segunda-feira, 2 de junho de 2008

Torturar Jornalistas não pode virar moda

O assassinato do jornalista Tim Lopes, da Rede GLOBO, completa hoje (02/06), seis anos. Tim foi morto por traficantes quando realizava uma reportagem sobre exploração sexual de menores na Vila Cruzeiro, na cidade do Rio de Janeiro. Sua morte marca a vida de todos os profissionais da área de comunicação, em especial, aqueles que trabalham com reportagens investigativas.
Recentemente jornalistas do Jornal “O Dia”, foram torturados e mantidos em cárcere privado em uma favela da zona oeste. Eles investigavam a atuação de milícias no local. Nesse caso, assim como no assassinato de Tim Lopes, se nota o quanto a liberdade de expressão, direito garantido na constituição, está sendo limitado, seja pelas organizações criminosas ou as milícias estabelecidas em determinadas localidades.
É totalmente violenta a forma como jornalistas são agredidos e condenados, simplesmente por estarem realizando seu papel de informar. Os comunicadores cada vez mais vêem seu trabalho ficar condicionado a leis de traficantes e de pessoas que nada representam na sociedade.
Neste dia de hoje em vários pontos da cidade estarão espalhados outdoors fazendo uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, porém além de lembrar é necessário combater tais atitudes com eficácia, afinal, um jornalista não pode ser refém de seus investigados, muito menos ser brutalmente assassinado por causa de uma reportagem. Enquanto o governo não agir contra o crime organizado, a imprensa brasileira estará condenada a um regime constante de repressão e atitudes contra a constitucional liberdade de expressão. É preciso mudar isso já!

Por Fábio Barbosa

blogdofabio@hotmail.com

0 Comentários: