domingo, 21 de setembro de 2008

Perfil: Nair Santos

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Nair Santos é uma das figuras mais marcantes dentro das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). Coordenadora dos Cursos de Jornalismo e Publicidade, tem sido de fundamental importância no andamento das atividades acadêmicas da instituição. Conhecida por seu carisma e simpatia, Nair está sempre em constante aprendizado e considera o conhecimento dos alunos como fundamental para o sucesso dos cursos que estão sob sua responsabilidade.

Fábio: Qual os desafios que os futuros jornalista enfrentarão no mercado de trabalho regional?

Nair: "A ótica que eu vejo é um tanto difícil, mas é difícil em qualquer lugar. Por que aqui antes de nós termos o curso já existiam rádios, jornais e TV. E existem profissionais excelentes, mas sem diploma. E para eles não é mais interessante fazer um curso. Os alunos que entram agora já tem essa noção que vai ser muito difícil, mas isso se renova. Essas pessoas que já estão há vinte anos serão substituídos por novos profissionais. Chegará um momento em que vai haver a exigência do diploma, ou terá uma grande oferta e as empresas terão de optar por aquele que é melhor preparado, em termos de conteúdo. Eu credito que tem um lado negativo, mas bem positivo por que os olhares de quem está à frente dessas empresas vão privilegiar os novos profissionais que tenham essa bagagem de conhecimento teórico e não só prático."

Fábio: Receber a coordenação de um curso de jornalismo é uma responsabilidade, como fazer para desenvolver um trabalho de qualidade?

Nair: "Pra te falar a verdade é gostoso! Por que eu estou aprendendo e tudo é novo pra mim. A cada semestre é uma novidade, vamos aprendendo com os alunos todos os dias. Acredito que eles começaram a entrar em uma fase de amadurecimento, afinal estão na metade do caminho e o legal é chegarem ao final. Eu acredito que todos estão com um conceito de que o final está próximo e, que tem de melhorar agora para poderem sair preparados para o mercado de trabalho."

Fábio: É difícil fazer jornalismo em Santarém?

Nair: "Eu acredito que não! Nós estamos em um ambiente que é muito promissor, principalmente nas especialidades. Vai chegar um momento em que importarão jornalistas que sejam conhecedores de assuntos da região, como meio ambiente, agricultura, animais e fauna. Vai ter bastante espaço, agora estes alunos precisam se especializar nessas áreas, principalmente no jornalismo ambiental."

Fábio:
Quais as dificuldades?

Nair: "Eu não vejo dificuldades. Talvez por não haver profissionais com essas teorias do jornalismo."

Fábio: Como fazer com que o curso sempre esteja atualizado com as novas tecnologias e conteúdos?
Nair: "Se quem faz jornalismo, faz por que gosta... Então eu acredito que este profissional está a cada dia se interessando e descobrindo coisas novas para que no final ele opte por uma área de interesse. O próprio aluno faz com que o curso tenha esse dinamismo. É ele que faz esse movimento de atualização."

Fábio:
Um conselho para as pessoas que estudam jornalismo...

Nair: "O meu conselho, baseado na minha experiência, é que os futuros jornalistas aproveitem todo o seu tempo pensando na sua formação. Tudo que você vê e olha, tente levar para contribuir na sua formação. Não perca tempo, por que o tempo passa a não recuperamos mais. Busquem aprofundar seus conhecimentos, mas naquilo que é realmente essencial."

Fábio: Considerações finais...

Nair: "Eu gostaria de agradecer, em primeiro lugar, a sua preocupação de voltar sempre a sua região e que os demais colegas, aqueles que tem interesse pelo jornalismo façam, pois eu acredito que esse será o grande curso da área de humanas, dentro da comunicação social."


Por Fábio Barbosa
Foto: Agência FB

0 Comentários: