Fé e religiosidade marcaram a manhã deste domingo (23/11) em Santarém. O motivo foi a realização de mais um Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Considerado a segunda maior manisfestação religiosa do estado do Pará, a festa em homenagem a santa movimentou as ruas e os fiéis da região.
Santarenos em procissão acompanham a imagem de Nossa Senhora da Conceição
Este ano a Diocese de Santarém comemora o círio de número 90. Este domingo mais de 180 mil pessoas saíram em procissão para homenagiar a padroeira dos santarenos. O cortejo saiu às 7 h da manhã da Igreja de São Sebastião com destino da Igreja Matriz. Durante o trajeto homenagens, canticos, orações e inúmeros pagadores de promessas, caminhavam ao lado da imagem de Nossa Senhora da Conceição.
O tema da festa desse ano é "Maria, discípula missionária, a serviço da vida plena".
Curiosidades do Círio 2008
- Este ano a corda, símbolo tradicional da romaria veio da Bahia e é feita de fibra natural de sisal e mede 220 metros, 02 polegadas de diâmetro e 380 kg. É a primeira vez que uma corda de fibra natural será usada no Círio. Nos anos anteriores, a corda era de fio de nylon.
- Há cerca de uma semana, a movimentação na cidade se alterou com a chegada de pessoas para participar desta grande manifestação: visitantes, turistas e filhos de Santarém.De acordo com representantes de hotelaria, quase todos os hotéis e pousadas estão com sua capacidade preenchida.
Foto: Luane Souza dos Santos
0 Comentários:
Postar um comentário