quinta-feira, 3 de setembro de 2009

IMPRENSA publica ranking nacional das melhores faculdades de jornalismo do Brasil

Com o objetivo de apresentar ao mercado e à área acadêmica um panorama sobre o ensino de jornalismo no país, a IMPRENSA Editorial lança, em outubro, o "Guia IMPRENSA - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil". O Guia é uma avaliação dos cursos superiores de jornalismo em parâmetros como "Corpo Docente", "Projeto Pedagógico", "Experiência Laboratorial" e "Presença no mercado de trabalho" e mapeia todos os cursos de jornalismo no Brasil, primeira iniciativa de avaliação exclusiva desses cursos, com foco em critérios até hoje não explorados pelos organismos que fazem avaliações institucionais.


O resultado final, a ser publicado em encarte na edição de outubro da Revista IMPRENSA, aponta os 10 melhores cursos nacionais e os rankings regionais, indicando quais faculdades e universidades se destacaram no ensino e na absorção pelo mercado de trabalho. Ao todo, foram avaliadas 220 instituições em todos os estados brasileiros. Em primeiro lugar na pontuação está a Fundação Casper Líbero (São Paulo, SP), seguida de Universidade de São Paulo (São Paulo, SP), Universidade Católica de Brasília (Brasília, DF), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas, SP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ), Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, SP), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG), Universidade de Brasília (Brasília, DF) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS).


Saiba os cursos de jornalismo mais bem avaliados:



01 - Fundação Casper Líbero - SP
02 - Universidade de São Paulo - SP
03 - Universidade Católica de Brasília - DF
04 - Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP
05 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP
06 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ
07 - Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP
08 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG
09 - Universidade de Brasília - DF
10 - Pontifícia Universidade Católica do RS - RS



O estudo leva em conta os aspectos acadêmicos, mas também valoriza projetos que tenham o reconhecimento do mercado de trabalho e estejam atualizados com as novas exigências do atual panorama profissional, com as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais.

0 Comentários: