terça-feira, 19 de maio de 2009

Vereadores discutem a problemática dos moto taxistas clandestinos em Santarém

A Sessão Especial da Câmara Municipal de Santarém realizada hoje (19/05), discutiu os problemas causada por moto taxistas clandestinos e as formas de solucionar esta situação. Na ocasião estiveram presentes representantes do DETRAN, SMT, 5º Delegacia de Polícia Federal Rodoviária, PTRAN, além dos presidentes dos presidentes dos sindicatos dos moto taxistas, moto condutores e taxistas.

Foram muitas as abordagens sobre a problemática dos clandestinos, e todos foram unânimes em dizer que o excesso de moto taxistas clandestinos na cidade trás conseqüências no trânsito, os acidentes na cidade são cada vez maiores, segundo o vereador Erasmo Maia isso acontece em virtude da falta de fiscalização por parte do poder público responsável por este trabalho.

O presidente do Sindicato dos Moto taxistas, Raimundo Elionaldo de Souza, sugeriu a ampliação do número de permissões para moto taxistas, abrindo mais 350 vagas, sendo 300 para área urbana e 50, para atender a demanda de Mojui dos Campos e Boa Esperança, propôs ainda que as motocicletas particulares fiquem rigorosamente proibidas de utilizar o segundo capacete, ou seja, as motocicletas particulares poderão transportar o carona, desde que o capacete seja individual e de propriedade do carona.

Erasmo Maia acredita que a proposta de aumentar o número de permissionários só resolveria se o governo executasse a sua parte, para ele, seria necessário a fiscalização, o vereador afirma que esta seria uma forma de coibir os moto taxista clandestinos, “ a questão da restrição ao capacete poderiam ajudar, porém iriam impedir os que não são moto taxista de levarem quem quer seja como passageiro”, complementou.

O secretário municipal de transporte Sandro Lopes, recomendou que se desse prioridade ao serviço legalizado, por uma série de fatores, um deles é a fácil identificação do permissionário, a prudência, já que o número de acidentes produzido pela categoria é muito baixo em relação aos clandestinos e ainda segundo ele, quem pega um moto taxista clandestino e está pagando por esse serviço, também pode ser alcançado pelas penalidades da Lei.

Para o vereador Henderson Pinto, as reivindicações dos permissionários foram validas, já que trabalham na legalidade, pagam suas taxas corretamente, ele acredita que se não houver um controle este problema não será solucionado. “O município precisa bancar uma campanha educativa, para que seja apresentando e pedido a sociedade que se utilize dos transportes regularizados, que se utilize do ônibus, taxis e moto taxistas regulares, então é isso que o município precisa fazer, a única forma de conscientizar é fazendo uma campanha”, sugeriu o parlamentar.


Fonte: Ascom/ DEM e PSDB - Santarém

0 Comentários: