domingo, 30 de novembro de 2008

Imagens da Árvore de Natal da Lagoa

Vídeo com as imagens do momento da inauguração da árvore de natal na Lagoa Rodrigo de Freitas e os fogos de artifício que iluminaram a noite na capital carioca.

sábado, 29 de novembro de 2008

Inauguração da Árvore na Lagoa no Rio marca início das festas de fim de ano

Mesmo com o clima de chuva, a tradicional árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, foi inaugurada na noite deste sábado (29/11). Em clima natalino convidados e pessoas de todas as partes da cidade e do país apreciaram o momento em que as luzes foram acesas.
Para a paranaense Sophia Novaes este ano as luzes da árvore são mais especiais. "Em 2008 eu comemoro 20 anos morando no Rio e todos os anos costumo vir aqui e ver a árvore, isso reforça cada vez mais o espírito dessa época do ano", declarou.
Um grande número de pessoas estava presente no local que foi palco ainda de apresentações de cantores, entre eles Elba Ramalho.
Cariocas e turistas a partir desta noite poderão apreciar a árvore que se encontra sobre as águas da lagoa. Nessse período as luzes prometem encantar a todos que por lá passarem.



Veja as fotos:






Fotos: Fábio Barbosa/ Agência FB

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Estudantes Santarenos participam de conferência em Belém

Um grupo de onze estudantes vão representar a rede municipal de ensino na Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Eles vão defender os projetos aprovados durante a Conferência Regional realizada em Santarém, no início de novembro.

A conferência regional será em Belém de 1º a 3 de dezembro. Os alunos serão acompanhados pelas professoras Nelcilene Palhano (Coordenadora da Educação Ambiental), Clarice Rebelo (Coordenadora da Escola da Floresta) e Jocenila Picanço (Coordenadora da Educação Indígena).

O grupo viaja para Belém na manhã de segunda-feira (01/12).

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Grupo Vozes Caboclas faz show em Santarém

Eles são talentosos e cantam, em seu repertório, inúmeras músicas de compositores da Amazônia. O Grupo Musical Vozes Caboclas realizará na noite do dia 01 de dezembro, em Santarém, um show experimental que reuni música, dança, teatro, "causos" e poesia. Sempre destacando o trabalho de artistas santarenos e paraenses.



O show acontecerá na Praça da Matriz a partir das 21 h, junto do arraial de Nossa Senhora da Conceição.



Imperdível!!!





Foto: Divulgação

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Bolsas do ProUni serão ampliadas no primeiro semestre de 2009

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (24), a oferta de 156.416 bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2009. São 95.694 bolsas integrais e 60.722 parciais, de 50% da mensalidade. As inscrições podem ser feitas até 12 de dezembro.
De acordo com a coordenadora-geral de projetos especiais para a graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Paula Branco Melo, a oferta de bolsas de estudos do ProUni cresceu 47% em relação ao primeiro semestre de 2007. No ano passado, o MEC ofereceu 106 mil; agora, são mais 156 mil. No caso das bolsas integrais, o índice de aumento, segundo Paula, foi ainda maior com relação ao mesmo período — subiu de 53 mil para 95 mil.
Na página do ProUni, o estudante encontra a ficha de inscrição, informações detalhadas do Programa, tais como critérios e renda, e o número de vagas por estado e por instituição de educação superior, os cursos, os turnos das aulas e os tipos de bolsas.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Amigo Secreto dos Blog’s


O blog This (http://blogthis.brogui.com/), lançou uma idéia criativa para comemorar a passagem de 2008. Em todas as festas dessa época, além de comidas natalinas é comum acontecer a tradicional troca de presentes, o famoso amigo oculto. Mas como seria possível fazer isso com blog’s? Muito simples e fácil. Blogueiros de todo o país se cadastraram e foram sorteados secretamente, nesse caso o presente é uma postagem, comentando o que você achou do blog do seu amigo oculto. Nosso blog participou o tirou o blogueiro Bruno Campos Araújo Gusmão (http://pior.brogui.com/), proprietário do blog “Pior dos Piores”.

O Presente



O blog do Bruno, apesar do nome, é um dos mais interessantes que já vi na internet. No mundo dos blog’s brasileiros a criatividade reina, e no blog dele, mais ainda. Já começa pelo nome (Pior dos Piores), pode parecer pedante, mas não é!

O blog é muito bom. Na verdade diria divertido, hilariante, incomparável, etc. poderia escrever aqui muitos predicados da página, mas tomei a liberdade de selecionar alguns dos posts que mais me chamaram atenção:

Confira:

Seu gato quer te matar?

A formiga e a Cigarra no Brasil

Cornos estaduais

Perdão

Universidades: Particular X Federal

Pérolas do ENEM 2007

O blog tem piadas, crônicas, e tudo mais que a sua imaginação, nesse caso a do Bruno, tiver coragem de colocar na web. Vídeos, fotos, charges, enfim, é um mis de coisas e tudo com dose homeopática de humor. Na descrição do blog olha o que ele escreveu:“(...) Venho aqui almejar o título de pior blog desde o Pudim, título este que também é desejado por outros blogs. (...) eu: Um butequero vagabundo que não tem nada melhor pra fazer na frente do computador do que ver besteiras, quem tem tendências a se achar pior em tudo que faz, e possuidor de nenhuma habilidade em photoshop!Bem, se esses atributos não forem o suficiente para me classificar como o pior blogueiro da internet, então o conteúdo será.”

Bom ao meus olhos o blog não é ruim, na verdade, como falei antes, é bem interessante e criativo. Mas convido a todos a tirarem sua próprias conclusões, portanto, visitem o blog do Bruno, vulgo “Pior do Piores”. (http://pior.brogui.com/)



Os Participantes...
Caixa de Sapato _ Trinta e Poucos _ BlogThis! _ Desativado _ Bate Cabeça _ Impressionante _ Paradoxo Neuronal _ Coisas Que Gosto _ Sabor de Cereja_na Copa _ Nepster _ ZineAcesso _ Leio o Mundo Assim _ Entre Fotos e Beijos _ Um de Nós Dois _ Arquivo Abrir _ Desventuras sem Sequencia _ Templates para Novo Blogger _ Um ser tão sonhador _ Visão Panoramica _ Templates Para Você _ Batalha Naval _ Pior _ XGoogle _ Bebendo Fumaça _ Vale do seu Lixo _ Indeiscente _ A Gente ta Bem_Newserrado _ Sweet Madness_Sou Carioca _ Smokimpot_Eu odeio isso aqui _ O Ceu, o Sol e o Mar_Celso Ricardo_ Fronteiras no Tempo _ Séries ETC _ Leonina Digital _ Criativo de Galochas _ Instinto Coletivo _ Já Passou o Tempo _ BGK _ Pix _ Merendinhas _ Torresmo Fresco _ Que Mário? _ Sem Template _ High _ Pop _ Tudo-Ave _ Bravus _ Fester _ Elaborarte _ Edson Zuando Tudo_ Profundamente _ Elfslair _ MCZInfo _ DJ Magu _ Infinitamente _ Mais _ Blogatoa _ Calango 74 _ Agencia FB_Oncioso _ Fabio P _ Conectou _ Do que as mulheres gostam _ Voadora Na Jugular _ Cerebelo na brita _ Sabe de Uma Coisa _ Corpo Digital _ Muita Pimenta _ Viajens da _ Francy _ Olho Junto _ Mundo Veio _ Séries.COM _ Blog Galvão _ Zalmir _ Gordo Nerd _ Não Passei no Vestibular _ Tampa _ Blog_Mente Vazia Oficina_Blog do Hugo _ Igaum _ Esquizonfrenia Virtual _ Feminices _ Brasil do Bem _ Jimmy Neph _ Prove Isso _ Suporte na Web _ TPMulheres _ Malvada _ Utilidade Pública _ Chip Sangrento_ Mulheres Intocaveis _ Blog Pacu Assado _ Super Simples _ In-Versus _ Etc.. _ Doces Doletérios _ Lucas Oliveira _ Quarto Universitário_Chicle de Menta _ Estranhosos_Boneco de Meia_Manual do Big Boss _ Visual Box _ Ferramentas Blog_Matchola _ O Mundo Mágico de Horseman _ Rindo na Net _ Meu lado Doce da Vida _ Cinta Liga _ Magia Downloads _ Ortubes _ Arrupia _ Paulo K _ O Crespusculo _ Quadrideko _ Rafa Barbosa _ Papibakigrafo _ Novo Mundo _ Expresso do Oriente_Carioca no Cerrado _ Restartando_Blog da Reicla _ Rebloggando Requeri _ Rosa Porquinho _ To Na Cola _ O Padre Voador _ Sabrina Mix _ Acumulo de Nuvens _ PlugBr _ Deixa Vive _ Incrivel _ Nem Ri _ Blogueigoo _ Pirajah _ Papo de Bar _ Self Make Man _ Caderno de Uaba _ Advance Unit _ Fio de Ariadne _ Desconspiração _ Devaneio Lucido _ Macacaumor _ Crônicas de uma vida sem Sentido _

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Homenagem ao Círio de Nossa Senhora da Conceição

domingo, 23 de novembro de 2008

Fotos do Círio 2008

Nossa Senhora da Conceição padroeira dos santarenos
Fiéis ao lado da berlinda da santa no momento da saída da procissão

Berlinda com a imagem de Nossa Senhora da Conceição

Fotos: Luane Souza dos Santos



Fafá de belém - Ave Maria

Hino da Festa de Nossa Senhora da Conceição


(Composição: Emir Bemerguy e Wilson Fonseca)


A cidade outra vez se embandeira,
Ganha enfeites de alegres quermesses:
Chega a festa de sua Padroeira,
Grato ensejo de risos e preces.
Santarém do folclore bonito,
Das canções e do azul Tapajós,
Hoje aos céus faz subir este grito:
"Rogai sempre, Mãezinha, por nós"!

ESTRIBILHO:
Proclamamos, ó Virgem Maria,
Neste instante de santa emoção:
Santarém nunca mais poderia
Retirar-Vos do seu coração!


O Caminho, a Verdade e a Vida,
Encontramos no amado Jesus,
Mas sabemos que Vós, Mãe querida,
Sois o atalho que a Cristo conduz.
Este povo piedoso, ó Senhora,
Vos aplaude, contrito, de pé,
E entre as palmas vibrantes implora
Que aumenteis sempre mais sua Fé!

Santarém realiza Círio de Nossa Senhora da Conceição

Fé e religiosidade marcaram a manhã deste domingo (23/11) em Santarém. O motivo foi a realização de mais um Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Considerado a segunda maior manisfestação religiosa do estado do Pará, a festa em homenagem a santa movimentou as ruas e os fiéis da região.

Santarenos em procissão acompanham a imagem de Nossa Senhora da Conceição

Este ano a Diocese de Santarém comemora o círio de número 90. Este domingo mais de 180 mil pessoas saíram em procissão para homenagiar a padroeira dos santarenos. O cortejo saiu às 7 h da manhã da Igreja de São Sebastião com destino da Igreja Matriz. Durante o trajeto homenagens, canticos, orações e inúmeros pagadores de promessas, caminhavam ao lado da imagem de Nossa Senhora da Conceição.


O tema da festa desse ano é "Maria, discípula missionária, a serviço da vida plena".



Curiosidades do Círio 2008


  • Este ano a corda, símbolo tradicional da romaria veio da Bahia e é feita de fibra natural de sisal e mede 220 metros, 02 polegadas de diâmetro e 380 kg. É a primeira vez que uma corda de fibra natural será usada no Círio. Nos anos anteriores, a corda era de fio de nylon.


  • Há cerca de uma semana, a movimentação na cidade se alterou com a chegada de pessoas para participar desta grande manifestação: visitantes, turistas e filhos de Santarém.De acordo com representantes de hotelaria, quase todos os hotéis e pousadas estão com sua capacidade preenchida.

Foto: Luane Souza dos Santos

sábado, 22 de novembro de 2008

Panorâmica

Foto: Fábio Barbosa/ Agência FB
Céu Encoberto

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Santarém se prepara para o Natal

Orla ornamentada com luzes por toda sua extensão


Os preparativos para o Natal já começaram em Santarém. A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (SEMINF), através da Unidade de Gestão Energética (UGEM), iniciou hoje (21/11) a ornamentação luminosa da orla da cidade. O primeiro espaço que está recebendo as lâmpadas de natal é a Praça da Matriz, prosseguindo por toda a extensão da Orla, praça Barão de Santarém (São Sebastião), praça do Mirante, Prefeitura Municipal e Parque da Cidade.

Em todos os espaços serão utilizadas 1.200 caixas de pisca-piscas e 1.800 metros de neon. Como parte da ornamentação, o governo municipal vai montar na ilha em frente a cidade, pelo terceiro ano consecutivo, a árvore de natal que tem mais de 45 metros de altura. Outro espaço que também atrai muitas pessoas é a Casinha do Papai Noel que também já começa a ser armada ao lado do Centro Cultural João Fona, na Praça Barão de Santarém.


Foto: Divulgação PMS

Movimento pela criação do Novo Estado lança site

O Movimento pela criação do Estado do Tapajós lançou seu site (http://www.estadotapajos.com.br/).

Na página o internauta pode conhecer os objetivos da criação do estado e todas as informações do movimento pelo plebiscito.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Deputado apresenta projeto que altera nome da Universidade Federal do Oeste do Pará

A Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA foi criada recentemente a partir do desmembramento da Universidade Federal do Pará – UFPA e da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. O projeto de lei de sua criação encontra-se tramitando na Câmara dos Deputados. Na Comissão de Educação, o Deputado Lira Maia (DEM-PA) foi o relator da matéria e o seu parecer foi aprovado por unanimidade. Na data de ontem (19/11), ele, apresentoy o Projeto de Lei 4.344/2008 que “Altera a denominação da universidade Federal do Oeste do Pará para “Universidade Federal da Integração Amazônica”.

Na justificativa do novo projeto o deputado ressaltou que o Poder Executivo, ao apresentar o projeto de criação da UFOPA, argumentou “que ela teria o propósito de atender a uma região com economia e cultura peculiares, cujo povoamento se iniciou no século XVII, mas teve seu desenvolvimento refreado, em virtude das dificuldades de transporte e abastecimento que as grandes distâncias impuseram. O Governo ressaltou que a expectativa é que a nova instituição gere benefícios para a Região Amazônica, ampliando e interiorizando a oferta de ensino superior. Simultaneamente, espera-se que seja fomentada a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos capazes de promover o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente aliados ao aumento do bem-estar e da prosperidade de seus habitantes”.

Para Lira Maia, a simples alteração do nome da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA para “UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO AMAZÔNICA – UNIAMA”, representa certo simbolismo no surgimento dessa jovem instituição, “ela é a primeira universidade pública sediada no interior da Amazônia, sendo que sua localização, em Santarém, é privilegiada, integrando as mesorregiões do Sudoeste do Pará e Baixo Amazonas. A alteração do nome da Universidade possibilitará a elaboração de um Estatuto capaz de integrar não só a Região Oeste do Estado, mas, os povos amazônicos que devem participar desta integração visando o enfrentamento dos desafios comuns, das assimetrias sociais e da construção cooperativa de um modelo de produção e consumo sustentável dos recursos naturais permitindo não somente o desenvolvimento sócio-econômico da Amazônia Internacional, mas também, a conservação da natureza e da cultura daqueles que nela habitam. Neste caso, é necessária a integração dos países onde estão os maiores e melhores auspícios do futuro dessa região”, ressaltou.

O Projeto apresentado na tarde de hoje conta com o apoio incondicional do eminente Professor Seixas Lourenço, Presidente da Comissão de Instalação da Universidade Federal do Oeste do Pará que manifestou inclusive, o apoio do Ministro da Educação, Fernando Haddad ao projeto do Deputado Lira Maia devido à importância, a amplitude e a responsabilidade que a Universidade passa a ter já na sua criação.

“Acredito que a proposta não teria nenhuma dificuldade para sua aprovação devido a todos os argumentos já relatados e agora, com o apoio do Ministro Fernando Haddad, acredito que teremos mais que uma Universidade, teremos em nossa região o instrumento de desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e sócio-econômico que a grandeza da região Amazônica merece e que agora será uma realidade. O nome UNIAMA representa a integração dos povos amazônicos e é em sua essência, uma “declaração de amor” pela nossa Amazônia”, concluiu Lira Maia.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto Papai Noel dos Correios

Todos os anos milhares de crianças brasileiras escrevem para Papai Noel na esperança de ganhar um presente de Natal. E como os endereços do Bom Velhinho variam de acordo com a imaginação infantil (Rua da Fantasia, Travessa do Sol, Largo da Alegria, Pólo Norte), essas cartas acabam sendo retidas nos Correios que, para não decepcionar o sonho dessas crianças, procuram encontrar doadores para adotá-las. Para facilitar a adoção, este ano os Correios do Rio de Janeiro destinaram 32 pontos de atendimento onde os doadores poderão ler as cartas e selecionar aquela que mais lhe toca o coração.

Para participar do Projeto Papai Noel dos Correios e realizar os sonhos da garotada, veja as recomendações abaixo:

Idade das crianças: serão atendidas apenas crianças de até 12 anos (conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente – Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos .

Natureza dos pedidos: só devem ser contemplados pedidos de brinquedos, material escolar, roupas e calçados .

Tipo de presentes: só serão aceitos presentes novos e, sempre que possível , de acordo com o pedido da criança.

Local de entrega: os presentes deverão ser entregues devidamente embalados e identificados com o número da carta adotada , no mesmo posto de atendimento dos Correios onde foi feita a adoção.

Prazo de entrega: os padrinhos têm até o dia 15/12/08 para entregar a sua doação nos Correios.

Horário de atendimento: o atendimento aos interessados em adotar cartas será de 17/11 a 15/12/08, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Entrega em domicílio: os Correios entregarão o presente no endereço indicado pelo remetente da carta.

Destinação dos presentes devolvidos: todos os presentes não entregues pelos Correios, devido a endereço errado ou incompleto, serão destinados a entidades cadastradas no Programa Fome Zero.

Comentário

Da leitora Lely sobre o post Nota de Repúdio:

"Pior do que não ajudar o grupo a ir a Belém para participar do festival, é dar entrevista e dizer que "o poder público não ajudou por falta de posicionamento do grupo."

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Atualização

Caros Leitores,

O blog não foi atualizado no início desta semana por motivos técnicos.

A partir de hoje (18/11), estamos de volta com informações e artigos.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Projeto Rádio Pela educação se prepara para III Encontro ‘A escola que queremos’

O Projeto Rádio Pela Educação, da Diocese de Santarém, em parceria com a prefeitura, promoverá nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, o III Encontro “A escola que queremos”, no Colégio Don Amando. O evento deste ano pretende reunir mais de 200 alunos das escolas municipais de Santarém, Juruti e Monte Alegre. Na ocasião serão ministradas oficinas de meio ambiente, arte, educação e comunicação.

O tema do encontro será “A escola que queremos: 10 anos de educomunicando na Amazônia”. O principal objetivo será promover a participação dos alunos das escolas municipais envolvidos no projeto em experiências educacionais voltadas para expressão dos pensamentos e idéias das crianças e adolescentes.


Conheça o projeto Rádio pela Educação

O Projeto Rádio Pela Educação desenvolve atividades educomunicativas na região desde fevereiro de 1999. Surgiu a partir de uma proposta da Diocese de Santarém apresentada ao Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef.
O projeto tem como meta contribuir para a qualidade da educação, bem como, a qualidade de vida de crianças e de adolescentes no ensino fundamental nos municípios onde o programa é desenvolvido.

O programa de rádio “Para Ouvir e Aprender” é uma das principais ações do projeto. É veiculado na Rádio Rural de Santarém e vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras nos horários de 7h30 às 8h00 e de 14h05 às 14h35, sendo direcionado a alunos(as) de 1ª a 4ª série do ensino fundamental .

Nas salas de aula, os programas são ouvidos em rádios à pilha, à corda, à energia solar ou à energia elétrica. Para direcionar o trabalho do educador, um Guia Pedagógico do programa “Para Ouvir e Aprender” é produzido. O Guia, espécie de manual, contém todos os textos e músicas da Sessão Pedagógica dos programas de rádio, permitindo ao professor(a) planejar a sua aula de acordo com o tema abordado no texto/música e utilizar as sugestões de atividades com o texto.
Neste ano, o Projeto recebe o apoio do Projeto Criança Esperança Globo/Unesco e Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB.
Visite o Blog do Rádio Pela Educação (click aqui)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

'Não dê o peixe, ensine a pescar'

Pelo visto nem todos conhecem ou seguem os ditos populares. Aliás, o povo continua marginalizado das decisões políticas, inclusive das que comprometem sua vida. Em nome do Capital (estrangeiro), impedem a pesca e dão o que comer (mas só naquele momento).


Acordo de silêncio!

Pouco tem sido falado do empreendimento do conglomerado Tyssenkrupp CSA Siderúrgica do Atlântico. Grupo que instalará a nova siderúrgica na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Um empreendimento de proporções e impactos gigantescos, mas que têm pouco espaço na mídia e nas pautas políticas (de fato nenhum).

Com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, o PACS*¹ reuniu jornalistas no centro do Rio de Janeiro no dia 10 de novembro. Contou com a presença de pescadores da baía de Sepetiba, presidente da associação de pescadores, economistas, ambientalistas e advogado que apresentaram a problemática presente na Baía de Sepetiba e seus inúmeros desdobramentos. Foi divulgado ainda um dossiê sobre os impactos causados pela TKCSA. Neste documento estavam relatados os danos nos âmbitos econômicos, ambientais, turísticos e as implicações da lei. Laudos feitos pelo Grupo de Apoio Técnico especializado do Ministério Público do Rio de Janeiro também compõem o dossiê.

Sujeiras empurradas para debaixo do tapete e para o fundo da baía

O empreendimento do complexo Siderúrgico do conglomerado TyssenKrupp- CSA em Sepetiba, zona oeste do Rio de Janeiro, apresenta inúmeras irregularidades. Desrespeito aos Diretos Humanos, violação das leis de trabalho, não cumprimento de leis ambientais, uso indevido do dinheiro público. Estas irregularidades foram apontadas por representantes de Associações de pesca da região, por ambientalistas e economistas. E foi comprovado por documentos, dentre os quais está o laudo do Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Publico do Rio de Janeiro.
A obra embargada pelo Ibama desde 2007 e a operação do complexo siderúrgico comprometem o meio ambiente e a sobrevivência de milhares de famílias da região e de fora. Trata-se de uma área de alta diversidade biológica com espécies protegidas e grande valor turístico que já está comprometido pelas obras. A população local foi contra a empreitada desde o princípio. No fundo da baía foi enterrada alta quantidade de lama contaminada por metais pesados, como mercúrio e cádmio. Desde o início das obras, houve uma redução de 75% na produção de peixes e os peixes existentes estão comprometidos. Estes peixes abastecem o Rio de Janeiro e São Paulo. As obras começaram com licença do FEEMA, órgão que não tem poder de concedê-la. O impacto da siderúrgica vai ser tamanho que a empresa Hyundai desistiu de instalar uma montadora, pois os resíduos despejados no ar corroem a pintura dos carros.
As oito mil famílias que vivem no local são contra a instalação da siderúrgica. Entretanto, o grupo empresarial teria fretado ônibus para levar jovens às audiências públicas. Mas estes jovens não possuem nenhum vínculo com a região e desempenharam meramente o papel de “figurantes” nas audiências. Em troca de um banquete, a empresa obteve um falso “consentimento público”, o qual usaria para alegar a satisfação da população – que é contra a siderúrgica. Para alegar aprovação da população, o conglomerado faz acordos judiciais com associações de trabalhadores recém surgidas, já que não tem apoio dos pescadores que vivem da pesca na região por mais de 50 anos.


Um dos principais discursos da empresa foi a geração de emprego. A fim de não arcar com encargos trabalhistas, o conglomerado tem utilizado alta rotatividade de trabalhadores e mão de obra chinesa. A empresa tentava importar quatro mil trabalhadores chineses. O Ministério Público do Trabalho entrou com Ação Civil Pública contra a vinda dos Chineses. Em uma inspeção do MPT no local foram encontrados 120 trabalhadores chineses sem registro. A obra foi interditada pelo ministério por carência de equipamentos de segurança. Em uma blitz, o MPT constatou que as irregularidades persistiam.

Há ação criminal em andamento para responsabilizar o BNDES e os governo estadual (FEEMA, CECA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente), federal (IBAMA e Ministério do Meio Ambiente) e a Prefeitura do Rio de Janeiro de cúmplices da instalação da empresa em Santa Cruz.
A fundação alemã Rosa Luxemburgo busca apoio do parlamento Alemão. O caso foi levado ao Tribunal Permanente dos Povos, sediado em Viena em 2006 e novamente na edição de 2008, em Lima. Esse caso faz parte de uma proposta internacional do capitalismo de implantar em países subdesenvolvidos lixões para a manutenção de capital. Já que a empresa alemã Tyssenkrupp não consegue sujar a Alemanha, ela transfere seu lixo para o Brasil. Trata-se de o maior investimento alemão no mundo, três bilhões de euros. E para infelicidade das populações atingidas, esta empreitada dispõe de recurso do BNDES que está financiando R$1, 48 bilhão. Trata-se de crime premeditado, já que os estudos de impactos ambientais e sociais foram ignorados.

Por Gean Queiroz
Foto: IBAMA-fevereiro de 2008

Alter do Chão ganha destaca na Folha de São Paulo

O jornalista Gustavo Villas Boas da Folha de São Paulo, correpondente do jornal na Amazônia, publicou matéria hoje (13/11), destacando os encantos da praia de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará.
Segundo ele, Alter do Chão é "um cenário único e deslumbrante, ainda mais para quem vai até os igarapés que alimentam o lago Verde (...) Quem quer sossego deve evitar a ilha do Amor nos finais de semana, quando a praia dali fica cheia. Uma boa opção é alugar um carro; nos arredores de Alter do Chão, a poucos quilômetros do centro da vila, existem praias vazias com estradas de terra razoáveis até um ponto de acesso a pé."

Veja a matéria completa (click aqui)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Veja Rio premia os ‘Cariocas do Ano’

Os premiados da noite juntos para a fotografia


Valorizar os profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação é o objetivo do Prêmio Cariocas do Ano, promovido pela Revista VEJA Rio. A noite de entrega da premiação aconteceu nesta terça-feira (11/11), no Hotel Copacabana Palace, na zona sul do Rio de Janeiro.



Entre os convidados estavam a jornalista Glória Maria, o cartunista Chico Caruso, o ator Marcelo Serrado, as atrizes Flávia Alessandra e Daniele Suzuki, o técnico da Seleção Masculina de Vôlei Bernardinho e o cantor e compositor Moacyr Luz.



A mestre de cerimônia foi a atriz Fernanda Torres que conseguiu descontrair os convidados com seu humor, começou apresentando o homenagiado da noite que foi o escritor carioca Machado de Assis. Entre os premiados se destacou a paranaense Grazi Massafera que ficou surpresa com o titulo. “Ai, gente, rodei tanto, fui miss, cabeleireira, fiz um monte de coisa... e foi no Rio de Janeiro que realizei sonhos, dei grandes passos na vida! Se eu soubesse, tinha vindo pra cá a mais tempo. Agora sou carioca!”, disse Grazi no momento em que agradeceu o prêmio.



A revista ainda concedeu um prêmio especial ao ator Sérgio Brito que foi aplaudido pelos convidados.

Os Cariocas do Ano:

Esportista: Fabi

Artista Plástico: Cildo Meirelles

Televisão: Grazi Massafera

Cantora: Mart’nália

Cientista: Leda dos Reis Castilho

Teatro: Charles Möeller e Cláudio Botelho

Defensor da Cidade:
Roberto Medronho

Empresário/Empreendedor: Alexandre Accioly

Profissional da Moda: Daniela Martins

Agitador Cultural: Rui Campos e Roberto Guedes

Arquiteto: Maurício Nóbrega

Um prêmio Especial:
Sérgio Brito
Foto: Fábio Barbosa/ Agência FB

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Noite de festa no Copacabana Palace

A revista VEJA Rio premiou nesta noite (11/11) os cariocas e moradores da cidade que se destacaram durante o ano de 2008 em suas áreas de atuação. O Hotel Copacabana Palace recebe foi o local onde empresários, celebridades e empreendedores recebram o prêmio.

Veja quem foi no evento:

Grazi Massafera chega e conquista a todos com sua simpatia

Glória Maria foi convidada para entregar um dos prêmios

Flávia Alessandra

Daniele Suzuki

Fotos: Fábio Barbosa/ Agência FB

Comissão aprova PEC dos Municípios com emenda que beneficia Mojuí dos Campos

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição 495/2006 aprovou nesta terça-feira (11), o parecer que contempla os 57 municípios que estão sendo questionados pelo Supremo Tribunal Federal. O Deputado Lira Maia (DEM-PA) apresentou na semana passada uma emenda substitutiva que assegurava a instalação do Município de Mojuí dos Campos e regulamenta a situação dos 57 municípios ameaçados de extinção.

O relator da Matéria, Deputado Manoel Júnior (PSB/PB), atendendo os apelos do deputado, apresentou em seu parecer um texto que contempla os municípios instalados irregularmente e os cinco municípios, dentre eles o Mojuí dos Campos, que foram criados e não instalados e que agora passam a ter o direito de instalação.

“A matéria agora será apreciada pelo Plenário da Câmara dos Deputados e depois pelo Senado Federal. Acredito que bem antes do prazo estabelecido pelo STF, o Congresso Nacional estará publicando a Emenda Constitucional que regulamenta os 57 Municípios instalados irregularmente e os cinco Municípios que, embora criados legalmente, não foram instalados até hoje. Quero tranqüilizar a população do Mojuí dos Campos, pois, essa vitória já foi conquistada e agora, é só uma questão de tempo para termos o sonho do Mojuí realizado”, concluiu o Deputado Lira Maia.

domingo, 9 de novembro de 2008

Convidados do Rio Summer

Daniele Winits sendo entrevistada pelo TV FAMA
Constanza Pascolato

Débora Seco



Boninho, diretor da Rede GLOBO


Ana Furtado

Fotos: Fábio Barbosa/ Agência FB

Nos bastidores do Rio Summer

O Claro Rio Summer foi sem dúvida nenhuma um evento de fundamental importância para a moda brasileira. Estivemos cobrindo o evento e registrando os melhores momentos. Nos intervalos dos desfiles os jornalistas iam publicar suas fotos e matéria em uma sala especialmente preparada para eles. Ontem (08/11), no dia de encerramento do evento uma grande quantidade de convidados foi assistir os desfiles, entre eles algumas pessoas de destaque no mundo da moda e das artes.


Confira abaixo os click's dos bastidores do Rio Summer 2008:


Entrada para os desfiles: jornalistas e convidados esperam a liberação dos salões

Sala de Imprensa do Rio Summer: o evento tinha mais de 50 jornalista credenciados

No final da tarde massagistas ofereciam uma relaxante massagem nos pés dos convidados

Aqui foi o preparo para a fotografia oficial do lançamento da candidatura do Rio

Fotos: Fábio Barbosa/ Agência FB

sábado, 8 de novembro de 2008

Rio Summer reune moda e tendências para a moda praia verão


Estilo, moda e tendências foram as palavras mais faladas desde a quinta-feira (06/11), na praia de Copacabana. O motivo foi a realização do Claro Rio Summer 2008. Um evento que veio oportunizar negócios e apresentar a moda praia verão. O Forte de Copacabana foi o local central dos desfiles de estilistas, como Adriana Degreas, Blue Man, Carlos Miele, Cris Barros, 284, Lódice, Isabela Capeto, Lenny, Raia de Goeye, Rosa Chá, Totem, Triya e Cia. Marítima.

Além dos desfiles, paralelamente aconteceu uma série de Seminários sobre "O Valor da Moda". Diversas personalidades empresariais estiveram participando dos encontros. Destaque para as palestras de Luciano Coutinho (Presidente do BNDES), Eraldo Carneiro (Gerente de Planejamento e Gestão da Petrobrás), Roger Agneli (Presidente da VALE) e Carlos Henrique Custódio (Presidente dos CORREIOS). Nos intervalos dos desfiles os convidados tinham a oportunidade de conhecer mais sobre as empresas patrocinadoras do evento. Em pontos estratégicos estavam localizados standes da CLARO, COTEMINAS, VALE, CORREIOS, BNDES, IPANEMA, PHILIPS, JHSF, L'OREAL PARIS E PETROBRÁS.
No último dia do evento, sábado (08/11), a programação começou com uma palestra, ministrada pelo Presidente da FIRJAN, Eduardo Gouvêa Vieira, sobre "O Rio e a Moda". Logo após foi realizado o lançamento da candidatura do Rio de Janeiro a Patrimônio Cultural da Humanidade. (veja nota abaixo). Os primeiros desfiles do dia foram das estilistas Triya (no Salão Amarelo) e Raia de Goye (no Salão Azul). Logo, sem seguida, a Cia. Marítima encerrou os desfiles no Forte de Copacabana apresentando as tendências da moda que a consagrou durantes seus 20 anos de existência, uma viagem pelo psicodelismo dos anos 60, rebeldia dos anos 70 e pelo romantismo da década de 20.
O último desfile do Claro Rio Summer foi a dobradinha de Osklen & Lenny, em Ipanema no posto 10.

O evento foi um verdadeiro sucesso, possibilitando aos convidados uma panorâmica de tudo que a moda brasileira, em especial a carioca, tem a oferecer no mercado internacional. A presença de estilistas de vários países foi a comprovação da importância do evento no calendário mundial da moda praia.

Fotos: Fábio Barbosa/ Agência FB

Rio de Janeiro pode ser Patrimônio Cultural da Humanidada

Hoje (08/11) o Rio Summer, evento de moda que aconteceu no forte de Copacabana, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para o lançamento oficial da candidatura da cidade a Patrimônio Cultural da Humanidade. O governador Sérgio Cabral e candidato eleito, Eduardo Paes, estiveram presentes na cerimônia onde oficialmente a cidade do Rio de Janeiro entra na campanha para ganhar esse título.


O mestre de cerimônia, Zeca Camargo, jornalista da Rede GLOBO, leu o termo da candidatura e convidou as autoridades presentes para assinarem o livro da candidatura. Entre os convidados mais importantes, estavam o Deputado Federal Fernando Gabeira e o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Veja as fotos:

O Governador Sérgio Cabral fala aos jornalista sobre a candidatura do Rio à Patrimônio Cultural da Humanidade

Os Representantes de empresas e da sociedade carioca posam para foto juntamente com as autoridades presentes

Paes e Gabeira: Unidos para o Rio ser vencedor dessa candidatura

Fotos: Fábio Barbosa/ Agência FB

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O que os Blog's pensam sobre a vitória de Obama

A vitória do Democrata Barack Obama teve grande repercução no Brasil. Na madrugada desta terça-feira (04/11), sites e blog's destacaram a importância da vitória do candidato para o nosso país e o mundo. Em diferentes abordagens e estilos, selecionamos os melhores artigos, fotos e charges sobre a vitória histórica de Obama nos Estados Unidos.
Confira abaixo os blog's e postagens:
Blog do Espaço Aberto: Um olhar pela lente
Blog do Alailson Muniz: Termina a semana negra
Blog do Jeso Carneiro: Fazendo história
Blog da Folha: Festa em Miami

Nota de Repúdio

É difícil para um burocrata entender as relações humanas. O sentido de crescimento pessoal não passa pelas mesas amareladas da politicagem, muito menos pela visão turva dos que apenas carimbam e assinam papéis. Papéis não têm vida, mas o ato de assinar um papel pode atrasar o crescimento de muitas vidas que, infelizmente, dependem da –quase extinta- sensibilidade de quem os assina.

A não vinda dos atores de Santarém para o Festival Brasileiro de Teatro em Belém atrasará o amadurecimento desses atores, mas, certamente, não lhe arrancará a fé que os impulsiona ao palco, à vida. Porque somente o ato de estar em um palco, já é um ato político (e não de politicagem) e ser político com dignidade, ser inteiro e ser digno na passa pelas mesas amareladas da politicagem.

Tenho certeza que em dois meses da realização do projeto Cena Interior no segundo maior município do Pará, representou mais, em termos de qualidade, do que jamais a Sec(re)taria de Cultura desse município fez em quatro anos que estão no poder.

Por ter uma visão turva, os representantes da dita cultura de Santarém não entenderam a profundidade, a extensão dos meses vividos por aqueles Atores. Digo Atores com maiúsculo, porque quando chegamos a esta cidade, os participantes do projeto não passavam de meninos, com a estima baixa, mas uma profunda necessidade de dizer algo através do teatro, e quando saímos daí, deixamos mais do que um espetáculo – que poderia virar um simples evento para Santarém-, mas que representou amadurecimento pessoal e reconhecimento pelo público que o assistiu, inclusive pela atual prefeita, Maria do Carmo, que em plena campanha para a reeleição assistiu (certamente estupefata) a representação dos Atores, e ainda cometeu a gafe de achar que poucos eram da cidade que ela mesma governa, isso serve para mostrar a falta de trato com a cultura que, infelizmente, não elege ninguém. Mas se falarmos na tal qualidade de vida tão propalada em campanhas eleitorais, a cultura feita com responsabilidade, é fundamental.

Lamentável a postura da Secretaria de Cultura. Lamentável a postura da Prefeita Maria do Carmo, que já inaugurou o seu segundo mandato arrancando de parte do povo (que ela diz cuidar tão bem, e que talvez tenha votado nela) a possibilidade do sonho, do crescimento, da crença em suas habilidades.

Respeito não impõe se conquista. É uma frase feita, mas perfeitamente cabível aos que carimbam e assinam os papéis da cultura do município de Santarém, que, se continuar assim, nunca passará de uma mera e eterna cidade promissora.

É sempre bom lembrar que fizemos o projeto APESAR da Sec(re)taria de Cultura de Santarém, e nunca é demais lembrar, que, não á toa, a política empregada pela tal Secretaria seja meramente de eventos, a exemplificar o trato dato ao Çairé, totalmente desvirtuado em favor de alguns trocados do turismo.
O fazer teatral é uma ferramenta importante para o amadurecimento pessoal dos que fazem – e quiçá, dos que assistem-, estar no palco é se posicionar diante a vida, rebuscando a si para partilhar com o outro. E penso que seria pedir demais para meros burocratas ter o entendimento que a vida, as relações pessoais são bem mais que assinar papéis.


Adriano Barroso
Ator e diretor teatral
Nota de Repúdio enviada pelos membros do grupo a este blog, assinada pelo diretor do espetáculo.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Santarém concorre a prêmio nacional por gestão do Bolsa Família

O programa “Cadastrando Nossa Gente”, iniciativa da Prefeitura Municipal de Santarém, administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), está na final do 2º Prêmio de Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família (PBF), iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A premiação acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro em Brasília, quando as iniciativas escolhidas pela Comissão Julgadora serão apresentadas ao público em um evento que contará com a presença do Presidente da República. No momento de premiação dessas 27 práticas, serão apontadas seis experiências municipais e quatro estaduais vencedoras do prêmio para participar de viagens ao México, Chile e Colômbia, onde vão conhecer experiências de transferência de renda.
Para o processo de seleção, visando à premiação a nível nacional, o setor de Cadastro Único da SEMTRAS recebeu, no dia 31 de outubro, a visita de técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS).


O Prêmio – A segunda edição do Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família é uma iniciativa que pretende identificar as melhores e as mais inovadoras práticas na gestão do PBF; valorizar e divulgar o trabalho dos dirigentes e equipes municipais e estaduais responsáveis por essas experiências; estimular a disseminação e o intercâmbio dessas práticas e contribuir para o aumento da eficiência e da eficácia do Programa.

Foto: Ronaldo Ferreira/ ASCOM PMS

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Começa hoje o IV Festival Internacional de Televisão

Hoje (03/10), começa no Rio de Janeiro, a 4ª edição do Festival Internacional de Televisão, promovido pelo Instituto de Estudos da Televisão (IETV). Mais uma vez o festival traz ao Brasil o que de melhor está sendo produzido ao redor do mundo para a televisão. A abertura acontecerá na sede do OI Futuro, no Flamengo. Na ocasião devem ser assistidos dois programas ganhadores de festivais de televisão.
A novidade este ano é a Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros que reuniu no júri executivos de programação de toda a cadeia audivisual. Os vencedores representarão o Brasil no New York TV Festival 2009.
O festival acontecerá no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belém.

Veja a programação (Click aqui)

domingo, 2 de novembro de 2008

Perfil: Vincente Guedes

Desde seu primeiro contato com o mundo das artes, o santareno Vicente Guedes, já começou como diretor. Há 20 anos ele trabalha com a arte que considera fundamental para a formação no ser humano, o teatro. Fez apresentações em igrejas, colégios e foi o idealizador do Projeto Crescer, com uma série de oficinas teatrais voltadas para a qualificação dos atores santarenos. Participou de quatro grupos de teatro da cidade, várias amostras e mais recentemente dirigiu um documentário sobre o fechamento do único cinema da região. Em suas pautas de projetos para este ano está a estréia do espetáculo “Diário de Adolescente”, baseado na obra de Maria Mariana, uma peça que promete mexer com o público, assim como os outros trabalhos desse diretor.

Fábio: Quais as dificuldades de trabalhar com artes em Santarém?

Vicente: "Não só a sociedade local, como a maioria do país ainda vê o teatro apenas como lazer e entretenimento. Essa maioria não consegue ver o teatro como instrumento pedagógico-educativo. E aí você embarca nessa coisa que as pessoas acham que teatro é circo e, as duas coisas são completamente diferentes uma da outra, cada uma tem suas especificidades. Você esbarra em uma serie de problemas, desde o apoio de políticas públicas, afinal ninguém quer apoio financeiro, não é isso que se pede. O que se pede é o reconhecimento para que isso aconteça. Você não consegue hoje em Santarém montar um espetáculo, pois é muito difícil. Não há recursos humanos, resultado da falta de políticas públicas, das inconstâncias e continuidades de vindas de oficinas de teatro e a não valorização do mercado profissional que Santarém já tem. Portanto é uma serie de coisas que faz ser muito difícil fazer teatro em Santarém."

Fábio: Existe uma pré-disposição do governo (municipal e estadual) para cuidar dessa área?

Vicente: "Não! São ações isoladas, são eventos. Quando se fala em futuro, nós não só trabalhamos com eventos culturais, mas sim com ações culturais. Então uma ação é diferente de um evento, o evento é dois ou três dias e pronto acabou. Ações culturais são capacitações para que justamente o individuo tenha instrumentos e conhecimento para desenvolver projetos na área cultural. O governo tanto federal, quanto estadual e municipal, ainda são muito apáticos e precisam reconhecer mais o teatro como importante para a formação do ser humano."

Fábio: Para se fazer teatro o que é mais importante?

Vicente: "Capacitação. Tudo que você faz, você precisar ser capacitado. Eu acredito que você não nasce com o talento, você nasce com uma predisposição e isso vai te ajudar nessa capacitação. Para que você venha a fazer esse bom trabalho é necessário, essa capacitação, o apoio das políticas públicas que hoje a cidade não possui. O conselho municipal de cultura não existe! É lamentável não existir, afinal os grupos de teatro que estão aí, que sobrevivem, não possuem nenhum tipo de ações artísticas, são apenas eventos em que são chamados para apresentações."

Fábio: Os grupos de teatro de Santarém buscam qualificação?

Vicente: "Eles buscam, mas não há. E quando tem não condiz com a realidade local. Eu preciso adequar essa formação à realidade do meu município. Santarém vive praticamente de formação vindo de fora que não consegue perceber a realidade local. Não só de período, como horário e metodologia. É necessário entender que cada lugar é diferente do outro."


Fábio: Você coordenou o Projeto Crescer que teve destaque a nível nacional, o que fazer para ter o trabalho reconhecido?

Vicente: "Eu sempre digo que quem faz teatro ou arte tem que ler muito. O artista hoje precisa ter conhecimento teórico de sua área. E pra se fazer um projeto, como o Crescer, eu tive de ler muito, pesquisar, escrever e ter apoio institucional que é muito importante. E fazer um trabalho sério que gere um produto. Precisamos ter consciência de que toda ação cultural precisa de um produto e esse produto precisa ser avaliado pelas pessoas envolvidas e pela sociedade local. O projeto Crescer teve um produto que foi o espetáculo Olho de Boto que resgatou a literatura do Felisbelo Jaguar Sussuarana em 2006. Muitas pessoas que participaram do projeto, como alunos e o público em geral que foi assistir ao espetáculo, teve a oportunidade de ver pela primeira vez o nome do Felisbelo e perceber sua obra que, foi escrita lá atrás e ainda é uma fonte de cultura riquíssima para quem quer conhecer as coisas da cidade."

Fábio: Existe muito preconceito com as artes em Santarém?

Vicente: "Totalmente! Esses preconceitos eles apenas se transformaram em outras máscaras. Hoje o artista não só visto como homossexual, vagabundo, prostitutas que, vários artistas tinham em suas carteiras, um exemplo é a própria Derci Gonçalves. Hoje o preconceito mudou, no sentido de que atualmente fazer arte é pra quem tem dinheiro. Fazer arte é só para ações sociais, para entretenimento. Hoje ainda sim, sofremos preconceitos com as mascaras antigas e essas mais atuais."

Fábio: Como conseguir apoio para um espetáculo?

Vicente: "É muita coragem! Em determinadas situações que são as mais vexamosas possíveis você precisa passar a xícara e o pires entre seus amigos para fazer o espetáculo. Mas a via mais correta é você escrever um bom projeto, contendo uma boa justificativa, metodologia, orçamento e uma série de coisas. Você pega esse projeto, coloca debaixo dos braço, e começa a correr atrás. Por que não podemos ficar esperando as ações do governo. As instituições privadas estão também aí pra isso. E hoje, como esta muito em voga, essa coisa da responsabilidade social, você consegue ainda, as duras penas, em algumas empresas de porte maior um apoio. E até patrocínio para que você realize seu espetáculo."

Fábio: Falta união na classe do teatro?

Vicente: "Totalmente! A classe está disfacelada e não por que são ciúmes e picuinhas, mas por conta dessa falta de políticas públicas. Os grupos de teatro precisam compreender e participar dessas políticas públicas. Senão vão continuar grupos de teatro de fundo de quintal."

Fábio: Quais os projetos futuros?

Vicente: "Eu quero estrear agora no final de outubro o espetáculo Diário de Adolescente. Que conta a rotina e vida da adolescência, mais especificamente da adolescência feminina. Também no espetáculo eu vou está trazendo a tona os 50 anos da Bossa Nova. Dentro do espetáculo eu vou prestar essa homenagem a Bossa Nova. O projeto desse espetáculo é ficar seis meses em cartaz aqui em Santarém e depois ir para outros lugares. Outro projeto é trabalhar com o teatro de comunidade, na Área Verde. Queremos fazer um grupo de teatro lá com pessoas de risco social."

Fábio: Considerações finais...

Vicente: "Que a gente (nós artistas), possamos perceber que aquilo que nós fazemos é muito importante para a formação da sociedade .Que a gente perceba que nós não somos palhaços e sim artistas. Não somos quebra galhos, e sim profissionais que podemos fazer a diferença onde nós estejamos. E também perceber que além de sermos importantes para a formação da sociedade e da história contemporânea, por que você pode contar ela através da arte, que temos força e precisamos nos esclarecer daquilo que somos capazes de fazer. É possível fazer teatro de todas as formas: sem texto, teatro, sem luz, roupa, música, palco, mas só não se pode fazer teatro sem gente. As pessoas necessitam do teatro. O Augusto Boal é muito claro nisso, de que o teatro pode ser feito em qualquer lugar, dentro da casa, dos elevadores, estádios, praia, e até dentro dos teatros. A arte precisa ser compreendida não só como decorativa, mas como peça fundamental da transformação da sociedade."

Por Fábio Barbosa
Foto: Clóvis André