domingo, 14 de setembro de 2008

Perfil: Maria Beltrão

Ela é carioca, jornalista e atualmente apresentadora do Jornal das 10, da GLOBO News. Maria Beltrão, se formou na UniverCidade, em Ipanema, zona sul do Rio. Foi a primeira apresentadora do Em Cima da Hora. Em sua carreira destacam-se a cobertura dos atentados de 11 de setembro, quando ficou 10 h no ar, ao vivo, informando os telespectadores dos últimos acontecimentos. Como jornalista não tem hora nem lugar para exercer a profissão, ela deixou sua lua de mel para fazer a cobertura da morte da princesa Diana, diretamente de Londres. Desde 2002 apresenta o desfile das Escolas de Samba de São Paulo pela TV GLOBO. Além do Oscar, Prêmio Emmy e o Bom dia Brasil.

Fábio: Por que você fez jornalismo?

Maria Beltrão: “Eu fazia economia na PUC e um dia percebi que não gostava daquilo e foi conversar com meu pai. Falei – pai eu já fiz dois anos e meio e acho que deveria fazer alguma coisa com comunicação. Aí meu pai falou assim – graças a deus que caiu essa ficha! Meu pai adorou, por que meu avô foi um grande jornalista, Heitor Beltrão. Então derepente, um belo dia eu larguei a faculdade de economia e fui fazer jornalismo”.

Fábio: Como é fazer jornalismo diário na GLOBO News?

Maria Beltrão: “Já foi muito estressante. Muito penoso e trabalhoso. Já deixei de ter minha vida social, mas hoje em dia não. Eu estou muito mais tranqüila. Adoro o que eu faço. E quando agente tem feedback de público e direção, se vive um fase bem tranqüila no trabalho”.

Fábio: Quais os planos para 2009?

Maria Beltrão: “Eu estou estreando um novo jornal na GLOBO News. Ele ainda não tem nome, vai ser um jornal muito legal por que basicamente não tem matérias. Eu chamo vários vivos em vários lugares. Converso com muita gente, vai ser um jornal conversado com duas horas de duração. Mais eu ainda não posso adiantar muita coisa por que ainda estamos montando o projeto”.

Fábio: Um conselho para os jornalistas que estão estudando...

Maria Beltrão: “Quem quiser televisão não tenha medo do ridículo. Aposte em você, mesmo com qualquer deficiência que você ache que tenha. Tente vencer a timidez e tenha muita leitura. Se você lê pouco, comece a ler. Vocabulário também é muito importante para o jornalismo de TV. Você pode ser coordenador ou produtor, mas a base da comunicação é a leitura. Então não tem jeito de você escapar”.

Por Fábio Barbosa
Foto: Agência FB

1 Comentários:

Anônimo disse...

maria beltrao vc e linda,gostaria de te conhercer pessoalmente.bjos