quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bienal do Livro: Floresta de Livros

A descoberta do prazer da leitura através dos sons, imagens e tato. Com 800 m², a Floresta de Livros vai misturar informação e entretenimento de forma lúdica, utilizando a tecnologia, durante os 11 dias de evento. Nela, o público juvenil e escolar vai vivenciar ciclos de histórias diferentes enquanto exploram o lugar: uma instalação multi-sensorial, cenografada com árvores “falantes” que narram trechos de livros e que têm copas formadas por letras, que criam palavras de acordo com o ângulo de visão; um livro-mágico, que a cada toque das crianças, páginas de obras importantes aparecem; uma sala secreta, onde eles poderão pegar livros e ler para os colegas com direito a palco e microfone; por fim, a floresta termina em uma clareira, local que será palco de oito apresentações diárias.

“Vamos botar a garotada para interagir com os livros”, explica o curador João Alegria. A Floresta de Livros tem capacidade para receber simultaneamente até 600 crianças e contará com um acervo de gravações de trechos de diversas publicações infanto-juvenis. Segundo ele, “o objetivo é que as pessoas criem suas próprias histórias a partir desses pedaços de várias outras”. O espaço, que conta com o patrocínio do Instituto Pró-Livro, ainda oferecerá apresentações de 15 minutos no fim da visita. “Serão oito entradas por dia, onde trabalharemos com formas animadas e mímicas”, explica Daniela Chindler, da Sapoti Eventos, responsável pelos espetáculos.


João Alegria - João Alves dos Reis Júnior, ou melhor, João Alegria é um filósofo e historiador que também atua como roteirista e diretor de TV, do canal Futura. Ele uniu as duas áreas, e se voltou cada vez mais à comunicação de massa, com foco especial para a educação.

0 Comentários: