sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Modelo de Democracia

Ontem (28/08), um discurso histórico aconteceu em Denver, Estados Unidos. O candidato à presidência, Barack Obama, reuniu cerca de 75 mil pessoas em um estádio para aceitar publicamente a candidatura do Partido Democrata. Inúmeras pessoas aguardavam um lugar para participar do evento. Diferente do Brasil, onde as atuais reuniões políticas não conseguem aglomerar tantos eleitores. O modelo de democracia no Estados Unidos é o que podemos chamar de exemplo a ser seguido por outros países.
Nestas eleições de 2008, aqui no Brasil, escolheremos prefeitos e vereadores, mas diferente de tudo que acontece nos EUA, aqui não há tanto interesse em escutar as propostas dos políticos. Quem sabe já estamos cansados de ouvir palavras que não se cumprirão, mas mesmo assim a participação de todos é fundamental.
Da escolha do representante do partido ao dia da eleição, os americanos tem a oportunidade de participar de todos os momentos decisivos na vida política do país, não só na hora de votar. Lá, cada eleitor é conquistado, convencido de que essa ou aquela proposta é a melhor. Aqui, somos obrigados a tudo: a votar, a ver os candidatos na TV e a escolher entre os menos ruins. Pois melhor anda difícil de encontrar!
O discurso que pode levar Obama a ser presidente não foi o de ontem, mas se aquilo fosse uma prévia, com certeza, o democrata já estaria eleito. Aqui no Brasil precisamos de mais discursos e menos palavras escritas por uma assessoria de comunicação. Quem tem espírito de liderança não precisa colar para conquistar votos.

Por Fábio Barbosa

1 Comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo Fábio,

Fiquei feliz em saber que jovens como você estão preocupados com o que acontece no país. Eu já estava pensando se a juventude de hoje só se preocupa com o consumo. Viva o Fábio!
Eu acho o nosso processo democrático interessante, pois a cada dois anos, "escolhemos por via direta um ou vários representantes". Foi isso que a minha geração buscou durante todo o período de repressão. Algo deu errado, o que foi?
Solidariamente,
Maria de Jesus ( da Asssembleia Popular)