quarta-feira, 22 de abril de 2009

Muito além de um Mestre

Na sexta-feira (17/04), no estúdio de rádio da UniverCidade, acadêmicos do curso de jornalismo apresentavam programas radiofônicos feitos especialmente para a disciplina de Produção e Edição em Rádiojornalismo. No comando da turma, Dylmo Elias, fazia a avaliação. Após terminar de gravar o programa do meu grupo, ele me chamou e disse que havia gostado muito do nosso estilo e apresentação. Foram as últimas palavras que ouvi dele: “Parabéns”.

Na tarde chuvosa de ontem (21/04), uma triste notícia, deixou o dia mais melancólico: nosso professor faleceu. Uma surpresa tomou conta de todos nós, afinal na próxima semana ainda seriamos avaliados em sala de aula e, infelizmente, as palavras que ele tinha a nos dizer se foram.

Aos 81 anos, Dylmo era um apaixonado por sua profissão. Nas aulas ou reuniões de pauta, como ele preferia, a seriedade e compromisso cuidavam de dar o tom de profissionalismo aos encontros. Suas palavras sempre nos davam força, faziam com que cada frase fosse indispensável para nosso processo de aprendizado. Com três meses de convívio aprendemos muito. Uma lição que nem os livros ou o tempo poderá apagar. A mensagem que ele nos passava vinha da alma, com sentimentos que ninguém pode explicar, a não ser sentir e ser tocado pela voz que aconselhava e indicava caminhos para o rádiojornalismo.

Suas palavras eram firmes e seus conselhos vinham de uma experiência única chamada vida. Era dos sonhos que brotava a inspiração teatral e as aulas que ele ministrava em nossa faculdade.

Aquele andar suave que pelos corredores caminhava às quartas e sextas não mais será ouvido. A voz do grande radialista se cala para dar passagem a uma longa homenagem que nós, amigos, alunos, familiares e admiradores, prestaremos em cada dia que continuarmos nossos trabalhos e aprendizado, como ele desejava.

Ele partiu sem ao menos dar um adeus. Sem despedidas, em silêncio. Como no teatro, não há nada mais importante que possamos fazer neste momento, a não ser dar uma grande salva de palmas e dizer para ele: “Obrigado por ter dedicado a vida a ensinar e semear sua mensagem!”

Obrigado pelo seu incentivo Dylmo,


Fábio Barbosa
Acadêmico de Jornalismo da UniverCidade

2 Comentários:

Unknown disse...

Sem dúvidas Fábio, o mestre Dylmo vai deixar uma grande saudade. Para mim, particularmente, amigo pessoal, faltará a referência que sempre tive na UniverCidade. Tínhamos, mais ou menos, o mesmo tempo de atividade na institução e durante algum tempo fomos os únicos professores de rádio do curso de jornalismo. O respeito que ele demostrava pelo meu trabalho jamais ficará esquecido. E ele, no meu íntimo, como sempre fiz questão de destacar, continuará sendo o nosso DECANO e, acima de tudo, UMA BANDEIRA DO RÁDIO. Tenho a certeza que DEUS ganhou um grande reforço no céu e ele foi recebido com tapete vermelho. Que Jesus nos conforte.

Ricardo Goldbach disse...

Caro Fábio:

Muito bonito o teu texto, expressa bem o que cada um dos alunos e ex-alunos sente pela partida do Mestre.

Aproveito a visita para informar que a missa de sétimo dia em intenção da alma dele será realizada às 19h da próxima segunda-feira (27/04), na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada à Praça Edmundo Rego nº 27, Grajau.

Faço, também, um pequeno reparo quanto à biografia do Mestre: ele faleceu aos 80 anos, completados em 16 de setembro de 2008. Dylmo nasceu, ou "estreou na vida", como ele mesmo diz à página 23 do livro Scripts de uma Vida, no ano de 1928.

Um abraço,

Ricardo Goldbach
http://www.CursoDylmoElias.com