quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Deputado apresenta projeto que altera nome da Universidade Federal do Oeste do Pará

A Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA foi criada recentemente a partir do desmembramento da Universidade Federal do Pará – UFPA e da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. O projeto de lei de sua criação encontra-se tramitando na Câmara dos Deputados. Na Comissão de Educação, o Deputado Lira Maia (DEM-PA) foi o relator da matéria e o seu parecer foi aprovado por unanimidade. Na data de ontem (19/11), ele, apresentoy o Projeto de Lei 4.344/2008 que “Altera a denominação da universidade Federal do Oeste do Pará para “Universidade Federal da Integração Amazônica”.

Na justificativa do novo projeto o deputado ressaltou que o Poder Executivo, ao apresentar o projeto de criação da UFOPA, argumentou “que ela teria o propósito de atender a uma região com economia e cultura peculiares, cujo povoamento se iniciou no século XVII, mas teve seu desenvolvimento refreado, em virtude das dificuldades de transporte e abastecimento que as grandes distâncias impuseram. O Governo ressaltou que a expectativa é que a nova instituição gere benefícios para a Região Amazônica, ampliando e interiorizando a oferta de ensino superior. Simultaneamente, espera-se que seja fomentada a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos capazes de promover o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente aliados ao aumento do bem-estar e da prosperidade de seus habitantes”.

Para Lira Maia, a simples alteração do nome da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA para “UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO AMAZÔNICA – UNIAMA”, representa certo simbolismo no surgimento dessa jovem instituição, “ela é a primeira universidade pública sediada no interior da Amazônia, sendo que sua localização, em Santarém, é privilegiada, integrando as mesorregiões do Sudoeste do Pará e Baixo Amazonas. A alteração do nome da Universidade possibilitará a elaboração de um Estatuto capaz de integrar não só a Região Oeste do Estado, mas, os povos amazônicos que devem participar desta integração visando o enfrentamento dos desafios comuns, das assimetrias sociais e da construção cooperativa de um modelo de produção e consumo sustentável dos recursos naturais permitindo não somente o desenvolvimento sócio-econômico da Amazônia Internacional, mas também, a conservação da natureza e da cultura daqueles que nela habitam. Neste caso, é necessária a integração dos países onde estão os maiores e melhores auspícios do futuro dessa região”, ressaltou.

O Projeto apresentado na tarde de hoje conta com o apoio incondicional do eminente Professor Seixas Lourenço, Presidente da Comissão de Instalação da Universidade Federal do Oeste do Pará que manifestou inclusive, o apoio do Ministro da Educação, Fernando Haddad ao projeto do Deputado Lira Maia devido à importância, a amplitude e a responsabilidade que a Universidade passa a ter já na sua criação.

“Acredito que a proposta não teria nenhuma dificuldade para sua aprovação devido a todos os argumentos já relatados e agora, com o apoio do Ministro Fernando Haddad, acredito que teremos mais que uma Universidade, teremos em nossa região o instrumento de desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e sócio-econômico que a grandeza da região Amazônica merece e que agora será uma realidade. O nome UNIAMA representa a integração dos povos amazônicos e é em sua essência, uma “declaração de amor” pela nossa Amazônia”, concluiu Lira Maia.

0 Comentários: