quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Perfil: Helvio Arruda

Formado em Administração pelas Faculdades Integradas do Colégio Moderno, atualmente Universidade da Amazônia (UNAMA), o professor Helvio Moreira Arruda é especialista em Marketing pela PUC-RJ e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UNAMA em parceria com a Universidade Federal do Rio grande do Sul. É Diretor Geral das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), desde janeiro de 2003, ministrando aula para o curso de Administração e na pós-graduação. Sua gestão à frente da instituição resultou em uma série de inovações, como a implantação do Curso de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade) e de Medicina Veterinária, atendendo uma demanda da região oeste do Estado do Pará.

Fábio: Como é administrar uma instituição de ensino superior em Santarém?

Helvio: "É bastante gratificante por que você trabalha em uma empresa cujo produto é a educação. Isso me gratifica muito. Eu trabalho com disposição, felicidade e muita determinação por conta do nosso negócio que é educação, do nosso clima organizacional que é bastante saudável e da relação com os mantenedores que é pautada numa confiança muito grande e em uma liberdade de ação que nos deixa crescer."

Fábio: Quais os desafios enfrentados?

Helvio: "Agora nós temos quatro cursos novos para implementar nesse segundo semestre e para começar em 2009. Três deles fazendo parte do nosso terceiro centro de estudos, da área de ciências exatas. Teremos Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Redes e Tecnologia em Sistemas. E ainda o curso de Serviço Social no Centro de Estudos Sociais Aplicado(CESA)."

Fábio: A FIT é conhecida como uma das melhores faculdades da região, como obter sucesso na área de educação?

Helvio:
"A equipe de coordenadores, assessores e gerentes daqui da faculdade é muito competente. Temos seriedade com a qual tratamos nossos clientes e absoluta transparência em atos regulatórios do Ministério da Educação. Trabalhamos com muita determinação e transparência, enfatizando a atenção aos alunos."

Fábio: Recentemente foi instalado o ZOOFIT em uma área no bairro da Matinha, como funciona? Qual o objetivo do projeto?

Helvio: "O projeto do ZOOFIT é muito antigo. O curso de biologia já tem 18 turmas formadas, então ele existe há praticamente 18 anos. Mas existia em situação precária. Desde 2005 nós transferimos os animais para essa área, localizada no bairro da Matinha e o projeto tomou outra proporção. Agora dia 22 de setembro, desde ano, fará um ano que o zoológico foi aberto ao público. Hoje, o zoológico, além de contemplar a parte cientifica por possuir um campo de pesquisas aos nossos diversos cursos, ele também é uma atração turística da região. Hoje as pessoas vêm a Santarém para ver o encontro das águas, Alter do Chão, Ponta de Pedras e também para visitar o zoológico que nós denominamos desde sua inauguração como Jardim Zoológico de Santarém."

Fábio: O curso de Veterinária veio atender uma demanda de toda a região oeste do Pará, como ele esta estruturado?

Helvio: "O Curso de Medicina Veterinária é um sucesso! Agora vai ter o vestibular para a segunda turma. A primeira turma passou para o segundo semestre com apenas duas evasões. Começou com 67 alunos e agora tem 65. Isso demonstra o grau de satisfação altíssimo do curso."

Fábio: A FIT planeja trazer mais curso ainda este ano?

Helvio: "Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Tecnologias em Sistemas e Redes. Esses quatro já estão praticamente certos. Estão sendo autorizados ainda este ano para funcionar no próximo. Mas vêm outros aí pela frente que nós vamos trabalhar a partir de 2009."

Fábio: Qual o diferencial da FIT em relação a ensino superior?

Helvio: "A FIT é a primeira instituição de ensino superior do oeste do Pará. É uma instituição regional e movimenta os recursos financeiros, oriundos das mensalidades de seus alunos, aqui na região."

Fábio: Considerações finais...

Helvio: "Eu quero agradecer a sua gentileza de está me entrevistando. Desejar sucesso no seu blog e que você conclua logo seu curso e volte pra cá para ministrar aula para os nossos alunos de Comunicação Social."
Por Fábio Barbosa
Foto: Arquivo FIT

0 Comentários: