terça-feira, 14 de outubro de 2008

A História do Teatro Tablado

No dia 28 de outubro de 1951, Anibal Monteiro Machado, Maria Clara Machado, Eros Martim Gonçalves, Stélio Emanuel de Alencar Roxo, Edelvira Fernandes, Carmem Sylvia Murgel, Eddy Cintra de Rezende, Oswaldo Neiva, Carlos Augusto Alves dos Santos, Marília Macedo, Jorge Leão Teixeira, Antonio Gomes Filho, Dea Fernandes, João Augusto de Azevedo Filho, João Sérgio Marinho Nunes e Isabel Bicalho deram início a construção de um sonho: O Teatro Tablado. O nome do teatro surgiu da reunião, realizada na Rua Visconde de Pirajá, 487, em Ipanema. O Sr. Eros Gonçalves batizou, juntamente com o Sr. João Sérgio Nunes o grupo de “Teatro Amador O TABLADO”. Um nome que expressava efetivamente a vontade do grupo e orientaria os trabalhos a serem realizados.
Naquela mesma reunião foi debatido a primeira peça que seria apresentada pelo grupo de atores. Entre as propostas surgiram duas opções, “O Moço Bom e Obediente” de Barr e Stevens e “A Farsa do Pastelão e a Torta”. Ambas as propostas foram aceitas e Maria Clara Machado escolhida para dirigir o primeiro espetáculo.
A história do Teatro Tablado se confundi com as narrativas do nascimento do gênero infantil na dramaturgia brasileira. Desde sua inauguração em 1951 foram montados mais de 100 espetáculos. Veja a tabela abaixo:

Década de 1950: 31 espetáculos

Década de 1960: 23 espetáculos

Década de 1970: 19 espetáculos

Década de 1980: 21 espetáculos

Década de 1990: 19 espetáculos

Anos 2000: 11 espetáculos

Destaque especial para os espetáculos “A Bruxinha que Era Boa” e “Pluft O Fantasminha” que ilustram a imaginação de inúmeras crianças por todo o país.

Por Fábio Barbosa
Fotos: Agência FB
Publicado Originalmente na edição 05 do Jornal "Folha Zona Sul"

1 Comentários:

Anônimo disse...

o tablado é tudo de bom
nossa história é demais
a eh galera do curso de teatro, vamos comemorar o prazer de estudar em um lugar tão inesquecivel como o tablado