há uma exposição com ilustrações italianas já publicadas em livros infantis deste país. Os ilustradores Francesco Tullio Altan e Roberto Inocenti, que acaba de ganhar em Bolonha o Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração, estão no Brasil para prestigiar o Salão e comentar suas respectivas obras e a importância da ilustração no livro infantil e juvenil. Durante o seminário, os especialistas italianos discutem sobre a literatura para crianças na Itália e sobre o trabalho do ilustrador. No estande do país convidado está exposta uma variedade de ilustrações para aproximar os visitantes cariocas da cultura fascinante da terra da Renascença.


10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
Local: MAM – Museu de Arte ModernaEndereço:
Av. Infante Dom Henrique, 85 Parque do Flamengo RJ • Tel: (21) 2240-4944
Data: De 21 de maio a 1º de junho de 2008
Horário: Segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 20h.
Ingresso: R$ 3,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência e professores da Rede Municipal de Ensino)
FNLIJ • Tel.: (21) 2262-9130 / http://www.fnlij.org.br/


Imagem: Divulgação

terça-feira, 20 de maio de 2008

Segundo Lula, imposto para saúde “é um problema do Congresso”

O presidente Lula anda piorando sua imagem a cada vez que abre a boca. Já não bastasse as conhecidas gafes dele, agora ele resolveu atacar publicamente as instituições da republica. Nesta terça-feira (20/05), disse que a criação de um novo imposto para garantir renda para a saúde “é um problema do Congresso”. Apesar de ter defendido a nova fonte de recursos ele disse que nem o governo e a base aliada terá iniciativa para aprovação do novo imposto. “Eu vou deixar claro que não partirá do governo e não haverá da base do governo qualquer iniciativa para que o Congresso aprove qualquer imposto. Isso é um problema do Congresso. O governo federal perdeu a CPMF em dezembro e estamos trabalhando sem a CPMF. Mas acho que, se o Congresso quer regulamentar a emenda 29, (....) é importante que pensem como aumentar o dinheiro para a saúde sem ter nova receita”, disse Lula. Na verdade ele está jogando a responsabilidade para o Congresso, afinal está com medo de perder mais uma vez, assim como em dezembro quando a CPMF foi derrubada. Lula tem de pensar melhor em suas estratégias, afinal assim fica muito descarado a inquietação dele com a vitória conquistada contra ela no Congresso Nacional pela oposição.

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com

10.000 Visitantes

Hoje (20/05), o Blog do Fábio comemora a marca de 10.000 visitas.
Em 8 meses de existência desta página agradecemos a todos que lêem, comentam e tem este blog como fonte de informação. Esperamos em breve chegar a 20.000 e outros números, pois assim teremos a melhor resposta de que fazer notícia nesta página é um diferencial admirado por todos os nossos leitores.
Selecionamos abaixo os 10 países que mais visitaram o blog e os 10 artigos mais lidos.

1-Brasil
2-
Portugal
3-
Estados Unidos
4-Argentina
5-Chile
6-México
7-Egito
8-Inglaterra
9-Suíça
10-Alemanha

Os 10 Artigos mais lidos:

Santarém recebe recursos para comunidades afetadas pelas fortes chuvas


Na sexta-feira, 16 de maio, O Governo do Estado do Pará repassou à Prefeitura de Santarém, R$ 250 mil que haviam sido solicitados pela Prefeita Maria do Carmo através da Situação de Emergência decretada no dia 27 de março de 2007 para onze bairros da zona urbana do município.O dinheiro está sendo aplicado em trabalhos de recuperação da infra-estrutura dos bairros afetados pelas enxurradas, como na Alameda 16, no Jardim Santarém, e a Rua Pau Brasil, no bairro da Floresta. Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Inácio Corrêa, os recursos não são suficientes para resolver os problemas, mas vão amenizar a situação das famílias afetadas pelas chuvas.Uma ação realizada pelo órgão no sábado passado, atendeu os moradores do bairro do Uruará com aproximadamente 200 cestas básicas, encaminhadas ao Governo Municipal pelo Ministério da Integração Nacional. Hoje à tarde, a partir das 15h00, no barracão comunitário do bairro do Mapiri, integrantes da Defesa Civil Municipal vão reunir-se com os moradores para informar de que forma serão ajudados, quer seja com madeira ou com alimentos.Desde a decretação da Situação de Emergência, a Prefeitura, através da Defesa Civil, já abrigou em locais seguros 21 famílias. Até o final do mês de junho, o Governo Santarém Cidade da Gente pagará o aluguel dos imóveis ocupados pelos moradores que estavam em local de risco.

Fonte: ASCOM
Foto: Ronaldo Ferreira

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O “Caso Isabela”

Quem não ouviu falar no assassinato na menina Isabela em São Paulo?
Durante mais de um mês foi esse o tema dos principais veículos de comunicação do país.
Será que não havia outras notícias? Ou coisas mais importantes?
Claro que sim! Porém foi a tragédia pessoal de uma família de classe média que tomou a cena, nas rodas de amigos, bares, escolas, faculdades, empresas, e em qualquer lugar onde duas pessoas pudessem manifestar sua opinião lá estava um comentário sobre o caso.

Acontecimentos: São Paulo, 29 de março de 2008. Isabela Nardoni, de seis anos, cai do sexto andar do apartamento do pai (Alexandre Nardoni) e da madrasta (Anna Carolina Jatobá), localizado no edifício London.

Essa foi a manchete principal nos jornais daquele domingo (30/03). A suposta queda acidental foi logo descartada por evidências descobertas na investigação e no trabalho dos peritos. Daí por diante começou um verdadeiro vendaval de acareações para se tentar chegar ao culpado pela morte da menina. Por se tratar de um assassinato de uma criança, a população dos arredores do apartamento e milhões de pessoas espalhadas pelo país começaram uma verdadeira peregrinação em busca de justiça. Faixas, cartazes e inúmeras mensagens no orkut da mãe de Isabela, Ana Carolina de Oliveira, prestavam solidariedade a família. Alexandre e Anna Carolina logo foram envolvidos pela mídia como os supostos culpados, os trabalhos da polícia só pioraram a situação dos dois, pois a cada novo laudo do caso, mais evidente se tornava o envolvimento deles. Pedras e muita revolta eram presentes assim que eles saiam de casa para um novo depoimento, a vida dos dois se tornou um verdadeiro problema, tanto para polícia, quanto para os vizinhos que não agüentavam mais noites de sono perdidas por causas dos gritos de “justiça” em frente ao prédio.
A cada dia que passava mais informações eram descobertas e a mídia noticiava qualquer hipótese ou sugestão dos investigadores. Nunca se viu tanto atenção para um caso de assassinato no país, apesar disso a imprensa internacional não deu nenhuma informação relevante sobre as investigações e os resultados. No café da manhã, almoço, jantar e ceia, o assunto mais debatido e comentado era: como um pai pode ser capaz de matar a própria filha? Como uma mulher que é mãe faz isso com a enteada?
O interessante dessa história toda é que todos os holofotes se concentraram na morte da menina Isabela. Foram esquecidos os políticos em Brasília que estavam querendo aumentar seus salários, as crianças brasileiras que morrem todos os dias por que não tem um prato de comida, a fome vivida por milhões de pessoas nas cidades do país, a dengue que matava cerca de 50 pessoas por dia no Rio de Janeiro, enfim, tudo se voltou para uma única fonte de notícia e por conseqüência todos só falavam nisso. Para se ter uma idéia, provas de faculdades abordaram o assunto, professores de universidades levaram a temática para ser discutida em sala de aula, ou seja, aquilo que parecia um acidente mexeu com a vida do Brasil, de norte a sul, das favelas até as coberturas.
Quando as provas começaram evidenciar definitivamente que o pai e a madrasta foram os culpados pelo assassinato, a população queria invadir o prédio onde estavam, queria linchar o casal, fazer justiça com as próprias mãos, porém ninguém agiu assim com os políticos que caíram por embolsarem dinheiro público, fato que mexe com a vida de todos, ou então com aqueles que compram votos e todo mundo sabe e apenas aceita. Justiça para o Alexandre e Anna e injustiça para uma gama de pessoas que nunca foram condenadas pelos seus crimes ou por terem privilégios foram julgadas e inocentadas. Pedidos de condenação para o casal e nenhuma atitude de solidariedade com as crianças de ruas que morrem por não terem muitas vezes um cobertor. Comoção nacional por um vida e nenhuma pelas milhões que são perdidas todos os dias com balas perdidas ou na violência das grandes cidades. Realmente esse caso foi um evento inédito na história recente do Brasil, deve estar no próximo “Almanaque Abril”, já está na Wikipédia e se for procurado nos buscadores de internet, páginas e páginas aparecem.
Com prisão do casal como acusados do crime, eles deverão aguardar o julgamento que será com júri popular. Depois da exposição tão insistente da mídia brasileira, com certeza os dois serão condenados, pelo menos é o que espera todos aqueles que os condenaram antes mesmo da justiça. Se são culpados ou não, isso dependerá da acusação e da defesa, mas uma coisa é certa: precisamos rever nosso comportamento, nossa sociedade está caminhando para um futuro sombrio e obtuso, onde cometer crimes é a maneira mais fácil de evitar problemas pessoais, onde tirar a vida de um ser humano pode acontecer no apartamento de cima. Essa preocupação com próprio nariz nos deixa sem conseguir enxergar que vivemos juntos, não somos sozinhos e nada do que fazemos mexe apenas com nossas vidas. Esse coletivo, chamado sociedade, precisa aprender a ver o mundo com as diferenças, com vários olhares e não com condenações precoces ou focos em apenas um assunto. Temos que abrir os olhos e notar que estamos mudando, e não é pra melhor!

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Fotos: Orkut de Ana Carolina de Oliveira

domingo, 18 de maio de 2008

Perfil: Fábio Barbosa

Na primeira edição da Coluna “Perfil”, vamos começar entrevistando o criador desta página. Fábio Barbosa, tem 19 anos, estuda Comunicação Social (Jornalismo), no Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), na cidade do Rio de Janeiro. Nasceu em Oriximiná, oeste do Estado do Pará e morou durante quatro anos em Santarém. Fundou o SAAC, sistema de comunicação estudantil no Colégio Estadual Álvaro Adolfo da Silveira e participou de diversos grupos de teatro da cidade.

Blog: Você sempre quis ser jornalista?

Fábio: "Na verdade não! Já quis ser médico, arquiteto, administrador, desenhista e tantas outras coisas, mas descobri que minha verdadeira vocação era o jornalismo. Quando começamos e idealizar o projeto SAAC (Sistema Álvaro Adolfo de Comunicação), pensamos em um jornal estudantil, algo que pudesse noticiar os acontecimentos da escola e quem sabe no futuro de toda a rede de escolas do estado. Neste exato momento quando percebemos que um jornal impresso seria a melhor escolha para começar o projeto, eu comecei a procurar saber o que realmente era o jornalismo. Lembro que li inúmeros livros sobre o assunto, procurei pesquisar na Internet, perguntei aos meus professores, enfim, queria conhecer passo a passo da elaboração de um jornal. Quando aos poucos descobri as técnicas, como o lead, fui me interessando cada vez mais pela área, quando inauguramos a rádio eu me tornei, além de coordenador, locutor também, um fato que me ajudou muito para falar em público e a parte dali o jornalismo se tornou meu principal objetivo."

Blog: Qual foi sua primeira experiência no jornalismo?

Fábio: "Acredito que tenha sido em meu primeiro emprego, no Jornal “O Estado do Tapajós”. Assim que passei no vestibular comecei a espalhar meu currículo pelos veículos de comunicação de Santarém, a primeira resposta disso foi dada por eles. Conversei com o diretor, Miguel Oliveira, e ele me deu uma oportunidade, lembro que minha primeira pauta foi sobre a enchente do Rio Tapajós que estava prejudicando o cais de arrimo da cidade. Fiquei lá durante quatro meses que foram maravilhosos, pois conheci muita gente e tive acesso a vários eventos da cidade e escrevi bastante, acho que nunca escrevi tanto. Minha letra que já não era muito boa, piorou, hoje seu eu fosse fazer medicina pelos menos letra de médico eu já tinha..."

Blog: Como surgiu a idéia de criar um blog?

Fábio: "Nessa mesma época em que estava no jornal acabei conhecendo mais sobre jornalismo, descobri a ferramenta chamada blog, criei um, que sempre atualizava, mas não tinha muito tempo para dedicar a ele, tanto que logo acabei com a página. Quando me mudei para o Rio e comecei a ver no curso de jornalismo que o blog era uma ótima oportunidade de fazer comunicação, criei novamente um. Dessa vez procurei ser mais atencioso e menos demorado na atualização, comecei a divulgar para os amigos, vizinhos, professores... queria que todo mundo conhecesse o que eu escrevia na Internet.
Nos primeiros dias foram alguns comentários sobre filmes e algumas notícias importantes até que encontrei o dito “novo estilo de fazer notícias”, descobri que meus leitores gostam da minha opinião, por mais que provoque críticas. Quando decidi que fazer notícia no meu blog seria algo diferente, me empenhei ao máximo para levar esse compromisso a risca. Atualmente tudo que é publicado na home page vem sempre com uma opinião, seja ela uma crítica ou um elogio."

Blog: Como você avalia os resultados do blog?

Fábio: "Eu avalio como uma grande oportunidade de poder expressar minha opinião e meu trabalho jornalístico. Acredito que o dever do comunicador é poder fazer comunicação com responsabilidade e a acima de tudo respeito aos leitores. No blog tenho a oportunidade de receber vários comentários e todos respeitam meu trabalho e sempre elogiam os artigos que eu escrevo. Sempre faço questão de falar em política porque acredite que assim podemos formar uma verdadeira sociedade ciente de seus deveres, em um país onde miséria existe em qualquer lugar, nós brasileiros devemos aproveitar oportunidades de expressão como a Internet para reivindicar nossos direitos e fazer valer a palavra democracia. Tenho certeza de que ao criticar por exemplo o governo Lula, estou tentando modificar alguma coisa em nossa realidade. Se cada um fizer sua parte, com certeza, teremos um país mais justo e sem a hipocrisia vigente nos governos estabelecidos.

Para encerrar quero agradecer a audiência do meu blog e dizer a todos os meus leitores muito obrigado. Tenho tentado fazer o melhor para todos e espero que nessa nova faze, com a inauguração desta coluna, por exemplo, possamos estar mais próximos e atentados ao que acontece no Brasil e no mundo."

Fábio Barbosa
Fotos: Agência FB

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Trem-Bala um sonho que pode virar realidade

O problema de transporte do Brasil é crônico e complicado para entender e resolver, as duas principais cidades do país (Rio de Janeiro e São Paulo), possuem sérias dificuldades em relação a isso e principalmente, apesar de estarem perto geograficamente, a ligação entre as duas metrópoles é precária. Entre os planos mais recentes do governo Federal está a construção e implantação do trem-bala no trecho que liga as capitais.
Nesta quinta-feira (15/05), estiveram no Rio de Janeiro empresários japoneses para apresentar o projeto. Segundo as informações o trem-bala será composto por 8 carros, alcançará a velocidade de 320 km/h e o tempo até a capital paulista será de aproximadamente 80 minutos. Essa notícia anima empresários, comerciantes e todos aqueles que estão cansados de esperar por horas a ponte aérea ou ficar preso no engarrafamento nas estradas. O trem apresentado pelos japoneses atenderia possivelmente 17 milhões de passageiros por ano, cerca de 3 mil por hora, números bastante significantes para o transporte brasileiro.
A implantação desse sistema de transporte é uma inovação, porém o relevo existente entre as cidades pode vir a dificultar a execução das obras, pois é necessário que os trilhos fiquem em linha reta, algo difícil para uma região acidentada. Se realmente tudo ocorrer como está planejado, algo inédito no Brasil, poderemos ter a certeza de que existe transporte de qualidade, pelo menos no sudeste do país...

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Com Informações do Portal G1

Comissão do “Estado do Tapajós” visita líderes da Câmara de Deputados

Com a desobstrução da pauta de votações da Câmara dos Deputados, o Movimento Pelo Plebiscito e pela Criação do Estado do Tapajós esteve esta semana em Brasília visitando todos os Líderes partidários, com a intenção de conseguir apoio para inclusão na pauta e conseqüente votação do Projeto que autoriza a realização do Plebiscito.
Durante as visitas, diversos Líderes se manifestaram a favor da inclusão do projeto na pauta de votações e se comprometeram em discutir o mérito quando da votação em Plenário.
Na oportunidade, O Deputado Lira Maia, agendou Audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia e com o Ministro Chefe de Relações Institucionais da Presidência da República, Ministro José Múcio Monteiro.
O Presidente Arlindo Chinaglia informou ao Deputado Lira Maia e à Comitiva do Movimento que, nesta semana e na semana seguinte, serão incluídos na pauta os projetos de interesse nacional e que na hora da inclusão dos projetos de interesse regional, a proposta de realização do plebiscito para criação do Estado do Tapajós, será incluída numa pré-agenda para discussão no Colégio de Líderes.
Na Audiência com o Ministro José Múcio Monteiro, o Deputado Lira Maia e os membros do Movimento, levaram a preocupação e o anseio da população da Região e pediram ao Ministro para apoiar a inclusão do projeto na pauta de votações.
Para Lira Maia, os encontros realizados foram de vital importância para o Movimento, tendo em vista a ótima receptividade que envolve a questão junto aos Líderes Partidários.
O Parlamentar ressaltou ainda a importância do trabalho do Movimento que segundo ele, “é fundamental para o convencimento dos Deputados, principalmente, quando da montagem da pauta com assuntos regionais e, seguramente, quando da votação da proposta em plenário”.
“Sem dúvida alguma, a indicação do projeto para a pauta de votações da Câmara dos Deputados é uma realidade que tem boa chance de concretizar. Vivemos um momento histórico para o Estado do Tapajós e a inclusão na pauta de votações é o primeiro passo para a realização deste sonho que pede se tornar uma realidade para nossa população. Na condição de Vide-Líder do democratas na Câmara dos Deputados, estarei monitorando todos os procedimentos visando a inclusão do Projeto do Tapajós na Pauta de votações em Plenário ”, concluiu Lira Maia.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Lira Maia

quinta-feira, 15 de maio de 2008

“Provinha Brasil” começa a ser aplicada hoje em Santarém

As escolas municipais de Santarém começam a aplicação da Provinha Brasil hoje quinta-feira (15/05). De acordo com o calendário elaborado na Secretaria de Educação, dias 15 e 16 de maio será a aplicação da provinha nas escolas da zona urbana e do planalto. Nas escolas de rios será nos dias 19 e 20 de maio. Em toda a rede de ensino do município, mais de oito mil alunos das zonas rural e urbana devem ser submetidos à Provinha Brasil. Serão alunos da 2a série do ensino de oito anos e os alunos do segundo ano do ensino de nove anos (em desenvolvimento na zona urbana). A correção das provas será feita na própria escola, sob a responsabilidade dos diretores, professores e técnicos. A provinha dará informações diagnósticas para ajudar as escolas na preparação da Prova Brasil que acontece no final do ano. A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, com o objetivo de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade. Nesta primeira edição da Provinha Brasil serão avaliadas habilidades relativas ao processo de alfabetização e letramento inicial dos alunos.

Fonte: ASCOM

Rádio A.A.S. agora tem blog!

O Sistema Álvaro Adolfo de Comunicação (SAAC), agora está na web. As histórias e os personagens que fizeram e fazem parte desse projeto vão estar disponíveis no mais novo blog da rede. Fotos e artigos farão parte dessa página que tem como objetivo levar aos Brasil e ao mundo as informações sobre o maior projeto de educomunicação do oeste do Pará.
Por Fábio Barbosa
Imagem: Home Page do Blog do SAAC

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Garimpeiros invadem ferrovia no Pará

Garimpeiros invadiram hoje (14/05), uma ferrovia, localizada do município de Parauapebas no sudeste do estado do Pará. Entre as reinvidicações está a reabertura da exploração da Serra Pelada. A ferrovia foi bloqueada com pedaços de madeiras e pneus.
A polícia Militar e a polícia Federal estiveram no local para retirar os manifestantes, pois existe uma decisão da Justiça Federal que impede integrantes do MST e garimpeiros de ocupar a estrada de ferro. A paralisação de ferrovias no estado do Pará tem sido a maneira mais eficaz encontrada por índios, garimpeiros e pelo MST para chamar atenção do governo estadual e federal para a problemática situação que se encontra os trabalhadores das mineradoras e as populações que vivem nas localidades próximas.

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Com Informações do site do Jornal Hoje

Comentário

Da leitora Renata sobre o artigo 120 anos de Abolição da Escravatura:

“É, hoje comemoramos 120 da Abolição da Escravatura, mas será que temos mesmo alguma coisa a comemorar? Apesar de terem se passado 120 anos, os negros ainda são alvo de muito preconceito e marginalização.Temos que aprender a valorizar a cultura desse povo tão sofrido e que tentou contribuiu para o desenvolvimento desse país!”

Vem aí... “Perfil”


O blog do Fábio tem como maior objetivo levar informação de maneira diferenciada, sempre com opinião crítica e procurando mostrar de um ângulo diferente da grande mídia. Nossos leitores recebem conteúdo de qualidade e informações relevantes para suas vidas, falamos sobre política, educação, televisão e diversos assuntos de interesse coletivo.
Para acompanhar esta nova fase do blog, neste domingo (18/05), estréia a Coluna “Perfil”, um espaço dedicado a entrevistas exclusivas com personalidades, autoridades, jornalistas e, qualquer pessoa que seja portadora de uma forte opinião. A coluna estará disponível na página do blog, todos os domingos, e você, nosso leitor, pode participar comentando a entrevista e sugerindo nomes para a pauta.
Desde já contamos com a participação de todos os amigos, colaboradores e leitores do Blog do Fábio que, vem sendo elaborado pensando em cada um de vocês que fazem a nossa audiência.

Fábio Barbosa

Abertas as inscrições para as Bolsas AVINA de Jornalismo (2008-2009)

A Organização oferece US$ 250 mil para o financiamento de projetos de investigação sobre temas relativos ao desenvolvimento da América LatinaEstão abertas até 1° de julho as inscrições para a segunda edição das Bolsas AVINA de Investigação Jornalística para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto oferece incentivo financeiro para que jornalistas da América Latina e outros continentes possam desenvolver investigações mais aprofundadas sobre temas relativos ao desenvolvimento da região. A premiação apresenta seis categorias e temas:

Categoria: Equidade / Tema: Inclusão Social

Categoria: Governabilidade Democrática / Tema: Transparência

Categoria: Gestão de recursos naturais / Tema: Mudança Climática

Categoria: Desenvolvimento econômico sustentável / Tema: Negócios Inclusivos

Categoria: América Latina / Tema: Integração

Categoria: Arte e sociedade / Tema: Educação


Podem participar repórteres, repórteres gráficos, jornalistas freelance, editores, chefes de redação ou editores executivos. A participação é aberta também a profissionais de imprensa que trabalhem ou colaborem com empresas estrangeiras. Em todos os casos, a proposta deve ter como foco geográfico a América Latina.Somente serão aceitos as projetos enviados através da Internet. O formulário para inscrição, assim como o regulamento do concurso, estão disponíveis no website da Fundação AVINA (http://www.avina.net/). Em caso de dúvidas, o candidato deve escrever para: becas@avina.netOs valores das bolsas são US$ 6 mil para TV e US$ 4 mil dólares para jornais, revistas, internet, rádio e agências de imprensa. O total dos incentivos financeiros é de US$ 250 mil. A Fundação AVINA espera oferecer, nesta edição 2008-2009, mais de 50 bolsas.As Bolsas AVINA de Investigação Jornalística contam com o apoio da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), Asociación de Periodistas Europeos (APE), Foro de Periodismo Argentino (Fopea), Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), InstitutoPrensa y Sociedad (Ipys), Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), Communication Initiative Latin America (CILA), Alianza de Comunicadores para el Desarrollo Sostenible (ComPlus), Reporters d´Espoirs e Knight Center for Journalism in the Americas.A Fundação AVINA tem como missão associar-se com líderes da sociedade civil e do empresariado em suas iniciativas para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

Quem será o próximo Ministro a deixar Lula?

Essa pergunta pode parecer estranha, mas é isso que vai preocupar o presidente Lula pelos próximos meses, afinal seu governo está começando a perder os nomes mais significantes. Parece que os Ministros de Estado começaram a perceber que ficar nesse barco pode resultar em afogamento.
José Dirceu, Antonio Paloci e tantos outros abandonaram o presidente, é claro os escândalos envolvendo os nomes dos dois ajudou, mas para surpresa de todos, nesta segunda-feira (13), a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fiel escuderia de Lula também decidiu sair do cargo.
Marina era um dos nomes mais significativos do atual governo, apesar de não ter boa atuação administrativa, ela tentou fazer alguma coisa pelo setor do meio ambiente que pode ser completamente esquecido agora que não tem mais uma amazônida no comando. Essa última peça do xadrez presidencial pode significar quase um cheque-mate para as eleições de 2010, afinal só restam de nomes conhecidos, Henrique Meireles, Presidente do Banco Central e a “dama de ferro” da Casa Civil, Dilma Rousseff. E ee for ela mesmo a candidata do PT nas próximas eleições presidenciais, a oposição já pode começar a comemorar, pois do jeito que as coisas andam para Lula ela pode ser a próxima baixa. É claro que ela é forte, mas se as investigações sobre o dossiê apontarem Dilma como responsável, Lula vai ter de pedir socorro para o amigo Hugo Chaves, que mantém seu governo a base de repressão, por que só assim para o PT dele continuar no poder.

terça-feira, 13 de maio de 2008

120 anos de Abolição da Escravatura


Hoje (13/05), o Brasil comemora 120 anos de uma data muito importante em sua história, a assinatura da Lei Áurea, em que a Princesa Imperial D. Isabel libertou os escravos. Essa data não pode ser esquecida e muito menos interpretada como um feriado, mesmo por que hoje todo mundo trabalha.
A cultura, as tradições e os costumes dos africanos foram trazidos para o Brasil como mão-de-obra barata, mas apesar disso os resultados foram incalculáveis para a criação do jeitinho brasileiro de ser. As características da cultura negra estão nos mais longínquos lugares deste país e, principalmente aqui na cidade do Rio de Janeiro, onde grande parte dessa população viveu até ser libertada em 1888.
Explorados pelos senhores de café e por uma sociedade que os discriminava como seres humanos, esse povo teve coragem de enfrentar a cada dia o preconceito e o descaso dos governos para com sua população. Eles não são minoria, nem muito menos coitadinhos, são parte integrante desse Brasil e como tal, são iguais a todos nós, em direitos e deveres. Apesar da discriminação que sabemos que existe, é graças a existência de tais figuras que temos o legítimo samba, a capoeira e tantas outras manifestações que são de origem africana.
Neste dia, temos muito a comemorar, mas precisamos nos unir e dar as mãos contra aquilo que nossa sociedade ainda tem contra eles, chega de rotulá-los, não dá mais para viver em pleno século XXI com atitudes preconceituosas e discriminatórias que, só provam o quanto certas pessoas ainda vivem no século passado.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/imagens/2_reinado_3.jpg



ALEPA apóia Criação do Estado do Tapajós

A Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), criou uma frente parlamentar em defesa da criação do tão sonhado Estado do Tapajós que, compreende o território do oeste do estado. Dessa maneira esse apoio torna-se mais um instrumento político que dará força ao processo de implementação desse desejo de toda uma região.
A proposta de criação já passou pelo Senado Federal e aguarda espaço na pauta para ser votada. Além dos deputados e autoridades, qualquer cidadão interessado pode fazer frente junto ao movimento que deverá criar o novo estado. Nesse momento a ajuda de todos é fundamental para o fortalecimento da causa.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Com Informações do site No Tapajós
Imagem: Divulgação

A Ministra e o Depoimento

Ela já foi ao Senado Federal, contou algumas histórias de seu passado na época da Ditadura Militar e soube muito bem contornar o clima que inquisição que a cercava, mas parece que Dilma Rousseff, a “dama de ferro” do governo Lula, vai ter de voltar a dar explicações aos senadores.
Foi colocado na pauta desta sema, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, um requerimento ao senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), para uma nova convocação da ministra chefe da Casa Civil. Na semana passada, Dilma já havia estado no Senado para responder a questões relacionadas às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas o assunto que surgiu logo que ela chegou, foi a existência de um dossiê sobre os gastos sigilosos do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
Dessa vez é bom a oposição está preparada para colocar ela no paredão, pois na última visita, segundo analistas políticos ela saiu fortalecida e com nem dano a sua imagem de mulher intocável. Agora que já existem informações concretas sobre o vazamento dos dados sobre o governo do PSDB, a ministra vai ter dar boas explicações sobre esse “banco de dados” que ela insiste em dizer que só eram informações de gabinete.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Com Informações da Agência Senado
Foto: José Cruz

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Responsável pelo Dossiê de gastos de FHC pede afastamento

O Secretário de Controle Interno, José Aparecido, pediu afastamento do cargo que exerce na Casa Civil, a informações é do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). O laudo das investigações sobre o vazamento do dossiê com gastos sigilosos do governo Fernando Henrique realizado pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), indicou que foi do e-mail dele que saíram as informações.
Segundo o Portal G1, Jucá garante que a base aliada votará de forma favorável à convocação de José Aparecido pela CPI. “O governo quer toda a verdade e vai aprovar a convocação”.
Nesta segunda-feira (12/05), o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), afirmou que seu assessor, André Eduardo da Silva, que teria recebido as informações de José Aparecido, está à disposição para qualquer esclarecimento. A convocações dos dois para depor vai ser decidida em uma reunião extraordinária nesta terça-feira (13/05).

Por Fábio Barbosa

blogdofabio@hotmail.com
Com Informações do Portal G1

Um história de vida: “O Tempo e O Lugar”



É com esse título que o diretor Eduardo Escorel conta a trajetória do militante Genivaldo Vieira da Silva, agricultor familiar da região semi-árida de Alagoas. Membro leigo da Igreja Católica emigrou sem nunca ter se adaptado à condição de peão de obra. Voltou para o Nordeste, aonde criou raízes e constituiu família, convicto que ali é o seu lugar. Foi líder do Movimento Sem Terra (MST), tendo participado de saques e ocupações de terras, e sido candidato derrotado a prefeito da sua cidade natal, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Criou uma organização dedicada ao fortalecimento da agricultura familiar, à qual continua dedicado, fiel à sua vocação de ativista político, hoje independente, distante de igrejas, movimentos e partidos.
O documentário reúne formas distintas de registro documental. Feitos em três épocas (1996, 20 0 5 e 20 07) em suportes de vídeo diferentes (Beta analógica, MiniDV e HDV), cada um deles tem sua própria linguagem. A gravação do Gente que faz, exibido aos sábados pela Rede Globo antes do Jornal Nacional, tem as características de luz e edição próprias de um vídeo publicitário. O depoimento de 2005, gravado em três dias, no mesmo ambiente, inicialmente apenas com o propósito de servir de fonte para um roteiro de ficção, foi quase todo feito em um plano próximo, fixo, concentrado no rosto de Genivaldo. A gravação de 2007, feita ao longo de três semanas, que constitui 8 0% do documentário, alterna depoimentos e observação com o mínimo de interferência possível nos eventos que ocorrem diante da câmera. “O Tempo e o Lugar” é, portanto, um documentário que articula estilos diferenciados tendo Genivaldo como fio condutor da narrativa. Ele tem uma trajetória original, cronologicamente paralela à do presidente Lula. Começou a militar na Igreja Católica ao mesmo tempo que Lula surgia como líder sindicalista no ABC paulista. À diferença de Lula,
porém, hoje descrê da política partidária, sem abrir mão de suas convicções e compromissos com a causa do pequeno agricultor.
Para quem gosta de cultura acima de tudo de uma biografia recheada de estórias de luta de um brasileiro, esse documentário é garantia de emoção e entendimento de como os líderes de Movimentos Sociais do Brasil agem em determinadas situações. A estréia de “O Tempo e o Lugar” acontece na sexta-feira, dia 16 de maio, no UNIBANCO Arteplex, em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.


Banner: Divulgação


Enchente preocupa moradores de Santarém

O inverno está acabando na região norte, mas como de costume as enchentes preocupam autoridades e moradores das proximidades dos rios. Em Santarém, na Avenida Tapajós, via que contorna a orla da cidade, as águas subiram tanto que foi necessário instalar bombas de sucção para evitar mais transtornos.
Essa semana parte da avenida teve de ser interditada pelo excesso de água na pista, como em outros anos, a situação não tem um prazo determinado para terminar, mas pode ir cessando aos poucos, conforme o recesso das chuvas. Os moradores da área ficam preocupados e com toda razão, afinal além de prejuízos causados pelas águas, a proliferação de doenças, como a dengue pode ocorrer.
A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura instalou na manhã de sábado bombas de drenagem para tentar agilizar o trabalho de escoamento de água. Enquanto isso a população ficará esperando e torcendo para que São Pedro não mande mais chuvas para a região.


Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Panorâmica

Foto: Ronaldo Ferreira
Construção da segunda etapa do "Projeto Orla" em Santarém-PA

"Parque da Cidade": Obras continuam...

Como já havíamos noticiado no blog (Parque da Cidade recebe calçadas), Santarém ganhará o “Parque da Cidade”,localizado no antigo terreno da Base Aérea. Durante esta semana o local recebeu serviços de limpeza realizados pela Secretaria de Infra-Estrutura do município. O parque está sendo projetado para se tornar mais uma alternativa de lazer para a população do município de Santarém.
No projeto serão construídas trilhas, uma guarita para monitoramento e malocas com mesas e bancos. O local será destinado aos amantes da natureza e a todos que procurem contato com o sossego da região.

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Com Informações da ASCOM
Foto: Ronaldo Ferreira

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A problemática Reserva Raposa Serra do Sol


Todos já devem ter ouvido falar dessas terras, localizadas do estado de Roraima, seja pela mídia ou pelos agentes governamentais envolvidos na questão. O local tem sido alvo de conflitos entre indígenas e brancos, mais uma vez por causa de demarcação de território. Até a Força Nacional de Segurança e a Policia Federal estão envolvidas para investigar os confrontos na região, onde aproximadamente nove índios já foram feridos.
A presença de Organizações Não-Governamentais (ONG’s), preocupa o Governo do Estado, pois segundo fontes da administração de José de Anchieta Júnior, são elas que estão induzindo os índios a realizarem as recentes invasões. O caso se tornou tão complicado que será o Supremo Tribunal Federal (STF), quem dará o parecer final sobre a situação, os ministros terão a responsabilidade de decidir se a demarcação continua da reserva é regular ou não.
As terras que por eles é reivindicada é um direito sagrado segundo as tribus. Esse caso é mais uma vez aquilo que já acontece há séculos no Brasil, desde que Cabral por aqui chegou: os brancos querendo dominar os índios a qualquer custo. Poderia ter sido usado meios menos violentos para tentar resolver a questão, mas parece que por lá só a força pode vencer essa batalha, por mais que a justiça brasileira esteja envolvida e tentando chegar a um parecer legítimo.
Os conflitos de terras na Amazônia tomam cada vez mais espaço na imprensa, e não é por serem apenas fatalidades e sim porque a violência prevalece e infelizmente como manda a lei dos homens, os mais fracos têm de perder, porém especificamente nesta problemática, os índios estão fazendo de tudo para valer seu direito de cidadania e acima de tudo de serem os defensores das terras de seus antepassados. Enquanto a justiça não sair dos tribunais e verificar tais questões em loco, a morte será a forma mais fácil de calar a voz daqueles que lutam pela manutenção das tradições e pelo desenvolvimento sustentável de uma região que só é lembrada quando tragédias mancham a história dessa terra sem lei chamada Brasil.


Por Fábio Barbosa

blogdofabio@hotmail.com
Mapa: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/mapa-raposa-serra-do-sol.gif

Adolescentes da web


A Agência Jovem de Comunicação YBNews possui um site chamado “Voz dos Adolescentes”, um espaço para participação de jovens e adolescentes brasileiros. Uma maneira de propiciar a juventude participação e acima de tudo a valorização do protagonismo juvenil. Lá é possível se criar um blog e receber as informações mais importante relacionadas a temática, assim será construída uma rede de adolescentes ligados na internet em busca da valorização de seus direitos.

www.vozdosadolescentes.org.br

Blog do Fábio no site “Voz dos Adolescentes”


Por Fábio Barbosa

blogdofabio@hotmail.com
Imagem: Home Page do Site

Um Lar chamado Rua

Vivemos em um país de terceiro mundo, subdesenvolvido, porém tais afirmativas não justificam tamanha falta de atenção com nossos vizinhos, e não são aqueles que moram no mesmo prédio ou na casa ao lado e sim os moradores de rua. Todos os dias encontramos essas pessoas e possivelmente nem notamos que estão doentes ou passando por dificuldades.
A problemática cresceu tanto que no Rio de Janeiro essa semana agentes da prefeitura estão recolhendo os moradores de ruas para encaminhá-los aos abrigos. O pior nem é isso, o que preocupa autoridades são os jovens e crianças que fizeram da rua seus lares, normalmente estão cheirando cola e colocando a sua vida em risco. Os resultados mais alarmantes são de imediato a aumento da violência nas áreas em que tais pessoas se encontram, é claro que isso é relativo, mas na maioria dos casos ocorre assim: para conseguir comprar comida ou drogas, eles recorrem aos assaltos a moradores e pessoas que passam.
Na Lapa, no centro do Rio, é possível ver diariamente inúmeros moradores de ruas por todo o bairro. Segundo um levantamento da Secretaria Municipal de Ação Social foram identificados 520 pessoas morando na rua em 2007. A pesquisa mostra que 78% da população de rua da capital são homens, 64%, adultos e 28%, crianças, jovens ou adolescentes. A maioria, 41%, é do município do Rio.
Para resolver isso com certeza vai se levar bastante tempo, mas é preciso ter conhecimento sobre as reais causas que os levam a morar nas ruas da cidade. Falta emprego, dignidade, moradia e principalmente, cidadania, no sentido pleno da palavra. Todos temos medo de ser assaltados ou de sofrer uma violência por essas pessoas, mas esse mesmo medo as autoridades muitas vezes tem, e o pior, por causa dele não ajudam e nem criam maneiras de evitar tais situações. Esperamos que em breve essa seja uma realidade distante do Rio de Janeiro e das cidades do Brasil, porém é preciso ter consciência política e acima de tudo respeito pelo ser humano que apesar de estar ao relento não perde seus direitos pelo acidente de ter a rua como lar.
Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: RJTV