segunda-feira, 24 de março de 2008

A Dengue “Carioca”

Termino de verão no Rio de Janeiro, início de outono, mas o que tem deixado o carioca sem dormir não é o calor ou a preocupação com balas perdidas. A tormenta dos moradores da cidade tem sido outra, um inseto, o Aedes Aegipty, mosquito transmissor da dengue. Nos últimos meses foram registrados cerca de 6.557 casos, segundo o Jornal O GLOBO. A proliferação da doença preocupa autoridades locais, estaduais e o governo Federal, além da população que, tem sofrido com a expansão dos casos.
Todos já sabemos que a dengue é causada pela picada do mosquito que, se reproduz em água parada, porém, se não policiarmos nossas casas e nossa vizinhança a problemática pode gerar mais danos. O governo tem realizado sua parte, fazendo campanhas de conscientização e tentando evitar o acúmulo de água em terrenos baldios e em residências, mas isso ainda é pouco se todos não participarem da campanha.
O Rio de Janeiro apesar de ser uma das metrópoles brasileiras, tem sofrido muito por causa da falta de planejamento governamental em relação a dengue e pela população ainda não entender de que estamos vivendo uma epidemia. Mortes por causa da doença tem sido cada vez mais freqüentes, pois normalmente as pessoas tem se contaminado pela segunda vez e, justamente aí a dengue possui maior força no organismo, fazendo com que a pessoa não resista.
A culpa dessa situação não é só do governo, muito menos da população, pois todos são responsáveis pelo combate à doença. Mas a freqüência com que a doença tem se manifestado na cidade do Rio, sugere que, se nada for feito para evitar a proliferação dela, o estado viverá um caos na saúde pública. Longas filas, pessoas desmaiando pelos corredores, falta de medicamentos, são um alerta sério e indicam que em breve a “cidade maravilhosa”, poderá se tornar a “maravilhosa da dengue”. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, nesta semana serão montadas barracas hospitalares para facilitar o atendimento a pacientes que precisam de hidratação, mas enquanto isso, esperar sentado não é a melhor opção, começar e jogar toda água parada de sua casa e das proximidades é um bom começo para tentar resolver essa problemática que vem deixando os cariocas com medo.



Por Fábio Barbosa
blogdofabio@hotmail.com
Imagem: http://www.estadao.com.br/fotos/aedes_reu1.jpg

0 Comentários: