domingo, 12 de outubro de 2008

Perfil: Jeso Carneiro

Blogueiro, comunicador e um dos mais importantes nomes do jornalismo do oeste do estado do Pará. Jeso Carneiro é do tipo de pessoa que se ouve falar e logo queremos conhecer. Em seu blog (http://www.jesocarneiro.com/), ele apresenta de uma forma descontraída as principais informações de Santarém e região. Sua página é visitada, comentada e serve como fonte para diversas publicações e informativos do município. Entre os assuntos que ele mais gosta, destaca-se a política, tema este que é constantemente abordado em sua home page.

Fábio: Como surgiu a idéia de criar um blog?

Jeso: "Meio por acaso. Sempre trabalhei num jornal, o Gazeta de Santarém, um semanário. Ocorre que, por causa de minhas fontes e leituras, sempre tive muitas informações diárias. No rádio, na TV eu não tinha espaço para informar tudo o que eu sabia. Então, vi que o blog podia ser um meio para dar vazão a essa penca de notícias, informações, relatos e notas que chegavam a mim diariamente. Resolvi, então, investir nessa tecnologia, como já fazia o Ricardo Noblat na época. Acho que acertei em cheio."

Fábio: Como você avalia o sucesso do seu blog?

Jeso: "Sabe que não paro muito pra pensar nisso! O blog é bem lido, tem boa penetração, tem influência, mas o que me importa mesmo é o prazer. Gosto do que faço. Tem domingo que estou na frente do computador feliz da vida. Sabe por quê? Porque é algo que me satisfaz. Me dignifica. Acho que com ele estou dando a minha parcela de contribuição para uma sociedade mais justa, mais democrática, mais transparente."

Fábio: Existe muita gente que não gosta do seu trabalho? Por que?

Jeso: "Claro que tem. E não são poucas. Principalmente homens/mulheres investidos em cargos públicos. Eles e seus asseclas não têm que gostar mesmo de mim. Sou chato. Sou cri-cri. Pego no pé mesmo. Mas sou leal. Não faço jornalismo de esgoto. Não ataco a família e os familiares das pessoas públicas. O mundo particular deles não me interessa. O que me interessa são os seus atos, e conseqüências desses atos, públicos. Ah, esses eu vou atrás, pesquiso, investigo e coloco à disposição do leitor."

Fábio: Política é um assunto que você gosta de comentar?

Jeso: "Sim. Mas tenho procurado pautar outros temas no blog. Adoro retratar gente comum, pessoas que fazem sucesso, que superam marcas no esporte, na sua profissão, no seu ofício. Gosto muito de focar pessoas que fazem sucesso por esforço próprio. Gente determinada, ousada e que consegue atingir seus objetivos."

Fábio: A formação em jornalismo é importante para o exercício da profissão?

Jeso: "Ajuda. Mas não é fundamental. O esteio de um bom jornalismo é a leitura. Jornalista precisar ler, ler e ler. De tudo, principalmente sociologia, filosofia e história. E, claro, saber um pouco das regras da língua portuguesa."

Fábio: Em Santarém existe jornalismo independente?

Jeso: "Nem em Santarém, nem em qualquer parte do mundo. Por quê? Porque jornalismo é feito por homens/mulheres, e homens/mulheres têm sempre suas preferências, sua ideologia, seu gosto. Em Santarém, não existe, portanto, jornalismo independente. E o leitor sabe disso. Ele não é bobo."

Fábio: O poder público tem medo do que a imprensa pode noticiar?

Jeso: "Acho que depende de quem está sentado na cadeira do “rei” no momento. Isso tem muito a ver com a personalidade do ocupante do cargo. Alguns não têm medo. Tem verdadeiro pavor da imprensa."

Fábio: Jornalismo para você é...

Jeso: "Tesão. Puro tesão."

Por Fábio Barbosa

0 Comentários: