domingo, 15 de junho de 2008

Perfil: Fabricio Azevedo

A Coluna “Perfil” tem a satisfação de entrevistar Fabricio Azevedo Silva, mineiro, formado em Direito e atualmente morador da cidade Rio de Janeiro. Cursa Comunicação Social-Jornalismo na UniverCidade e possui um jornal em Lagoa da Prata, Minas Gerais. No mês de maio lançou um novo informativo na zona sul do Rio, chamado “Folha da Zona Sul”, uma novidade que agradou aos moradores dos bairros da região por ser bem elaborado e ter bastante conteúdo interessante.

Fábio: Como surgiu a vontade de fazer comunicação social?

Fabricio: “Desde adolescente trabalho com comunicação, de várias maneiras. Como promotor de eventos em Minas, como colaborador em jornais e rádios e sempre participando de atividades culturais.”

Fábio: Você possui um jornal em sua cidade em Minas, como ele funciona?

Fabricio: “Esse jornal já está com 8 anos e é quinzenal. Chama-se Folha de Lagoa em Lagoa da Prata (MG) . Com a carências de notícias realmente relevantes em uma pequena cidade, a circulação quinzenal é o suficiente para não cairmos na dependência de notícias políticas e policiais. É um jornal distribuído para assinantes pagantes e vendido em bancas de jornais. Totalmente isento de comprometimento político, não publicamos matérias pagas neste sentido. Somente informes publicitários de campanhas institucionais. Fato raro, pois os demais jornais locais, bem como a esmagadora maioria de jornais de interior, somente sobrevivem com verbas das administrações municipais. Esse , inclusive é um orgulho pessoal e profissional: nunca ter me rendido à sedução financeira e aos caprichos de políticos locais.”

Fábio: Você considera importante o diploma de jornalista? Porque?

Fabricio: “O diploma é importante. Mas mais importante que ele é se fazer um curso com dedicação e dele retirar diretrizes e informações que vão te conduzir profissionalmente. Acredito que nesta profissão, uma boa dose de talento natural também irá fazer a diferença no exercício e a vocação real, com certeza será determinante no êxito profissional.”

Fábio: Recentemente foi lançado o Jornal “Folha da Zona Sul”, o que ele trará de novidades para os leitores dessa região?

Fabricio: “Como se trata de um jornal de bairro, suas principais características serão focar as informações conforme o perfil dos habitantes destes bairros, no caso, Ipanema, Leblon e Gávea. Outros bairros poderão receber distribuição, mas o foco é nos três primeiros citados.
Nosso editorial será leve, prestigiando os acontecimentos culturais e sociais mais relevantes. Nossos cronistas e colunistas tratarão de assuntos de interesses gerais e segmentados condizentes com o perfil de nosso leitor.
Nosso formato e papel se diferem dos demais títulos e a capa deverá ser sempre uma personalidade do meio artístico.
Com o tempo iremos fortalecer nossa identidade e esperamos cada vez mais, contar com uma equipe de colaboradores de qualidade, como a que apresentamos em nossa edição inaugural.”

Fábio: Como está sendo montada a equipe desse novo veiculo de comunicação?

Fabricio: “Foi basicamente formada por amigos e colegas de faculdade. Estes acreditam em nossas idéias, vestiram a camisa e têm total liberdade para falarem sobre o assunto que quiserem. São todos formadores de opinião e de destaque em suas áreas de atuação. Para a próxima edição, mais três colabores estarão presente. Mas os nomes vamos deixar para o leitor do blog se informar em nossa edição número 02.”

Fábio: Considerações finais...

Fabricio: “Agradecemos o prestígio de participar deste perfil, feito por um jovem muito capacitado e, na qualidade de colega de classe na faculdade, estou sempre atento às suas pertinentes e inteligentes intervenções durante a aula. Ah, e leiam a FOLHA ZONA SUL, que a partir da próxima edição, passa a publicar 20 pontos fixos de distribuição. Abraço!”


Por Fábio Barbosa
Fotos: Arquivo Pessoal

1 Comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao entrevistador e a o grande amigo de "mi Merrico querido" Fabricio!