domingo, 24 de maio de 2009

Perfil: Alec Oxenford

Empreendedor e ousado, Alec Oxenford é um empresário de talento e credibilidade no ramo da internet. Em 2006, foi um dos fundadores da OLX, um site que tem por objetivo ser líder em classificados gratuitos no mundo. De seu escritório em Buenos Aires, onde ficam as equipes de tecnologia e de Serviço ao Cliente, supervisiona mais de 100 funcionários, além de participar da área de M&A na Ásia e Europa. Alec ainda se dedica a diversos conselhos de ONGs e foi eleito Líder Jovem Global pelo Fórum Econômico Mundial. Ele concluiu seu MBA com distinção na Escola de Administração de Harvard (1997), tendo recebido Honras de Primeiro e Segundo Ano. O blog de Alec é: http://www.alecoxenford.com/



Fábio: Como você percebeu que a internet seria um mercado em potencial para sua empresa?


Alec: “Em 1999, junto com um grupo de amigos. Nos conhecemos em Harvard e identificamos que a Internet seria uma revolução e que ofereceria importantes oportunidades para quem conseguisse aproveitar a tendência. O primeiro mercado foi a América Latina, que estava a ponto de decolar. Lançamos DeRemate.com (Arremate.com.br) dia 31 de agosto de 1999 e depois vários outros projetos. Foram momentos com uma velocidade e intensidade sem precedentes.”

Fábio: Como surgiu a idéia de fundar a OLX?


Alec: “A idéia do OLX surgiu quando Fabrice Grinda e eu, os fundadores do OLX, advertimos, no princípio de 2006, que existia uma oportunidade única de criar uma plataforma líder de classificados gratuitos online para o mundo. Esta oportunidade se dava por uma conjunção de elementos muito especiais. Primeiro, o modelo de classificados gratuitos por internet estava já muito provado com o forte êxito do Craigslist nos EUA; em segundo lugar, fora dos EUA, não existia nenhuma marca de classificados online posicionada; em terceiro, a tendência geral de uso da internet ia cada vez mais claramente direcionada à internet grátis, beneficiando o negócio do OLX; por último, o desenvolvimento do Google como principal fonte de tráfico na internet ajudaria ao novo jogador com bom conteúdo e finalmente a plataforma de adsense nos permitiria rentabilizar o OLX em todo o mundo a um custo muito baixo. Todos esses fatores combinados geraram uma oportunidade excepcional para lançar a OLX no começo de 2006. Três anos mais tarde e com 22 milhões de anúncios publicados, cremos que fui uma boa idéia atacar esta oportunidade!”

Fábio: O empreendedorismo sempre fez parte de sua carreira profissional?

Alec: “Sim. Adoro empreender. Me sinto atraído pelo desconhecido. Me entusiasma o novo. Me motiva criar!”


Fábio: Quais são os fatores que fazem da OLX um sucesso da internet?

Alec: “Estes são alguns: 22 milhões de anúncios publicados; o OLX oferece uma plataforma verdadeiramente global. Sítios locais em mais de 80 países e em 40 idiomas; uma tecnologia de ponta. Um produto atrativo com categorias intuitivas, com navegadores e filtros de vanguarda; um serviço ao cliente muito profissional 24 x 7; m controle de spam e de segurança de primeiro nível e ma plataforma móvel de vanguarda no m.olx.com.”

Fábio: Existe receita para se obter sucesso?


Alec: “Creio que não existe uma receita... mas estes fatores, na minha experiência, são muito relevantes: Foco nas pessoas; Cuidar do caixa; Pensar grande; Não subestimar a concorrência; Manter a palavra e ão se assustar frente a decisões difíceis.”

Fábio: Como foi ser eleito Líder Jovem Global pelo Fórum Econômico Mundial?

Alec: “Um orgulho espetacular. E uma aventura divertidíssima...”


Fábio: Estudar em Harvard ajudou para você chegar onde chegou?
Alec: “Sem dúvidas. Harvard me deu muito. Me deu uma network de pessoas potentes em todo o mundo, me ensinou uma maneira de pensar com rigor analítico e imaginação. Me mostrou que se pode pensar grande.”

Fábio: Considerações finas...


Alec: “Acabo de completar 40. E sou fervente crente que minha vida acaba de começar. Não sei que novas aventuras virão, mas sim sei que serão muitas, divertidas, novas e vanguardistas! Sinto que o que fiz até agora foi preparar-me para o que virá. Que vertigem!”


Por Fábio Barbosa
Foto: Arquivo OLX

0 Comentários: