A triz ficou conhecida por vários papeis na televisão e no teatro, especialmente interpretando a primeira Emília (1977) do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Morre aos 76 anos Dirce Migliaccio
A triz ficou conhecida por vários papeis na televisão e no teatro, especialmente interpretando a primeira Emília (1977) do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Alunos de Porto Trombetas plantam o amanhã através do ENO Tree Planting Day 2009
Em Porto Trombetas, alunos da escola Jonathas Pontes Athias, mantida pela Mineração Rio do Norte (MRN), participarão da ação mundial. Em todo Brasil, apenas duas escolas participam do projeto. “Estamos abrindo espaço para os alunos refletirem sobre ética ambiental e participarem de ações educativas envolvendo a comunidade. Assim, contribuímos para a formação de cidadãos conscientes, aptos a atuar na realidade socioambiental, comprometidos com a vida e o bem-estar da sociedade”, ressalta o diretor da escola, Manoel Távora. “Não estamos apenas plantando árvores, estamos plantando atitudes conscientes”, enfatiza o diretor.
Em Trombetas, as árvores formarão um bosque no centro da vila. E além do apoio da MRN, a ação conta com apoio da empresa GR – prestadora de serviços de alimentação, limpeza e conservação urbana para a MRN. “Preservação ambiental faz parte da filosofia da GR”, explica a coordenadora da ação em Trombetas, Roseane Figueira.
Sobre o projeto
O projeto, originário de uma escola virtual da Finlândia, marca o equinócio de Primavera no hemisfério Sul e o de Outono no Norte. Nessa data, os dois hemisférios são igualmente iluminados. Além disso, dia e noite têm a mesma duração: 12 horas. As primeiras árvores serão plantadas na Oceania, ao cair da tarde. Seguindo o percurso do Sol, o plantio tem seqüência na Ásia, Europa e África, chegando por fim às Américas. Em 2009, 160 países de todos os continentes estão envolvidos no plantio de 10 mil árvores.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Governadores da Amazônia participam de encontro na Dinamarca sobre mudanças climáticas
Segundo a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que participou da reunião, o Brasil vai defender em Copenhague uma plataforma que cria mecanismos mais simplificados para a proteção florestal e valoriza os estoques de carbono. Na reunião, que durou aproximadamente três horas, os nove governadores da Amazônia Legal e o presidente Lula debateram com quatro ministros de Estado diversos temas ligados à sustentabilidade, além das diretrizes que o Brasil levará para a Dinamarca.
Os governadores defenderam com firmeza a instituição de mecanismos de compensação mais claros para a proteção da floresta, especialmente para os Estados que se destacarem na preservação da cobertura florestal.
(Agência Pará)
Bienal do Livro: Patrocinadores
Atriz representa Santarém em Encontro Internacional de Teatro
O encontro tem o objetivo de discutir questões ligadas ao teatro de grupo no Brasil. Fóruns de discussão com cerca de 40 representantes teatrais da região Norte brasileira e debates com convidados nacionais compõem a programação. “Estaremos discutindo a poética dos nossos trabalhos e trocando experiências de acordo com descrição da programação do evento, estaremos em um dos eventos mais importantes do país representando Santarém e todo Baixo Amazonas”, destaca Elizangila que é uma das atrizes mais conhecidas do teatro santereno.
Em www.itaucultural.org.br/proximoato, é possível conferir textos de especialistas no assunto, o histórico das edições anteriores e um blog, que abre espaço para opiniões, sugestões, fotos e matérias relacionadas ao encontro. O evento acontece no Instituto de Artes do Pará (IAP).
Foto: Agência FB
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Começa hoje Semana de Administração da FIT
Na Casa de Cultura a partir das 19h começa oficialmente o evento com uma mesa redonda sobre Oportunidades e Dificuldades para Captação de Investimentos, ministrada por representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Bando do Pará. No dia 19 ainda acontece mini-cursos, todos no campus da FIT no bairro no Aeroporto Velho
Theatro da Paz mostra ‘Carmen Cenas Famosas’ em apresentação gratuita
Na história, a cigana Carmen levava à perdição os homens aos quais seduzia, sendo ela mesma vítima de uma paixão. O francês Bizet, inspirado na novela homônima do espanhol Prosper Mérimée, compôs uma ópera com personagens reais, suas paixoes, angustias e tormentos de amor, em canções cheias de energia e sentimentos exacerbados.
Serviço:
“Carmen: Cenas Famosas” faz parte da programação do III Festival Internacional de Ópera da Amazônia
Apresentações dias 18 e 19, ás 20h com entrada gratuita.
Retirada de ingressos na bilheteria do Theatro da Paz a partir das 9h nos dias dos espetáculos.
Bienal do Livro: Floresta de Livros
“Vamos botar a garotada para interagir com os livros”, explica o curador João Alegria. A Floresta de Livros tem capacidade para receber simultaneamente até 600 crianças e contará com um acervo de gravações de trechos de diversas publicações infanto-juvenis. Segundo ele, “o objetivo é que as pessoas criem suas próprias histórias a partir desses pedaços de várias outras”. O espaço, que conta com o patrocínio do Instituto Pró-Livro, ainda oferecerá apresentações de 15 minutos no fim da visita. “Serão oito entradas por dia, onde trabalharemos com formas animadas e mímicas”, explica Daniela Chindler, da Sapoti Eventos, responsável pelos espetáculos.
João Alegria - João Alves dos Reis Júnior, ou melhor, João Alegria é um filósofo e historiador que também atua como roteirista e diretor de TV, do canal Futura. Ele uniu as duas áreas, e se voltou cada vez mais à comunicação de massa, com foco especial para a educação.
ALEPA pede instalação de Mojuí dos Campos em 1º de janeiro de 2010
Tendo acatado os argumentos apresentados no Requerimento nº 360/09, e com sua aprovação ocorrida em regime de urgência na sessão ordinária desta quarta-feira (16/09/09), caberá à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa encaminhar expediente ao Presidente do TRE-PA, Desembargador João Maroja, a todos os demais Juízes-membros e ao Procurador Eleitoral junto àquele Tribunal, bem como à Prefeita, Vice-Prefeito e Vereadores do Município de Santarém, dando ciência do inteiro teor da referida proposição.
(Fonte: Assessoria Parlamentar do Deputado)
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Mineração Rio do Norte dá início à edição 2009 da Olimpíada MRN
Vencedoras da corrida rústica comemoram vitória com medalhas
Os jogos, que devem movimentar a vila por um mês, são divididos em diversas modalidades e categorias. Dentre as modalidades, os atletas disputam, por exemplo, vôlei e futevôlei, futebol de campo e salão, basquete, natação, squash, atletismo, sinuca, xadrez, bilhar, peteca, handebol, tênis de quadra e mesa, canastrão, dominó e truco. O encerramento da Olimpíada MRN 2009 será no dia 17 de outubro. Anualmente, o evento ocorre em parceria com o Mineração Esporte Clube, o MEC.
“O principal objetivo das Olimpíadas MRN é promover a integração, saúde e bem-estar da comunidade de Trombetas através do incentivo à prática de atividade física pelo esporte, pela recreação e pela produção e performance dos esquetes teatrais. Com isto, espera-se sensibilizar os participantes quanto à importância destas práticas para a redução do sedentarismo e do estresse, contribuindo, assim, para a qualidade de vida dos moradores da vila”, ressalta o coordenador dos jogos, Jackson Silva.
Bienal do Livro: Web 2.0
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Inaugurada Instalações da Alcoa em Juruti
O presidente da Alcoa na América Latina, Franklin Feder, ao lado da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa e do Ministro de Minas de Energia, Edson Lobão, apertaram o botão que ligou os equipamentos da empresa. Logo após fizeram o plantio e uma muda de árvore típica da região no terreno onde esta localizado a sede da Alcoa no munícipio.
Estiveram presentes no evento o Prefeito de Juruti, Henrique Costa, o Deputado Federal Joaquim de Lira Maia e os Deputados Estaduais Gabriel Guerreiro e Carlos Martins.
Foto: Agência Pará
Teatro Waldemar Henrique comemora 30 anos
Conheça o Teatro (aqui)
Bienal do Livro: Café Literário
Segundo o curador, “esses bate-papos informais ajudam a construir uma relação afetiva entre leitor e a obra literário”. A programação promete repetir o sucesso das edições anteriores. Serão 36 sessões, no espaço que terá capacidade para 200 pessoas, que vão reunir jovens talentos e autores consagrados. Já estão confirmados encontros como: "Quarenta anos formando e encantando leitores", com Ana Maria Machado e Ruth Rocha (dia 12, às 15h30); Thrity Umrigar estará no Café Literário dia 13, às 18h30, conversando com a jornalista Rachel Bertol com o tema “Escrever entre Dois Mundos”; “Criando espaço poético, entre modernidade e tradição” será o tema da conversa entre Ferreira Gullar, Eucanaã Ferraz e Claudia Roquette Pinto, no dia 18, às 18h; Miguel Sousa Tavares estará com Marina Colasanti e Rosa Maria Barboza de Araújo, dia 20, às 18h30 falando sobre “A Geografia dos Afetos”; Larry Rohter e Roberto Da Matta vão se encontrar no dia 19, às 17h, para falar sobre “Ficções e realidades nas visões de Brasil e EUA”; no dia 13, às 12h, Arthur Phillips estará no espaço; "Brasil ontem e hoje", com Laurentino Gomes e Isabel Lustosa (dia 18, às 16h), entre outros.
Italo Moriconi - escritor, crítico literário e professor de Literatura da UERJ. Organizou as antologias Os "Cem Melhores Contos Brasileiros do Século" e "Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século", ambas pela Editora Objetiva. Dele também foi a curadoria do projeto de publicação das Cartas de Caio Fernando Abreu, lançadas pela Editora Aeroplano.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Cor de Rosa é mais uma vez campeão
A vitória foi apenas por um ponto. O Cor-de-Rosa ficou com 939 pontos e o Tucuxi com 938.
Desorganização
Nos dois dias de apresentação dos Botos houve muita reclamação da estrutura do Sairódromo (praça onde acontece as apresentações). Arquibancadas e camarotes foram montados em cima da hora. No primeiro dia do evento poucas pessoas estiveram pretigiandno local. Ingressos caros e falta de organização foram as principais queixas dos visitantes que passaram por Alter do Chão neste final de semana. Mesmo assim a festa não perdeu seu brilho pelo esforço dos brincantes dos dois botos.
Selo do Sairé é lançado em Alter do Chão
Após uma parada na comunidade de Cucurunã, a comitiva, também integrada pelos deputados estaduais, seguiu para Alter do Chão, onde houve a assinatura de convênios entre o governo do Estado, INCRA e prefeituras. O encontro também formalizou o repasse de recursos ao Sairé, na ordem de R$ 200 mil, pela secretaria de estado de Cultura aos presidentes dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.
No sábado à noite (12/09), na praça do Sairé, a Agência dos Correios lançou em parceria com a prefeitura, através das secretarias de Finanças, Turismo e Cultura, o Selo do Sairé, como forma de ser mais um instrumento de divulgação da festa que existe há 300 anos.
Bienal do Livro: Livro em Cena
A abertura do espaço será feita por Marília Pêra, no dia 11/9, às 18h30, que vai ler obras de Machado de Assis como "Memórias Póstumas de Brás de Cubas" e "Teoria do Medalhão". Ao todo, serão 12 sessões, que acontecerão apenas às sextas-feiras, sábados e domingos. “Não se tratará de adaptações para o teatro, mas sim leituras admirativas, que vão ressaltar os valores que tornaram a obra um clássico”, conta Paulo José.
Matheus Nachtergale fará a leitura de "Memórias do Cárcere", "Baleia" e "Insônia", de Graciliano Ramos (dia 12, às 18h30); Lázaro Ramos escolheu obras de Jorge Amado, como "A morte e a morte de Quincas Berro D'Água" e "Gabriela, Cravo e Canela" (dia 18, às 20h30). Malu Mader fará a interpretação de trechos de Clarice Lispector (dia 20, às 16h30).
Paulo José - além de ser um dos mais ativos e talentosos atores brasileiros dos últimos 50 anos, com presença destacada no cinema, teatro e televisão, e de ter dirigido vários espetáculos, também é diretor de televisão, com trabalhos marcantes como as minisséries "O Tempo e o Vento" (1985), "Agosto" (1993) e "Incidente em Antares" (1994).
domingo, 13 de setembro de 2009
Perfil: Willian Bonner
Fábio: O que narra o seu livro?
Bonner: “O livro dos 35 anos aborda a história do Jornal Nacional, seus acertos e erros. O Jornal Nacional - Modo de Fazer é justamente o que diz o nome. Como é que nós fazemos normalmente cada uma das edições do JN. Bem diferente do outro! Eu acho que vai ser de grande utilidade para estudantes de jornalismo, mas também que para pessoas que tem a curiosidade de saber como são os bastidores.”
Fábio: Como nasceu a idéia do livro?
Bonner: “É uma honra pra gente! Nós somos na verdade herdeiros de um produto que foi constituído por um time de profissionais de primeira grandeza, Armando Nogueira, Alice Maria, na apresentação Cid Moreira e Sérgio Chapelin. Nós herdamos isso, eu herdei um pouco dessa equipe fantástica em 1996. O que eu estou fazendo agora, lançando este livro, é uma prestação de serviço para os estudantes e a sociedade em geral. Faltava na biblioteca relativa ao Jornal Nacional um livro que mostrasse exatamente como é que a gente faz o JN todos os dias. Quais são os critérios da seleção de assuntos, coisa que desperta muito a curiosidade das pessoas. Procurei fazer o livro da maneira mais didática o possível para o público. E espero não ter me tornado massante, pois às vezes isso ocorre quando tentamos ser didáticos. Também é uma mania de telejornalista. Telejornalista tem essa mania de ser claro o tempo todo.”
Fábio: E o novo cenário do JN, vocês gostaram do resultado final?
Bonner: “Nos estamos muito orgulhosos com o resultado do cenário construído pela equipe do Alexandre Arrabal, diretor de arte do jornalismo da Globo. E na verdade estamos de lua de mel com o cenário e o formato do jornal ficou tão agradável pra gente, ficou tudo tão mais gostoso. Na bancada existe a chamada ergonomia, fato por que o Alexandre pediu nossa ajuda no desenvolvimento dela. Dissemos assim, queremos uma mesa que não fuja dos apresentadores, nós queremos uma mesa que abrace os apresentadores de tal maneira que pra qualquer lado que a gente olhar a gente vai ter o lugar pra apoiar os braços. A altura da mesa em relação a cadeira, a posição do computador em relação as câmeras, são detalhes que nunca tinham sido pensados antes, por que são necessidade novas. Essa de ter um computador voltado em uma posição adequada em relação as câmeras é uma exigência muito nova, porque? Por que computador em bancada de apresentador no Brasil existe desde o ano 2000 no Jornal Nacional.”
Fábio: Quem é mais durão, você ou Fátima?
Bonner: “A Fátima é mais durona, eu sou mais manteiga derretida.”
Fábio: Existe receita para fazer um Jornal de Sucesso?
“Não. A receita do Jornal Nacional se modificou ao longo dos anos em alguns detalhes, agora o que existe é um compromisso muito grande, um compromisso de 40 anos e o público brasileiro percebe isso no JN. Mostramos todos os dias o que de mais importante aconteceu no Brasil e no Mundo, independentemente do tempo disponível. Isso é feito com clareza, coesão com pluralidade de opiniões. Nosso objetivo é esse e acho que o publico percebe isso. Eu não tenho outra explicação para o fato de o JN ser sucesso. Temos um ambiente exponencial, temos cinco grandes redes e o JN tem a audiência que tem. É pra lá que em geral as pessoas correm quando uma grande notícia acontece no meio do dia. Todo mundo liga no JN para ver aquilo. É normal que seja assim, nós todos fazemos isso, por que são 40 anos”.
Fábio: Que mudanças aconteceram nesses 40 anos?
Bonner: “O que eu acho muito legal é perceber que aos 40 anos muita coisa mudou. Perceber que ele é versátil e que é possível imaginar coisas novas para ele. Seria muito ruim se você fizesse nesse período, um produto engessado, sem imaginar uma novidade para colocar no ar”.
Por Fábio Barbosa
Foto: Divulgação TV Globo
Bienal do Livro: Mulher e Ponto
“Todos os assuntos serão bem-vindos, desde que falem direto à mulher plural do século XXI, com tantas faces e um único e poderoso potencial transformador”, afirma a curadora, Sonia Biondo, que programou conversas como: "O livro na bolsa. Dicas de escritoras ganham espaço nas estantes", com Leila Ferreira e Danuza Leão (dia 10, às 17h); "As contadoras de histórias. A temática feminina em poesia e contos", com Viviane Mosé e Heloísa Seixas (dia 13, às 17h); "Onde foi que eu errei? O papel do livro no debate das drogas e outros problemas na relação mãe e filho", com Tânia Zagury e Cissa Guimarães (dia 20, às 17h); e "Leitura e Prazer. A literatura erótica atrai a leitora", com Márcia Denser e Laura Meyer da Silva (dia 20, às 19h30).
Sonia Biondo - jornalista e produtora de conteúdo. Desde 2000 faz o programa Superbonita (GNT). Trabalhou por 14 anos na mídia impressa em editorias como as de cultura e variedades do O Globo, além de segmentos voltados ao público feminino, como a revista Marie Claire e o caderno Mulher, do Jornal do Brasil. É autora de “Mulher Integral” (Gryphus).
sábado, 12 de setembro de 2009
Bienal do Livro: Autores Internacionais
Bernard Cornwell - o britânico detém a arte do romance histórico. Em todo o mundo já são mais de 4 milhões de exemplares vendidos e, no Brasil, a adoração pelo autor, radicado nos EUA, não é diferente. Ao todo, 19 títulos foram traduzidos para o português, com mais de 300 mil unidades devoradas pelos fãs. Em 2008, Cornwell esteve na lista dos mais vendidos com “Canção da Espada” e a grande expectativa é por “Azincourt”, título aguardado há seis meses pelos brasileiros e que acaba de ser lançado pela Editora Record. O autor estará no Auditório do Café Literário dia 11, às 19h30.
David Grossman - é um dos principais nomes da literatura israelense. Pela Companhia das Letras lançou “Alguém para Correr Comigo”, “Mel de Leão”, “Ver:Amor”, e mais recentemente, “Desvario”. Neste livro, apresenta duas novelas: a primeira, homônima, é uma espécie de Dom Casmurro à moda israelense na qual fala de ciúme e dos extremos da imaginação apaixonada, enquanto na outra, “No Corpo Eu Entendo”, Grossman trata da difícil reconciliação de uma mãe, no leito de morte, com a filha mais velha. Em setembro serão lançados “A Mulher Foge” e “Duelo”, infanto-juvenil, com texto dele e ilustrado por Caco Galhardo. O autor estará no Café Literário dia 11, às 19h, ao lado de Bernardo Ajzenberg conversando sobre o tema “escrevendo intimidade em território disputado”.
Joseph O´Neill - com três obras publicadas, o autor irlandês também escreve artigos literários e culturais para a revista Atlantic Monthly. Seu livro mais recente, “Netherland”, foi lançado no ano passado e lhe rendeu a capa do New York Times Book Review. A publicação também figurou na lista do New York Times entre os 10 melhores livros do ano, e foi citado como favorito em entrevista ao jornal pelo presidente dos EUA, Barack Obama. A obra foi publicada no Brasil pela Alfaguara, da editora Objetiva. O´Neill foi nomeado para o Warwick Prize for Writing 2008/09 e recebeu prêmios como do National Book Awards, do National Book Critics Circle, e uma honra literária, o PEN/Faulkner Award for Fiction. O livro “Terras Baixas” será lançado ainda este mês (Alfaguara). O´Neill vai conversar com o jornalista Arthur Dapieve, dia 19, às 18h30, no Café Literário. O tema será “mixagens pós-nacionais”.
Tim Winton - autor de obras de não-ficção, romances, contos e livros infantis, o escritor australiano recebeu três vezes o Miles Franklin Award e já foi finalista do Booker Prize com “The Riders” e “Dirt Music”. Seu último romance, “Fôlego”, que chegou ao Brasil em 2008 e já está caminhando para sua segunda edição, está na lista dos melhores títulos do ano passado do Publisher's Weekly, além de ter sido indicado aos prêmios Miles Franklin Award, NSW Premier's Literary Awards e Commonwealth Writers' Prize. Em 2008/2009, a publicação venceu o Earphones Award, o Surf Culture Award e o Indie Award. O livro “The Riders” será lançado no Brasil em setembro (editora Paz e Terra). Ele estará no Café Literário em uma sessão com o americano David Wroblewski. Eles conversam dia 12, às 18h30, tendo como tema “Tornando-se adulto em páginas de romance”.
Andrew Keen - conhecido por suas críticas ao fenômeno da Web 2.0, o escritor britânico se tornou um dos líderes da crítica à internet com seu livro “The Cult of the Amateur: How Today's Internet Is Killing Our Culture”. Publicado em junho de 2007 nos EUA e lançado no Brasil em maio de 2009 com o título “O Culto ao Amador”, a obra critica fenômenos de peering como a Wikipedia. Keen vai conversar com Caio Túlio Costa, no Café Literário, dia 11, às 17h. O tema será “banalização da cultural na era da rede global”. ’
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Vale abre 900 vagas para Programa de Estágio
Para os universitários serão oferecidas vagas em mais de 30 cursos em diferentes áreas, como Engenharia, Geologia, Administração, Arquitetura, Química, Direito, Informática, Comunicação, Psicologia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Comércio Exterior, entre outras. A lista completa e a divisão de cursos, por estado, estão disponíveis no site.
Estudantes de nível técnico terão a oportunidade de se inscrever também em mais de 14 cursos, entre eles Eletrônica, Mecânica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Elétrica, Química, Informática, Administração, Meio Ambiente, Secretariado, Administração e Enfermagem.
Os selecionados iniciarão o estágio em janeiro de 2010 e receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 600,00 a R$ 900,00 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários também receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre 4 e 6 horas, dependendo da função.
Para participar do processo seletivo, os universitários devem estar em período equivalente a dois anos para concluir o curso, ter conhecimentos de inglês e de informática. Para os candidatos de nível técnico, a exigência é que estejam a um ano de concluir o curso ou sejam recém-formados e ainda não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório.
Santarém ganha nova vara criminal
Bienal do Livro: Autores Norte-Americanos
Eli Gottlieb - ex-editor da revista Elle, o norte-americano Eli Gottlieb é professor de literatura americana da Universidade de Padova, na Itália, Estreou na literatura em 1998 com o livro “Boy Who Went Away”, ganhador do Rome Prize e do McKitterick Prize da Sociedade Britânica dos escritores, escolhido também romance do ano pelo The New York Times. Do autor, a Rocco traz ao Brasil seu mais recente romance, “O Homem que Você Vai Ver”, que será lançado no final de agosto. Eli participará do Café Literário, dia 13, às 14h.
Dash Shaw - um dos quadrinistas mais badalados da atualidade, Shaw tem apenas 26 anos de idade. Sua graphic novel, “Bottomless Belly Button”, foi uma das obras mais comentadas nos EUA em 2008 e figurou nas listas de melhores do ano. No Brasil, o livro será lançado em agosto pela Companhia das Letras. Seu trabalho mais recente, “Bodyworld”, foi lançado online e ganha versão impressa em 2010. Ele também está finalizando um álbum com várias histórias intitulado “The Unclothed Man in the 35th Century”, que sai em novembro nos EUA. Shaw vai conversar no Café Literário com os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, dia 12, às 14h.
David Wroblewski - sucesso de crítica e público, David Wroblewski é autor de um dos mais badalados livros dos últimos tempos: o romance “A História de Edgar Sawtelle”, de 2008. O escritor literário americano, criado no Wisconsin, vem recebendo elogios do escritor Stephen King e é idolatrado pela apresentadora de TV Oprah Winfrey, que, em parceria com o ator Tom Hanks, comprou os direitos de filmagem do título. O romance narra a história de um menino mudo diante do assassinato do pai, tendo como cenário uma fazenda de criadores de cães em Wisconsin. No Brasil, a obra será publicada ainda em agosto pela Intrínseca. O autor conversará com outro convidado internacional, o australiano Tim Winton, no Café Literário, dia 12, às 18h30, e o tema será “Tornando-se adulto em páginas de romance”.
Meg Cabot - é autora de mais de 40 best sellers para jovens e adultos, com destaque para a série “O Diário da Princesa”, publicada em mais de 37 países, com mais de 15 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo - só no Brasil foram 800 mil-, e que deu origem a dois filmes da Disney. O último volume da obra é “Princesa para Sempre” (Editora Record). Meg também trabalhou como ilustradora e usou o pseudônimo Jenny Carroll para a série “A Mediadora”. Outros livros assinados por ela são “Pegando Fogo!”, “Como Ser Popular” e “Tamanho 42 Não É Gorda”, além de uma série publicada inteiramente no formato de e-mail: “Garoto Encontra Garota”, “O Garoto da Casa ao Lado”, e “Todo Garoto Tem”. No país, estão sendo lançados os volumes 2 e 3 de “A Mediadora”. Para a Bienal fica pronto o mangá “Avalon High, A coroação – A profecia de Merlin” (Galera Record). A história continua as aventuras de Ellie, colegial cujo namorado acredita ser a reencarnação do Rei Artur e que deve trazer uma nova era iluminada para o mundo. Os desenhos da HQ levam a assinatura da quadrinista filipina Jinky Coronado, a mesma que fez Banzai Girl. Meg Cabot estará no Auditório Euclides de Cunha, dia 13, às 15h.
David Grann - da equipe da revista The New Yorker, o escritor norte-americano David Grann lançou em fevereiro seu primeiro livro, “The Lost City of Z: A Tale of Deadly Obsession in the Amazon”, que já está sendo transformado em filme pela Paramount Pictures. Com apenas uma semana, a obra alcançou o 4° lugar na lista dos best sellers do New York Times. A história traz mistério e suspense através de assuntos como o canibalismo na selva na Amazônia. O livro será lançado em agosto no Brasil com o título “Z A Cidade Perdida”. O escritor estará no Café Literário dia 12, às 17h, em um bate-papo com os jornalistas Daniel Piza e Mauricio Stycer.
Larry Rohter - o polêmico jornalista americano volta ao país em setembro. Autor do livro “Deu no New York Times” (Objetiva), o ex-correspondente do jornal no Brasil foi responsável pela reportagem que chamava a atenção sobre o hábito de beber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou virando uma saia-justa após a reação do governo ao tentar expulsá-lo do país. Rohter vai conversar com Roberto Da Matta no Café Literário, dia 19, às 17h.
Steven Jay Schneider - autor de "1001 filmes para ver antes de morrer" (Editora Sextante), é crítico de cinema, produtor e estudioso acadêmico com mestrados em Filosofia e Estudos de Cinema pelas universidades Harvard e New York University (NYU) e é candidato a PhD. em estudos cinematográficos também na NYU. Schneider é o responsável por uma série de livros temáticos sobre a sétima arte. Também são de sua autoria “501 Movie Stars” e “501 Movie Directors”. Ele vai conversar com o também crítico de cinema, Rodrigo Fonseca, dia 19, às 19h30, no Auditório Euclides da Cunha.
Chris Bohjalian - autor de 11 publicações - todas nomeadas best sellers pelo New York Times, já teve seus trabalhos traduzidos para mais de 25 idiomas e dois deles transformados em filmes. Em 2002, ganhou o New England Book Award por “Midwives”, número um na lista do New York Times, que também foi selecionado para o Oprah's Book Club e consagrado “Melhor Livro” em Publishers Weekly. Seu próximo romance, “Remind Me Who I Am”, será lançado em fevereiro de 2010. Ele vai participar do Café Literário, dia 13, às 20h, com Jair Ferreira dos Santos. O tema do bate-papo será “Bastidores da ficção: a pesquisa do escritor”.
Robert & Kim Kiyosaki - nascido no Hawaii, com ascendência nipo-americana, o empresário, investidor e escritor Robert Toru Kiyosaki se tornou conhecido no Brasil principalmente pela série de livros sobre educação financeira. O mais popular deles, “Pai Rico, Pai Pobre”, vendeu cerca de 17 milhões de cópias no país. Além das publicações, criou um programa educacional e um jogo de tabuleiro que tem influenciado milhares de alunos com suas teorias e mensagens financeiras. Sua esposa, Kim Kiyosaki, começou no mundo dos negócios em uma agência de propaganda. Em 2006, publicou o best seller “Mulher Rica”, que um mês depois já estava em 9º lugar na lista de melhores livros da Business Week. Hoje, o casal desenvolve junto projetos de educação financeira. O casal estará no Auditório Euclides da Cunha dia 19, às 15h.
Thrity Umrigar - autora de “A Distância entre Nós”, que no Brasil vendeu 250 mil exemplares, a jornalista nascida na Índia, naturalizada americana escreve para importantes veículos de comunicação como o Washington Post. Lançou também os romances “A doçura do mundo” e “Um lugar para todos” – no Brasil, os três títulos saíram pela Nova Fronteira. Ela ganhou o prêmio Nieman Fellowship, da Harvard University, é PhD. em inglês e atualmente mora em Cleveland, Ohio. Há dois meses, foi lançado no Brasil a obra “Tamanho do Céu” (Nova Fronteira). Umrigar estará no Café Literário dia 13, às 18h30, conversando com a jornalista Rachel Bertol.
Panorâmica
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Bienal do Livro: Auditório dos Grandes Autores
Começa hoje XIV Bienal do Livro do Rio
De acordo com os organizadores do evento, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Fagga Eventos, a Bienal 2009 foi desenvolvida pensando na qualidade e diversidade do conteúdo. “A cada edição buscamos novas formas para estimular ainda mais o hábito da leitura. Vamos apresentar propostas diferentes, que vão aproximar ainda mais os leitores do universo literário”, conta a presidente do SNEL, Sonia Machado Jardim. A Bienal do Livro do Rio apresentará três novos espaços, uma exposição que retrata o trabalho de décadas de um dos principais editores do país, o já consagrado Café Literário e encontros com escritores estrangeiros.
Uma das principais apostas desta edição é voltada para o público infanto-juvenil. A Floresta de Livros será o maior espaço em metragem da Bienal 2009, oferecerá diariamente uma experiência única de contato com os livros, aliando tecnologia e informação. As outras novidades são: Mulher e Ponto, dedicado ao debate de temas de interesse das leitoras do país; e o Livro em Cena, que será palco de leituras dramatizadas de clássicos da literatura brasileira. “Fizemos um trabalho grande de pesquisa para informar a definição do novo formato da programação cultural. A ideia central foi renovar e qualificar. Apresentar uma programação mais bem elaborada e mais consistente, com novidades para os diferentes tipos de leitores. Escolhemos um time de curadores de talento e experiência e aumentamos o investimento para oferecer um belo programa para todas as faixas de idade e interesse”, afirma o vice-presidente do SNEL, Roberto Feith.
Ao longo dos 11 dias de evento, mais de 100 autores brasileiros, 18 internacionais – sendo 12 da comitiva norte-americana – participarão das sessões, debates e encontros da programação cultural.
Vox Populi faz pesquisa no Pará
A intenção de votos dos paraenses para o Senado, Governo do Estado e Federal é o principal objetivo da pesquisa que não deve servir apenas para analise interna no partido, sem divulgação.
Botos recebem apoio do Governo do Estado
Os Botos Tucuxi e Cor de Rosa receberão cada um R$ 100 mil para ajudar na elaboração de suas atividades durante o festival.
VC NO BLOG:
Os leitores do blog podem participar enviando fotos e comentários sobre o Festival dos Botos 2009. Participe!
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Bienal do Livro no Blog
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Começam as Festividades do Sairé 2009
Moradores matem viva tradição de mais de 300 anos
Para os catraieiros, a festa começou cedo. No raiar do dia, eles se reuniram para enfeitar canoas e bajaras com fitas coloridas e, logo, seguir em procissão para anunciar o início de mais uma festa do Sairé. Do cais de arrimo, eles partiram com a missão de manter os costumes dos Borari, povo indígena que habitou a região.
Na praia, os banhistas puderam participar da tradicional busca dos mastros. As bandeiras coloridas indicavam o barco onde seguiam o juiz e a juíza da festa. Na praia, 70 canoas mudavam a paisagem do local.
As tradicionais catraias ornamentadas dão início ao Sairé
Depois da travessia do rio Tapajós, homens e mulheres entraram na floresta para buscar o símbolo da fartura, o Mastro, que representa também o início da disputa da virilidade dos homens e a fertilidade das mulheres. Após tirá-los da floresta, os mastros foram colocados nas canoas, que seguiram para a praia do Cajueiro.
Já nas margens do Rio Tapajós, os troncos vão aguardar a abertura da festa no próximo dia 10, quando serão enfeitados e erguidos na Praça do Sairé.
Fonte: Agência Pará
Fotos: Tâmara Saré
Bienal do Livro Rio: Um Case de Sucesso
Desde a primeira edição, realizada em 1983, no Copacabana Palace, o evento atraiu 45 mil pessoas, reunindo 86 editoras em apenas 1.400 m². Na edição seguinte, em 1985, o evento passou para o estacionamento do São Conrado Fashion Mall, com o dobro da área, 136 expositores e 80 mil visitantes. Em 1987, a Bienal foi transferida definitivamente para o Riocentro, mas, na época, a feira ocupava menos da metade de um pavilhão de exposições.
Em 2007, ano da última edição, a Bienal contou com 950 expositores e 600 mil visitantes. Com o registro de números tão expressivos, a expectativa não poderia ser diferente para 2009. A estimativa é vender 2,5 milhões de livros entre os dias 10 e 20 de setembro.
Este ano a Bienal continua com o Café Literário, sucesso entre os visitantes. Já as novidades ficam por conta dos espaços Mulher e Ponto, com sessões de debates entre autores sobre temas que envolvem a perspectiva feminina, e Livro em Cena, onde artistas recitarão trechos de obras de escritores brasileiros. O público infantil poderá se divertir na Floresta de Livros, um espaço cenográfico de 800 metros quadrados.
Acesse o site www.bienaldolivro.com.br e fique por dentro de todas as novidades da Bienal do Livro Rio 2009.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Exposição de Orquídeas começa dia 4
Confira a programação da exposição:
Atividades para as crianças – todos os dias às 10h – Teatro com o grupo Papa Vento
Curso de iniciação ao Cultivo de Orquídeas – dia 7 de setembro, de 10h à 12h30 e de 14h30 às 17h. Com Delfina de Araújo e Carlos Manuel de Carvalho. Taxa de inscrição: R$ 50,00. Vagas limitadas.
Oficinas Sobre Cultivo de Orquídeas – de 5 a 7 de setembro, das 10h às 15h. Gratuito.
Workshop de Ilustração Botânica – dia 4 de setembro, das 14h às 17h, para crianças de 9 a 12 anos. Dia 5 de setembro, das 14h às 17h, para adultos. Com Dulce Nascimento. Taxa de inscrição: R$ 25,00. Vagas limitadas.
Palestras - Dia 5 de setembro, às 15h: “Orquídeas da ilha do campestre, SC”, por Marcelo Vieira Nascimento/ Dia 6 de setembro, às 15h: “Darwin e as orquídeas”, por Maria do Rosário de A. Braga
IMPRENSA publica ranking nacional das melhores faculdades de jornalismo do Brasil
O resultado final, a ser publicado em encarte na edição de outubro da Revista IMPRENSA, aponta os 10 melhores cursos nacionais e os rankings regionais, indicando quais faculdades e universidades se destacaram no ensino e na absorção pelo mercado de trabalho. Ao todo, foram avaliadas 220 instituições em todos os estados brasileiros. Em primeiro lugar na pontuação está a Fundação Casper Líbero (São Paulo, SP), seguida de Universidade de São Paulo (São Paulo, SP), Universidade Católica de Brasília (Brasília, DF), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas, SP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ), Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, SP), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG), Universidade de Brasília (Brasília, DF) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS).
Saiba os cursos de jornalismo mais bem avaliados:
01 - Fundação Casper Líbero - SP
02 - Universidade de São Paulo - SP
03 - Universidade Católica de Brasília - DF
04 - Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP
05 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP
06 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ
07 - Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP
08 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG
09 - Universidade de Brasília - DF
10 - Pontifícia Universidade Católica do RS - RS
O estudo leva em conta os aspectos acadêmicos, mas também valoriza projetos que tenham o reconhecimento do mercado de trabalho e estejam atualizados com as novas exigências do atual panorama profissional, com as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais.
Escolas participam de Festival de Fanfarras e são premiadas
Na tarde desta quarta-feira (02/09) foi realizada a apuração dos pontos das bandas e fanfarras que participaram do III Festival de Bandas e Fanfarras, promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O festival foi realizado na noite do dia 1º de setembro na Orla. Na categoria fanfarra simples, a Escola Diocesana São Francisco foi vencedora; na categoria fanfarra com melodia, o troféu foi para a Escola Almirante Soares Dutra.
Na noite de ontem, alunos de escolas municipais e estaduais de Santarém, Belterra e Alenquer, fizeram um grande espetáculo na orla da cidade, com a presença maciça do público que prestigiou o evento.
Capricho no figurino para garantir a vitória na competição
As três primeiras colocadas, em cada categoria, receberão como premiação da prefeitura, instrumentos musicais para fortalecer suas bandas e fanfarras.
A ordem de classificação das primeiras colocadas foi a seguinte:
Categoria fanfarra simples:
Fotos: Ronaldo Ferreira/ ASCOM PMS
Lira Maia quer conclusão do Estádio 'Barbalhão'
Pela proposta de Lira Maia será alocado recursos na ordem de R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais) para execução através do Governo do Estado do Pará e, deste valor, 25 milhões serão para conclusão do “Barbalhão” e os outros 25 milhões serão para o início das obras dos Estádios de Marabá e Ananindeua. Questionado porque não incluir uma emenda somente para conclusão do Estádio de Santarém, Lira Maia foi enfático.“Uma proposta atendendo somente Santarém poderia sofrer resistência por parte da bancada e incluindo os estádios de Marabá e Ananindeua, esta resistência passa a não existir uma vez que atende a bancada federal de todas as regiões do Estado. Já estou em conversa com todos os deputados para que, no momento da apresentação das emendas, esta emenda seja consenso e nós possamos ter finalmente o nosso ‘Barbalhão’ concluído”, ressaltou o deputado.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Influenza H1N1 Informações
Não existe remédio para curá-la, mas sim para aliviar seus sintomas. Se não houver complicações, tende a passar sozinha.
Sintomas - Febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação dos olhos.
Agentes - Vírus Influenza, que é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva.
Prevenção - A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano.
Mas também é possível prevení-la, melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação. Por ser uma doença muito contagiosa, deve-se evitar a permanência em ambientes fechados. Saiba mais sobre a vacina.
Complicações - Habitualmente sem maiores conseqüências, a gripe pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crônicas.
Pode evoluir para pneumonia e para a meningite, além de graves infecções respiratórias, o que pode levar o paciente à morte.
Tratamentos – Deve ser prescrito por um médico, e inclui repouso, boa alimentação e remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, anti-térmicos, descongestionantes e vitamina C.
Fonte: www.feebpr.org.br/saude
Morre segundo paciente com Gripe A no Pará
A paciente faleceu no dia 31 de agosto e seu filho recém-nascido encontra-se coma família, sendo monitorado pela Sespa.
Estudantes saem às ruas para pedir melhorias em escolas estaduais de Santarém
Estudantes cobram melhorias no ensino público
As reivindicações foram reformas nas escolas, qualidade do ensino e funcionamento das salas de informática e multidisciplinar. O Colégio Álvaro Adolfo, por exemplo, sofre com problemas de infiltrações e já foi notificado pelo Corpo de Bombeiros, além de não ter lugar para guardar a merenda escolar que não tem sido ofertada aos alunos por causa dessa situação.
Manifestantes protestam em frente ao palanque de autoridades
O movimento recebeu o apoio do Promotor de Justiça Hélio Rubens que caminhou ao lado dos estudantes. Professores e funcionários das escolas também apoiaram a manifestação que desceu a Avenida Barão do Rio Branco até a Avenida Tapajós, onde acontecia a abertura da semana da pátria no município. Os alunos cobraram respeito e cumprimento das reivindicações.
A caminhada terminou no prédio do Ministério Público onde foi protocolada uma documentação solicitando providências e melhorias nas escolas públicas estaduais do município de Santarém.
Fotos: Tiago Esselin
terça-feira, 1 de setembro de 2009
JN apresenta novo Cenário
40 anos de sucesso! É a frase que pode definir o Jornal Nacional que hoje (01/09) completa quatro décadas de liderança absoluta em todo o Brasil.
Aos 40 anos o JN chega de cara nova. Ontem foi inaugurado o novo cenário que alia tecnologia a funcionalidade em um conceito de designer moderno. Veja o vídeo:
Jornalismo diário que faz da informação instrumento de transformação na vida de milhões de brasileiro que todas as noites se reúnem ao redor da TV para assistir as principais notícias. Credibilidade que orienta os trabalhos de uma equipe antenada e sempre em busca do melhor ângulo da notícia. Essas são as principais marcas de um telejornal que já faz parte da cultura nacional e hoje é cada vez mais um referência em qualidade e isenção.
Ernesto Paglia fala sobre reportagens no JN
Ontem (31/08) o Jornal Nacional estreou seu novo cenário. O aniversário é hoje, mas desde ontem começaram as comemorações, no estúdio, o repórter Ernesto Paglia que tem 30 anos de TV Globo relembrou reportagens e momentos histórico em sua carreira no jornalismo.