sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bienal do Livro: Autores Norte-Americanos

Arthur Phillips - é considerado pela crítica uma “mistura de Hemingway e Fitzgerald”, além de ter sido classificado pelo The New York Times como genial. Lançado pela José Olympio em 2004, seu romance de estreia “Praga” foi best seller nos EUA e agraciado com os prêmios New York Times Notable Book e Los Angeles Times Art Seidenbaum. Seu segundo livro, “O Egiptólogo”, também foi sucesso de crítica no exterior e foi lançado no Brasil pela editora José Olympio. Ele estará no Café Literário, dia 13, às 12h.


Eli Gottlieb - ex-editor da revista Elle, o norte-americano Eli Gottlieb é professor de literatura americana da Universidade de Padova, na Itália, Estreou na literatura em 1998 com o livro “Boy Who Went Away”, ganhador do Rome Prize e do McKitterick Prize da Sociedade Britânica dos escritores, escolhido também romance do ano pelo The New York Times. Do autor, a Rocco traz ao Brasil seu mais recente romance, “O Homem que Você Vai Ver”, que será lançado no final de agosto. Eli participará do Café Literário, dia 13, às 14h.


Dash Shaw - um dos quadrinistas mais badalados da atualidade, Shaw tem apenas 26 anos de idade. Sua graphic novel, “Bottomless Belly Button”, foi uma das obras mais comentadas nos EUA em 2008 e figurou nas listas de melhores do ano. No Brasil, o livro será lançado em agosto pela Companhia das Letras. Seu trabalho mais recente, “Bodyworld”, foi lançado online e ganha versão impressa em 2010. Ele também está finalizando um álbum com várias histórias intitulado “The Unclothed Man in the 35th Century”, que sai em novembro nos EUA. Shaw vai conversar no Café Literário com os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, dia 12, às 14h.


David Wroblewski - sucesso de crítica e público, David Wroblewski é autor de um dos mais badalados livros dos últimos tempos: o romance “A História de Edgar Sawtelle”, de 2008. O escritor literário americano, criado no Wisconsin, vem recebendo elogios do escritor Stephen King e é idolatrado pela apresentadora de TV Oprah Winfrey, que, em parceria com o ator Tom Hanks, comprou os direitos de filmagem do título. O romance narra a história de um menino mudo diante do assassinato do pai, tendo como cenário uma fazenda de criadores de cães em Wisconsin. No Brasil, a obra será publicada ainda em agosto pela Intrínseca. O autor conversará com outro convidado internacional, o australiano Tim Winton, no Café Literário, dia 12, às 18h30, e o tema será “Tornando-se adulto em páginas de romance”.


Meg Cabot - é autora de mais de 40 best sellers para jovens e adultos, com destaque para a série “O Diário da Princesa”, publicada em mais de 37 países, com mais de 15 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo - só no Brasil foram 800 mil-, e que deu origem a dois filmes da Disney. O último volume da obra é “Princesa para Sempre” (Editora Record). Meg também trabalhou como ilustradora e usou o pseudônimo Jenny Carroll para a série “A Mediadora”. Outros livros assinados por ela são “Pegando Fogo!”, “Como Ser Popular” e “Tamanho 42 Não É Gorda”, além de uma série publicada inteiramente no formato de e-mail: “Garoto Encontra Garota”, “O Garoto da Casa ao Lado”, e “Todo Garoto Tem”. No país, estão sendo lançados os volumes 2 e 3 de “A Mediadora”. Para a Bienal fica pronto o mangá “Avalon High, A coroação – A profecia de Merlin” (Galera Record). A história continua as aventuras de Ellie, colegial cujo namorado acredita ser a reencarnação do Rei Artur e que deve trazer uma nova era iluminada para o mundo. Os desenhos da HQ levam a assinatura da quadrinista filipina Jinky Coronado, a mesma que fez Banzai Girl. Meg Cabot estará no Auditório Euclides de Cunha, dia 13, às 15h.


David Grann - da equipe da revista The New Yorker, o escritor norte-americano David Grann lançou em fevereiro seu primeiro livro, “The Lost City of Z: A Tale of Deadly Obsession in the Amazon”, que já está sendo transformado em filme pela Paramount Pictures. Com apenas uma semana, a obra alcançou o 4° lugar na lista dos best sellers do New York Times. A história traz mistério e suspense através de assuntos como o canibalismo na selva na Amazônia. O livro será lançado em agosto no Brasil com o título “Z A Cidade Perdida”. O escritor estará no Café Literário dia 12, às 17h, em um bate-papo com os jornalistas Daniel Piza e Mauricio Stycer.


Larry Rohter - o polêmico jornalista americano volta ao país em setembro. Autor do livro “Deu no New York Times” (Objetiva), o ex-correspondente do jornal no Brasil foi responsável pela reportagem que chamava a atenção sobre o hábito de beber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou virando uma saia-justa após a reação do governo ao tentar expulsá-lo do país. Rohter vai conversar com Roberto Da Matta no Café Literário, dia 19, às 17h.


Steven Jay Schneider - autor de "1001 filmes para ver antes de morrer" (Editora Sextante), é crítico de cinema, produtor e estudioso acadêmico com mestrados em Filosofia e Estudos de Cinema pelas universidades Harvard e New York University (NYU) e é candidato a PhD. em estudos cinematográficos também na NYU. Schneider é o responsável por uma série de livros temáticos sobre a sétima arte. Também são de sua autoria “501 Movie Stars” e “501 Movie Directors”. Ele vai conversar com o também crítico de cinema, Rodrigo Fonseca, dia 19, às 19h30, no Auditório Euclides da Cunha.


Chris Bohjalian - autor de 11 publicações - todas nomeadas best sellers pelo New York Times, já teve seus trabalhos traduzidos para mais de 25 idiomas e dois deles transformados em filmes. Em 2002, ganhou o New England Book Award por “Midwives”, número um na lista do New York Times, que também foi selecionado para o Oprah's Book Club e consagrado “Melhor Livro” em Publishers Weekly. Seu próximo romance, “Remind Me Who I Am”, será lançado em fevereiro de 2010. Ele vai participar do Café Literário, dia 13, às 20h, com Jair Ferreira dos Santos. O tema do bate-papo será “Bastidores da ficção: a pesquisa do escritor”.


Robert & Kim Kiyosaki - nascido no Hawaii, com ascendência nipo-americana, o empresário, investidor e escritor Robert Toru Kiyosaki se tornou conhecido no Brasil principalmente pela série de livros sobre educação financeira. O mais popular deles, “Pai Rico, Pai Pobre”, vendeu cerca de 17 milhões de cópias no país. Além das publicações, criou um programa educacional e um jogo de tabuleiro que tem influenciado milhares de alunos com suas teorias e mensagens financeiras. Sua esposa, Kim Kiyosaki, começou no mundo dos negócios em uma agência de propaganda. Em 2006, publicou o best seller “Mulher Rica”, que um mês depois já estava em 9º lugar na lista de melhores livros da Business Week. Hoje, o casal desenvolve junto projetos de educação financeira. O casal estará no Auditório Euclides da Cunha dia 19, às 15h.


Thrity Umrigar - autora de “A Distância entre Nós”, que no Brasil vendeu 250 mil exemplares, a jornalista nascida na Índia, naturalizada americana escreve para importantes veículos de comunicação como o Washington Post. Lançou também os romances “A doçura do mundo” e “Um lugar para todos” – no Brasil, os três títulos saíram pela Nova Fronteira. Ela ganhou o prêmio Nieman Fellowship, da Harvard University, é PhD. em inglês e atualmente mora em Cleveland, Ohio. Há dois meses, foi lançado no Brasil a obra “Tamanho do Céu” (Nova Fronteira). Umrigar estará no Café Literário dia 13, às 18h30, conversando com a jornalista Rachel Bertol.

0 Comentários: