quinta-feira, 26 de junho de 2008

Uma dama Brasileira

O início dessa semana foi marcado por uma triste notícia. O falecimento de D. Ruth Cardoso deixou o Brasil em luto. Ex-primeira dama e formada em Antropologia, ela era um dos maiores ícones da presença feminina na política brasileira.
Discreta e intelectual, sua carreira é marcada por uma ampla militância na área social. A implantação do então Bolsa Escola no governo Fernando Henrique Cardoso foi uma das bandeiras que D. Ruth levantou. Ela acreditava que é preciso muito mais do que simplesmente dar dinheiro às famílias de baixa renda, defendia uma política voltada para a responsabilidade de toda a sociedade e não apenas do governo em relação ao combate da pobreza.
Era generosa, forte e combativa, como descreveu a nota enviada a imprensa pelo PSDB. Sonhava com um país mais justo e solidário. Nos últimos anos dedicou seu tempo a ONG Comunitas, criada em 2000 que tem como maior objetivo combater a pobreza no país.
Ruth Cardoso foi uma das fundadoras do PSDB, esteve a frente por 8 anos do Comunidade Solidária, programa do governo de seu esposo. Era respeitada de norte a sul, e a palavra que pode resumir os predicados dela é: solidariedade.
As homenagens realizadas por inúmeros políticos, estudiosos, artistas e a população demonstram o quanto ela era querida e admirada. Sua atuação política era significativa, defendia os direitos das mulheres e acreditava na construção de um país melhor por meio da erradicação da divida social centenária do Brasil para com seu povo.
Acima de tudo era humana, conhecia a realidade brasileira através de seus estudos e pesquisas. Neste momento de profunda comoção o mais importante é saudá-la e fazer com que seu legado seja concretizado, pois assim teremos um Brasil que Ruth Cardoso sonhou e que todos nos como compatriotas sonhamos a cada dia.

A essa dama brasileira o nosso eterno agradecimento!

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com

0 Comentários: