segunda-feira, 9 de março de 2009

Aborto e Excomunhão

Nessa semana, a notícia do aborto legal feito por uma menina de 9 anos, que estava grávida de gêmeos, está agitando a todo o Brasil. A menina foi molestada sexualmente pelo padrasto durante meses .Porém o arcebispo de Olinda e de Recife da Igreja Católica,Dom José Cardoso Sobrinho,criticou veemente os médicos por terem feito o aborto,chegando a excomungá-los.Já o presidente Lula interviu a favor da medicina.”Eu estou dizendo que a medicina está mais correta que a Igreja,e a medicina fez o que tinha que ser feito,salvar a vida de uma menina de 9 anos.O trabalho psicológico que vai ter que ser feito em cima dessa menina para recuperar a cabeça dela ...Possivelmente levará décadas para que ela volte à normalidade.” ,disse o presidente.

A Igreja Católica não está errada em se pronunciar contra o aborto - Vaticano apóia essa decisão -, a Teologia prega que nunca podemos tirar a vida de um ser humano, seja qualquer circunstância.

Em contrapartida, a lei brasileira autoriza o aborto em caso de estupro ou quando a mãe corre risco de morrer.

E agora, quem está certo?
A situação é complicada até dentro da Igreja Católica. Há uma divisão entre os mais conservadores ,que se colocam a favor do Evangelho , em favor da vida e os ligados à Teologia da Libertação ou “progressistas”,que defendem os médicos.

A menina realmente corria risco de vida ,visto que,com 32kg e 1,36m de altura,seu aparelho reprodutor não estava totalmente formado.Como uma menina de 9 anos ,grávida de gêmeos poderia cuidar dos filhos em meio a pobreza do interior?

Um dos grandes equívocos do arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho foi ter “esquecido” de excomungar o padrasto da menina.Como podem os médicos que salvaram a menina serem excomungados e o agressor não ?

Nesse fato que chocou a sociedade brasileira, grande parte da opinião pública está a favor do aborto, e não seria constrangedor para o arcebispo voltar atrás e excomungar o padastro ou até mesmo “aceitar” o aborto nessas circunstâncias. Com esses procedimentos ortodoxos , a Igreja Católica perde fiéis para outras Igrejas menos conservadores.


Christian Baeta
Acadêmico de Jornalismo da UniverCidade

0 Comentários: