Meios de comunicação dentro da escola como recursos pedagógicos. Esse foi o tema do projeto de lei apresentado pelo repórter Genildo Junior, do Projeto Rádio Pela Educação (Rádio Rural de Santarém), no concurso Jovem Parlamentar 2007, da Câmara dos Deputados. Esse projeto de lei foi selecionado entre os 78 melhores de todo o Brasil.
Durante uma semana, entre os dias 19 e 23 de novembro, os jovens selecionados vão desempenhar as atividades dos deputados federais. Nos debates eles vão apresentar as propostas dos seus projetos de lei. Além de representar seu estado, os jovens terão a oportunidade de conhecer e vivenciar a complexidade do processo legislativo federal.
O jovem parlamentar Genildo Junior decreta, no artigo primeiro do projeto de lei, o "a implantação de mídias dentro do principal espaço de educação, a escola, tendo, como base, o direito à liberdade de expressão, estabelecido no Art. 16, Inciso II, do Estatuto da Criança e do Adolescente, e como princípio, o direito de toda criança e/ou adolescente opinar e manifestar suas idéias em qualquer espaço que lhe seja de direito estar presente [...]".
O artigo seguinte diz que "os meios de comunicação devem fazer parte do cotidiano dos estudantes brasileiros, possibilitando um espaço democrático e incentivo profissionalizante à prática educomunicativa nas escolas, num processo contínuo que transforma diversos veículos de comunicação de massa (rádio, tv, jornal, computador) em instrumentos de praticas educativas".
Para construir o projeto de lei, Genildo tomou como base a experiência do Projeto Rádio pela Educação, implantado desde 1999 em escolas municipais de Santarém e de Belterra. Este projeto leva para a sala de aula, através de um programa de rádio educativo que vai ao ar pela Radio Rural de Santarém, discussões sobre os direitos da criança e do adolescente, educação ambiental, cultura regional, entre outros temas transversais que precisam fazer parte da formação de todo cidadão.
Durante uma semana, entre os dias 19 e 23 de novembro, os jovens selecionados vão desempenhar as atividades dos deputados federais. Nos debates eles vão apresentar as propostas dos seus projetos de lei. Além de representar seu estado, os jovens terão a oportunidade de conhecer e vivenciar a complexidade do processo legislativo federal.
O jovem parlamentar Genildo Junior decreta, no artigo primeiro do projeto de lei, o "a implantação de mídias dentro do principal espaço de educação, a escola, tendo, como base, o direito à liberdade de expressão, estabelecido no Art. 16, Inciso II, do Estatuto da Criança e do Adolescente, e como princípio, o direito de toda criança e/ou adolescente opinar e manifestar suas idéias em qualquer espaço que lhe seja de direito estar presente [...]".
O artigo seguinte diz que "os meios de comunicação devem fazer parte do cotidiano dos estudantes brasileiros, possibilitando um espaço democrático e incentivo profissionalizante à prática educomunicativa nas escolas, num processo contínuo que transforma diversos veículos de comunicação de massa (rádio, tv, jornal, computador) em instrumentos de praticas educativas".
Para construir o projeto de lei, Genildo tomou como base a experiência do Projeto Rádio pela Educação, implantado desde 1999 em escolas municipais de Santarém e de Belterra. Este projeto leva para a sala de aula, através de um programa de rádio educativo que vai ao ar pela Radio Rural de Santarém, discussões sobre os direitos da criança e do adolescente, educação ambiental, cultura regional, entre outros temas transversais que precisam fazer parte da formação de todo cidadão.
História na Comunicação
Genildo começou a fazer parte do Projeto Rádio pela Educação como ouvinte do programa Para Ouvir e Aprender. Com o tempo, passou a ser locutor mirim e hoje faz parte da equipe técnica, como repórter. Em 2003, a partir de sua experiência no Rádio pela Educação, idealizou o Projeto Rádio na Escola, implantando uma rádio interna na Escola Diocesana São Francisco em parceria com a 5ª Unidade Regional de Educação/SEDUC. Com o sucesso da iniciativa, o projeto expandiu para outras escolas da rede pública estadual de Santarém. E ainda apresenta o Programa Estação Segurança coordenado pela Polícia Militar e veiculado pela Rádio Rural.
Parlamento Jovem Brasileiro
O Parlamento Jovem Brasileiro foi criado pela Câmara dos Deputados por meio da Resolução n.º 12, de 2003. É composto por estudantes do ensino médio matriculados, tanto em escolas públicas, quanto particulares, com o objetivo principal de propiciar aos jovens a vivência da atividade parlamentar e sua importância para o exercício da cidadania de todos os brasileiros.
Do Parlamento Jovem Brasileiro farão parte 78 deputados adolescentes, que formam a quarta turma do projeto, distribuídos proporcionalmente pelas bancadas de cada Unidade da Federação. O Estado do Pará tem três representantes.
Informações de Rosa Rodrigues - Santarém - Pará
Parlamento Jovem Brasileiro
O Parlamento Jovem Brasileiro foi criado pela Câmara dos Deputados por meio da Resolução n.º 12, de 2003. É composto por estudantes do ensino médio matriculados, tanto em escolas públicas, quanto particulares, com o objetivo principal de propiciar aos jovens a vivência da atividade parlamentar e sua importância para o exercício da cidadania de todos os brasileiros.
Do Parlamento Jovem Brasileiro farão parte 78 deputados adolescentes, que formam a quarta turma do projeto, distribuídos proporcionalmente pelas bancadas de cada Unidade da Federação. O Estado do Pará tem três representantes.
Informações de Rosa Rodrigues - Santarém - Pará
0 Comentários:
Postar um comentário