A preocupação com conservação das florestas e dos recursos naturais da região Amazônica chamou a atenção de um grupo de artistas da rede globo, entre eles, Victor Fasano e Cristiane Torloni. Eles criaram o movimento Amazônia Para Sempre.Desmatamento e outros tipos de crimes ambientais motivaram a criação de um manifesto pela preservação das florestas. O ator Vitor Fasano esteve em Santarém e conheceu comunidades tradicionais da Amazônia.
Milhares de hectares de mata nativa são ameaçados pela ação do homem. A região Amazônica, uma das regiões onde a biodiversidade se concentra em importantes fontes naturais e vida, atrai hoje o interesse de empresas e indústrias do mundo inteiro. A idéia da campanha pela preservação das florestas surgiu durante as gravações da Minissérie Amazônia, filmada em Porto Velho. Os atores puderam assim, conhecer a realidade que ameaça o principal símbolo do Brasil, a Amazônia.
“Quando nós íamos para o set de gravação, nós começamos a perceber esse desperdício que há dentro dessa floresta imensa, onde existem pessoas vivendo, entre eles indígenas, seringueiros. Mas o que nos deixou impressionados é que em uma região imensa como a floresta amazônica, ainda se pensa em destruir floresta pra conseguir algum recurso para o Brasil”, conta o ator. Segundo Victor Fasano, é preciso integrar as comunidades da região na busca por medidas que visem preservar a mata. Para isso, é necessária a aproximação de órgãos e organizações não governamentais no trabalho de conscientização.
“A gente espera que na Amazônia, um outro modelo seja usado pra que todo esse desenvolvimento ocorra sem a destruição da floresta. Eu estive agora em toda essa região do Tapajós e a gente percebe que é possível você salvar a floresta ouvindo essas populações, porque elas já têm as receitas”, diz o ator que aderiu a causa junto com a atriz Cristiane Torloni, que também participou da Minissérie.
A campanha já arrecadou mais de 700 mil assinaturas em todo o país. O documento será entregue ao presidente da república. “No momento em que só se fala em Amazônia no mundo inteiro, nós brasileiros temos que dar o primeiro passo e proteger essa floresta com consciência. Sabendo retirar dela esse conhecimento e torná-la uma fonte de renda intocável”, acredita Victor Fasano.
(Informações: TV Tapajós - Afiliada da Rede GLOBO)
0 Comentários:
Postar um comentário