terça-feira, 28 de abril de 2009

Trecho do cais de arrimo poderá ser interditado


Águas podem ter prejudicado estrutura do cais de arrimo

Uma equipe técnica formada por membros da Defesa Civil, Bombeiros, Capitania dos Portos e da Prefeitura Municipal de Santarém vistoria agora à tarde, o cais de arrimo de Santarém, no trecho compreendido entre as Travessas Senador Lemos e Sete de Setembro.

A vistoria deve resultar em um relatório técnico requerido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura que vai apontar a real situação do cais de arrimo, com estágio de erosão causado ao longo dos anos e riscos de desabamentos em consequência das atracações de barcos de pequeno e grande porte que nos últimos dias, em função da cheia dos rios, aumentou. A concentração de embarcações em trechos do cais comprometidos com a erosão despertou preocupação da prefeitura, que teme por desmoronamentos.


No centro comercial da cidade, pontes facilitam a locomoção de moradores


Um relatório preliminar elaborado por técnicos do setor de engenharia da SEMINF aponta o trecho do cais de arrimo, entre as Travessas Visconde do Rio Branco e Sete de Setembro, em uma extensão de aproximadamente 150 metros, como o mais afetado pela erosão, cujo dano é visível. A recomendação dos profissionais é pela interdição do local tanto para trafegabilidade de pedestres quanto para a atracação de embarcações.


Providências

A SEMINF solicitou à Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), a interdição de três vias na área central da cidade: as Travessas 15 de novembro e 15 Agosto, a Lameira Bitencourt e um trecho da Avenida Barão do Rio Branco. A medida foi tomada devido o alagamento parcial das vias, ocasionado pelo alto nível do rio Tapajós e que já estava danificando o asfalto. Na Lameira Bitencourt e na Travessa 15 de Agosto, a SEMINF já colocou passarelas para deslocamento dos comerciantes, consumidores e demais transeuntes do centro comercial da cidade.

De acordo com o assessor especial da Seminf, Giovanni Marsalla, se forem necessárias mais passarelas, elas serão providenciadas.

Em frente à Delegacia Fluvial de Santarém, mais uma bomba de sucção foi instalada pela prefeitura para diminuir o volume de água acumulada na Avenida Tapajós. Agora, são duas que fazem esse trabalho. No total, a SEMINF está com 17 bombas espalhadas em pontos de alagamentos de Santarém: 08 no Uruará; 01 na Magnólia (Aeroporto Velho); 02 no Mercado Modelo e 04 na casa de bombas que funciona em frente ao supermercado Beira Rio, na Avenida Tapajós.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMS

Fotos: Ronaldo Ferreira

0 Comentários: