segunda-feira, 30 de março de 2009

Prefeito Interino de Santarém decreta estado de emergência

Prefeito Interino decreta "Estado de Emergência" em Santarém


A tarde de sábado (28/03) foi marcada pela assinatura do decreto nº. 172/2008, em Santarém. Nele, o prefeito interino, José Maria Tapajós, decreta “situação de emergência” por causa da enchente dos rios Tapajós e Amazonas que vem castigando os moradores da zona urbana e rural do município.


Um levantamento feito pela Defesa Civil Municipal mostra que em 31 de maio de 2008, a régua fluviométrica do píer da Companhia Docas do Pará em Santarém, marcava 8,60m. Hoje, 27, o nível do rio Tapajós já atingiu a marca de 8,14m, na régua que é aferida diariamente pela Delegacia Fluvial de Santarém. A subida do rio indica que Santarém deve registrar a maior cheia dos últimos anos, havendo a necessidade de adoção de medidas preventivas como a decretação da situação de emergência no município.


O decreto contempla 15 bairros (Floresta, Jardim Santarém, Nova República, Santarenzinho, Interventoria, Santo André, Uruará, Mapiri, Aeroporto Velho, Área Verde, Maicá, Aldeia, Centro, Matinha e Caranazal), além das regiões de várzea (Aritapera, Tapará, Ituqui, Lago Grande, Arapixuna e Urucurituba) e do planalto santareno que compreende as comunidades de São Raimundo da Palestina à Murumurutuba, Serra do Igarapé Açu, Valha-me Deus e Riacho Verde, Corta-Corda (Muriá e Cícero Mendes), afetados por enchentes, deslizamentos de terras, desmoronamentos e erosões.

Foto: Ronaldo Ferreira

0 Comentários: