terça-feira, 8 de setembro de 2009

Começam as Festividades do Sairé 2009

Iniciando a programação oficial do Sairé 2009, os moradores da vila balneária de Alter do Chão já vivem o clima de um dos maiores festivais culturais do estado do Pará, a festa do Sairé e, como já é costume da comunidade, a mobilização começou por um dos rituais que lembra a tradição de mais de 300 anos: a busca dos mastros.

Moradores matem viva tradição de mais de 300 anos


Para os catraieiros, a festa começou cedo. No raiar do dia, eles se reuniram para enfeitar canoas e bajaras com fitas coloridas e, logo, seguir em procissão para anunciar o início de mais uma festa do Sairé. Do cais de arrimo, eles partiram com a missão de manter os costumes dos Borari, povo indígena que habitou a região.

Na praia, os banhistas puderam participar da tradicional busca dos mastros. As bandeiras coloridas indicavam o barco onde seguiam o juiz e a juíza da festa. Na praia, 70 canoas mudavam a paisagem do local.

As tradicionais catraias ornamentadas dão início ao Sairé



Depois da travessia do rio Tapajós, homens e mulheres entraram na floresta para buscar o símbolo da fartura, o Mastro, que representa também o início da disputa da virilidade dos homens e a fertilidade das mulheres. Após tirá-los da floresta, os mastros foram colocados nas canoas, que seguiram para a praia do Cajueiro.

Já nas margens do Rio Tapajós, os troncos vão aguardar a abertura da festa no próximo dia 10, quando serão enfeitados e erguidos na Praça do Sairé.


Fonte: Agência Pará
Fotos: Tâmara Saré

0 Comentários: