segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Círio de Santo Antônio: Um Espetáculo da fé

Tradição e religiosidade se encontram em uma das festividades mais bonitas da região amazônica. O 62º Círio de Santo de Antônio de Oriximiná mais uma vez trouxe um espetáculo de luzes e cores sobre as águas do Rio Trombetas. Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, as festividades começaram na manhã de sábado (02), com a tradicional transladação da imagem do santo da Igreja Matriz até o cais do porto de onde partiu em direção a comunidade do Caipurú.
No domingo (03), o povo oriximinaense foi até a frente da cidade esperar a chegada da procissão fluvial. O cortejo sobre as águas do Trombetas foi iluminado por sete mil barquinhas, confeccionadas em aninga, madeira típica da região. O rio se tornou um grande céu estrelado, iluminado pelas embarcações que acompanharam a balsa que trouxe Santo Antônio. Ao se aproximar do porto, fogos iluminaram a chegada do padroeiro. Cerca de 2.000 mil pessoas esperavam pelo início da procissão que terminou em uma missa campal na Praça que leva o nome do santo.
As festividades de Santo Antônio, em Oriximiná, são exemplo de um espetáculo único em prol da fé e religiosidade da população do oeste do Estado do Pará. A festa se tornou tão conhecida que já foi tese se mestrado, monografia e incluída no calendário turístico da região.

O Círio de Santo Antônio de Oriximiná é um espetáculo que não pode deixar de ser visto, por aqueles que, valorizam a cultura, tradição e fé do povo brasileiro.


Por Fábio Barbosa
Fotos: Agência FB

0 Comentários: