terça-feira, 5 de maio de 2009

FIT implanta projeto de valorização e preservação do patrimônio histórico santareno

O Projeto “Produção de Réplicas e Catalogação dos Prédios Históricos de Santarém” realizado pelas Faculdades Integradas do Tapajós - FIT com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Mineração Rio do Norte, partiu da constatação de que em Santarém, muitos prédios históricos estão sendo descaracterizados e demolidos desvalorizando uma parte importante da história da cidade.

Embasada na sua missão de instituição socialmente responsável, a FIT, que já desenvolveu diversos projetos voltados para o resgate e a preservação da história e da cultura santarena, realizou o lançamento do projeto no 13 de fevereiro de 2009, com o Seminário “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém” na presença de convidados e autoridades entre os quais o Vice-Governador do Estado do Pará e representantes da Prefeitura de Santarém, além de representantes da Mineração Rio do Norte e da Diretora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) do Estado do Pará.

Durante o seminário, foram realizadas palestras e o lançamento de um catálogo com 40 páginas com as fotografias produzidas por Edson Queirós, dos mais conhecidos prédios antigos da nossa cidade.

Após o seminário foram realizadas outras atividades do projeto como: mesas redondas, palestras, exposições de fotografias antigas, várias oficinas de técnicas de produção de produção de miniaturas dos prédios históricos e atividades de Educação Patrimonial, junto a professores e alunos da rede pública de Santarém.

As próximas ações a serem realizadas são: hoje (05/05), será feito o descerramento das primeiras placas indicativas com a síntese histórica dos prédios mais antigos de Santarém (Catedral de Nossa Senhora da Conceição e o Solar do Barão de Santarém) e dia 07 será o descerramento da placa do Centro Cultural João Fona. No dia 14 às 19H30 acontecerá a vernissage da primeira exposição de resultados das oficinas (miniaturas dos prédios em argila e gesso produzidos pelos artesãos nas oficinas do projeto). Posteriormente serão afixadas mais 09 placas indicativas e realizadas novas oficinas. No dia 22 de junho, por ocasião dos 348 anos da fundação de Santarém, serão afixadas as últimas placas, haverá mais uma exposição de resultados das oficinas e o lançamento da revista “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém”.

Em razão da importância e do ineditismo do projeto que tem por objetivo conscientizar a população santarena da necessidade de preservar o seu patrimônio, apresenta a ela a aos nossos visitantes a história da nossa Cidade escrita nessas construções seculares.

O Projeto foi selecionado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Autarquia Federal , vinculada ao Ministério da Cultura, para juntamente com um projeto do Estado do Tocantins, representarem a região Norte num seminário que será realizado no período de 18 a 23 de maio na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Comissão de Seleção, os projetos foram selecionados com base em análise técnica, considerando a importância do projeto, sua originalidade, viabilidade de execução , clareza da justificativa e coerência do projeto, pertinência e adequação do mesmo á temática do edital, consistência de fontes identificadas para o seu desenvolvimento, comprovação de informações constantes do projeto e resultados esperados.

0 Comentários: