domingo, 22 de junho de 2008

Santarém 347 anos

Conhecida como Pérola do Tapajós, Santarém, está localizada na região oeste do Estado do Pará. É conhecida por ser acolhedora e ter ritmo de capital. São quase 300 mil habitantes, distribuídos em um território de 22.887 Km². Em 22 de junho de 1661 recebeu o Padre João Felipe Bettendorf que veio para realizar missão de colonização na região. Na data de hoje (22/06), a futura capital do “Estado do Tapajós” comemora 347 anos de existência. Na região, originalmente, habitavam índios Tupaius. Entre as histórias mais interessantes do município está a visita do pesquisador europeu Carlos Frederico Von Martius que ao passar pela então vila sofreu um naufrágio e prometeu doar um crucifixo para a capela de Nossa Senhora da Conceição se conseguisse sair vivo do acidente. Como ele se salvou doou um crucifixo que é conhecido como “Von Martius” e é considerado um marco na história dos santarenos.
Uma terra de riquezas onde as construções antigas guardam lendas e histórias como a de Miguel Antônio Pinto Guimarães, o “Barão de Santarém” que edificou uma das mais imponentes casas da cidade, o Solar. Comerciante e empreendedor, Miguel foi uma das figuras mais importantes de toda a região na sua época , sendo agraciado com o titulo de Barão pela Princesa Imperial, D. Isabel.
No lugar onde foi construída a Fortaleza do Tapajós atualmente fica o Colégio Frei Ambrósio, grupo escolar mais antigo da cidade. Diferente de grande parte dos municípios brasileiros, Santarém infelizmente não preservou muita coisa do seu patrimônio histórico. Apesar da região ter sido rica, construções magníficas como “O Castelo” e o “Theatro Victória” foram derrubados e descaracterizados, respectivamente.
A região do Tapajós guarda imagens belas e inesquecíveis, como as praias de Alter do Chão, os igarapés e as cachoeiras. Santarém é banhada pelo Rio Tapajós que se encontra com o Amazonas na frete da cidade. Um espetáculo que pode ser visto do mirante, na colina da antiga fortaleza.
Santarém é hoje um modelo de cidade em desenvolvimento, tem problemas como qualquer outro município, mas seu povo não perde a característica que marca sua tradição: a hospitalidade.
Neste dia onde todos comemoram o aniversário da Pérola do Tapajós, desejamos aos santarenos de origem e adotados: Parabéns!

Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Fotos: Divulgação/ PMS

0 Comentários: