segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Alunos de Porto Trombetas plantam o amanhã através do ENO Tree Planting Day 2009

Alunos da escola de Porto Trombetas preparam-se para participar, pelo segundo ano, do ENO Tree Planting Day. Nesta segunda (21/09), estudantes de 160 países de todos os continentes iniciarão o plantio de árvores no mundo. O objetivo é que 10 mil árvores sejam plantadas esse ano através do projeto. Em 2008, foram um milhão.


Em Porto Trombetas, alunos da escola Jonathas Pontes Athias, mantida pela Mineração Rio do Norte (MRN), participarão da ação mundial. Em todo Brasil, apenas duas escolas participam do projeto. “Estamos abrindo espaço para os alunos refletirem sobre ética ambiental e participarem de ações educativas envolvendo a comunidade. Assim, contribuímos para a formação de cidadãos conscientes, aptos a atuar na realidade socioambiental, comprometidos com a vida e o bem-estar da sociedade”, ressalta o diretor da escola, Manoel Távora. “Não estamos apenas plantando árvores, estamos plantando atitudes conscientes”, enfatiza o diretor.


Em Trombetas, as árvores formarão um bosque no centro da vila. E além do apoio da MRN, a ação conta com apoio da empresa GR – prestadora de serviços de alimentação, limpeza e conservação urbana para a MRN. “Preservação ambiental faz parte da filosofia da GR”, explica a coordenadora da ação em Trombetas, Roseane Figueira.


Sobre o projeto


O projeto, originário de uma escola virtual da Finlândia, marca o equinócio de Primavera no hemisfério Sul e o de Outono no Norte. Nessa data, os dois hemisférios são igualmente iluminados. Além disso, dia e noite têm a mesma duração: 12 horas. As primeiras árvores serão plantadas na Oceania, ao cair da tarde. Seguindo o percurso do Sol, o plantio tem seqüência na Ásia, Europa e África, chegando por fim às Américas. Em 2009, 160 países de todos os continentes estão envolvidos no plantio de 10 mil árvores.

0 Comentários: