segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Maria Clara Machado: História e Realizações

Mineira, atriz, diretora, professora e escritora. Maria Clara Machado é daqueles seres humanos que vieram a terra para trabalhar. Filha do escritor mineiro, Aníbal Machado e de Aracy Jacob Machado, nasceu em Belo Horizonte no dia 03 de abril de 1921.
Na sua infância veio morar na Cidade do Rio de Janeiro, então capital do país. Sua carreira artística começou com teatro de bonecos onde atuou durante cinco anos de sua vida. Após viver essa experiência publicou o livro “Como fazer Teatrinho de Bonecos”. Nesse mesmo período escreveu cerca de dez peças para teatro de fantoche.

No ano de 1950 recebeu uma bolsa de estudos do Governo Francês e foi estudar teatro em Paris. Na Europa, recebeu outra bolsa, dessa vez concedida pela UNESCO. Entre os cursos que fez, destaca-se o de Etienne Decroux com técnicas de mímica. Voltou ao Brasil e fundou “O Tablado”. Companhia que dirigiu durante toda sua vida, localizada no bairro do Jardim Botânico, no Rio.
Maria Clara Machado fundou a revista “Cadernos de Teatro” que, serviu de orientação para grupos e professores de Artes Cênicas. Lecionou no Conservatório Nacional de Teatro, atualmente Escola de Teatro da UNI-Rio, onde foi professora de Improvisação.
Em 1961 foi convidada pelo governo do Estado da Guanabara para dirigir o Serviço de Teatro e Diversões do Estado e ao mesmo tempo exerceu a função de Secretária-Geral do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (ocupou o cargo até princípio de 1963).
Em 1965 representou o Brasil no Congresso de Teatro para a Juventude, realizado em Paris. Naquela ocasião teve oportunidade de ver encenada sua peça "O Cavalinho Azul", em Paris, para representar o Brasil no Congresso de ILT, da UNESCO em Tel Aviv.
Em 1964 criou um curso de improvisação no TABLADO, que dirigiu até o seu falecimento.
Maria Clara Machado escreveu 24 livros e 32 espetáculos. É um dos ícones mais lembrados e estudados na história do teatro brasileiro. Foi uma mulher à frente do seu tempo que, escreveu com dedicação e trabalho textos imortais da literatura teatral brasileira.


Por Fábio Barbosa
Foto: Arquivo do Teatro Tablado
Publicado Originalmente na edição 05 do Jornal "Folha Zona Sul"

2 Comentários:

Anônimo disse...

MARIA CLARA MACHADO FOI DEMAIS.
UMA VERDADEIRA LUTADORA E PERSISTENTE EM SEU TRABALHO TEATRO.TODO MUNDO QUE FAZ TEATRO NESTE PAIS DEVERIA AGRADECER BASTANTE A ELA PELA SUA FORÇA E CORAGEM EM OUSAR EM UMA ARTE QUE SEMPRE FOI BASTANTE LIMITADA NO BRASIL

Anônimo disse...

Nossa que linda matéria
Fiquei emocionada ao saber que Maria Clara teve tantos feitos em sua vida artística
Ah Fábio eu li o Zona Sul, achei demais a proposta do jornal, sucesso!!!