quarta-feira, 20 de maio de 2009

GT Copa apresenta estudo de viabilidade para Mangueirão

Belém se antecipou às outras cidades candidatas à subsede da Copa do Mundo 2014 e foi a primeira a completar o estudo de pré-viabilidade para adequação de seu estádio, documento exigido pela Fifa, cujo prazo de entrega se esgota no dia 30 de junho. Realizado pelo GT da Copa 2014 a pedido da governadora Ana Júlia Carepa, o estudo aponta as possibilidades de parcerias entre o Governo do Estado e a iniciativa privada para realizar investimentos que vão transformar o estádio do Mangueirão e seu entorno.


Belém se antecipa e Mangueirão pode sediar jogos da Copa do Mundo de 2014


O documento foi entregue à governadora nesta terça-feira (19/05) pela coordenadora do GT da Copa, Lúcia Penedo, e pelo grupo de analistas da Price, consultoria contratada pelo Governo do Estado para a realização do projeto, numa reunião da qual também participaram a secretária de Governo, Ana Cláudia Cardoso, e o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Leão. O investimento previsto para as obras do estádio é de cerca de 95 milhões de dólares. Junto ao estudo, também foi apresentado um relatório operacional já com as diretrizes de trabalho para os próximos anos para preparar Belém para receber os jogos de 2014.

Ana Júlia Carepa informou que o estudo será encaminhado à Fifa e voltou a afirmar que está confiante na escolha de Belém como uma das subsedes. "Pelas análises técnicas, temos todas as chances para isso. E temos esse diferencial: somos a única cidade a apresentar esse estudo de viabilidade. Vamos buscar Parcerias Público Privadas, onde o governo entra com uma parte do financiamento e a iniciativa privada com outra parte, dando condições para que seja um investimento rentável. Além do que, o Pará é o estado que necessita de menos investimentos para adaptação do estádio, e já estamos realizando as obras de infra-estrutura que são importantes para a região metropolitana, mas que terão impacto na acessibilidade ao Mangueirão, como a duplicação da Transmangueirão."

Fonte: Agência Pará

Foto: Lucivaldo Sena

0 Comentários: