quarta-feira, 15 de abril de 2009

Deputado Lira Maia solicita providências para problemas das enchentes no Pará

Em pronunciamento na Tribuna da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14/04), o Deputado Lira Maia (DEM/PA) fez um relato da situação em que se encontra o Estado do Pará devido as fortes chuvas que atingem o Estado, em especial na região oeste.

Conforme relatou o deputado, neste ano de 2009, além do elevado nível das águas, toda a região está sendo castigada por chuvas freqüentes e de grande intensidade, cujas enxurradas destroem o já precário sistema viário dos municípios da região. As enxurradas escavam o leito das ruas das cidades, destroem as estradas vicinais e os ramais e abalam ou até mesmo derrubam casas, colocando em risco a vida de seus moradores.

Lira Maia se mostrou preocupado não só com os prejuízos materiais das populações atingidas, mas, principalmente, com a saúde das populações atingidas. Para ele, “as fontes de água potável correm o risco de contaminação, aumentando significativamente o risco de proliferação de endemias, risco este, agravado principalmente pela falta de esgotamento e tratamento sanitário nas áreas urbanas, bem como, transbordamento dos rios o que pode aumentar o número de mortos nestas cidades”.

Lira Maia ressaltou que diversas cidades que margeiam a BR 163 (Santarém/Cuiabá) e a BR 230 (Transamazônica) também estão sofrendo com as chuvas. “Em Altamira, que não sofre a influência do Rio Amazonas, devido às fortes chuvas, diversas comunidades estão parcialmente alagadas e o pior, os acessos já estão totalmente comprometidos dificultando o acesso à Cidade e a outras comunidades. Somente em Altamira o número de desabrigados chega há 20 mil, o que representa 22% da população municipal”.

O Deputado citou também o Município de Santarém que, de acordo com dados da Defesa Civil, mais de cinco mil pessoas já foram desalojadas de suas casas. A grande maioria está abrigada em casas de amigos ou parentes e 165 estão em abrigos municipais. Nos bairros mais atingidos 55 casas já foram destruídas pelas enxurradas e 105 foram danificadas e correm risco de desabar.

Segundo Lira Maia, tanto a Governadora quanto o Ministro Mangabeira Unger prometeram recentemente ajuda financeira aos municípios atingidos pelas chuvas, mesmo àqueles que estão em situação de inadimplência junto ao Estado e a União, porém até a presente data absolutamente nada foi feito de concreto para ajudar os municípios atingidos, nem por parte do governo do Estado e nem pela União.

Lira maia fez um apelo para os Órgãos de Defesa Civil do Governo do Estado do Pará e da União bem como para as demais autoridades Estaduais e Federais, para que acelere ao máximo a liberação dos recursos necessários para evitar que, daqui a pouco, a Defesa Civil comece a registrar mais óbitos em seus relatórios. “Somente através de uma ação conjunta e desburocratizada é que vamos conseguir atender esses brasileiros atingidos brutalmente pelas enchentes. Quero me solidarizar com as famílias atingidas e desejar que as mesmas consigam se recuperar plenamente dos abalos sofridos, com ou sem ajuda oficial. Coloco-me a disposição de toda a população paraense que foi e está sendo atingida pelas chuvas para que possamos levar as ações do poder público para àquelas localidades, de forma a reduzir os impactos causados pelas chuvas em toda a região oeste do Estado do Pará”, concluiu o Deputado Lira Maia.

0 Comentários: