domingo, 22 de março de 2009

Perfil: Renata Capucci

Ela começou a trabalhar cedo, logo que se formou foi convidada para ser apresentadora da Rede GLOBO. Renata Capucci aos 22 anos já comandava um telejornal, mas foi na faculdade que ela descobriu sua verdadeira vocação.

Fábio: Como surgiu a vontade de fazer jornalismo?


Renata: “Surgiu no primeiro período da faculdade. Eu entrei na faculdade para fazer Publicidade e Propaganda e no primeiro período uma professora disse que eu não ia fazer publicidade e sim jornalismo por que eu escrevia bem. Eu segui o conselho dela e fui.”


Fábio: E as gafes...


Renata: “Gafes são normais em nossa vida. Até por que quem faz ao vivo está sujeito a todo tipo de novidades, erros e coisas que te surpreendem.”


Fábio: Qual o desafio de apresentar um jornal diário?


Renata: “É de estar bem informada, ter a informação na ponta da língua e de ter agilidade pra passar essa informação para o telespectador.”


Fábio: Como você administra seu tempo entre família e trabalho?


Renata: “Você tem de virar um polvo, praticamente é isso que eu sou. Uma pessoa que dá conta de uma criança de três anos de idade, dá conta da casa, dá conta do marido, dá conta da vida, do dentista, médico e das unhas, afinal com unha descascada eu não posso ir ao ar. E toda minha parte profissional que me exige muitíssimo.”


Fábio: Qual a diferença entre o factual e a cobertura do carnaval?


Renata: É completamente diferente. A cobertura do carnaval nos permite brincar. É uma festa alegre, linda, que envolve o trabalho de milhares de pessoas e estamos ali para exaltar esse trabalho. Pra mostrar o quanto é difícil ver aquilo bonito daquele jeito, pra levar essa alegria as pessoas de casa. É muito legal fazer o carnaval!”

Fábio: Com sua experiência, ainda dá um frio na barriga antes de entrar no ar?


Renata: “Não! Não dá friozinho na barriga. Dá talvez nos dias complicados, de coberturas mais difíceis, nos dias de entrevistas com candidatos, a governador ou a prefeito. Mas friozinho na barriga não. Esses são dias que estamos mais concentrados e medo não dá.”



Fábio: Qual a importância do diploma de jornalismo?


Renata: “Eu acredito que talvez para dar uma base geral para os estudantes, por que o grosso mesmo a gente aprende na prática fazendo. A faculdade te dá uma visão geral do todo, de tudo aquilo que faz um bom profissional. O resto você tem de correr atrás, por fora, em estágios. Por que é o dia-a-dia que vai mostrar o que é se jornalista de verdade. E não é no primeiro ano não, é de dois anos pra frente que você toma pé da situação e, de fato, vê o que é o jornalista. O que significa a dedicação que tem de ter nessa profissão.”


Fábio: Considerações finais...


Renata: “Aos futuros jornalistas: o conselho é para estudar muito, ler muito, se informar muito, ser humilde, querer muito, gostar muito da profissão e correr muito atrás.”



Por Fábio Barbosa
Foto: Agência FB

4 Comentários:

Anônimo disse...

Olá, amigo. O "AgênciaFB" tá nota 1000. Notícias atualizadas, contextualizadas de forma profissional. Tudo certinho. Adorei a matéria sobre a Renata Capucci. Amo essa extraordinária jornalista. Abraço

Anônimo disse...

Fábio,

A entrevista ficou muito boa!
A Renata Capucci é uma das mais promissoras jornalistas da globo. E breve vamos ve-la em jornais de rede quem sabe apresentando o JN.

Terra de encantos disse...

Amigo, para tudo, você conseguiu uma entrevista com ela? Parabéns, to super orgulhosa de você, a entrevista ta super interessante.
Quero os detalhes depois.
bjok

Anônimo disse...

Fábio, fico muito feliz com suas conquistas.

Abraços,

Enilda.

Fica aqui o meu incentivo, continue assim, você vai longe....................