Durante uma semana, entre os dias 19 e 23 de novembro, os jovens selecionados vão desempenhar as atividades dos deputados federais. Nos debates eles vão apresentar as propostas dos seus projetos de lei. Além de representar seu estado, os jovens terão a oportunidade de conhecer e vivenciar a complexidade do processo legislativo federal.
O jovem parlamentar Genildo Junior decreta, no artigo primeiro do projeto de lei, o "a implantação de mídias dentro do principal espaço de educação, a escola, tendo, como base, o direito à liberdade de expressão, estabelecido no Art. 16, Inciso II, do Estatuto da Criança e do Adolescente, e como princípio, o direito de toda criança e/ou adolescente opinar e manifestar suas idéias em qualquer espaço que lhe seja de direito estar presente [...]".
O artigo seguinte diz que "os meios de comunicação devem fazer parte do cotidiano dos estudantes brasileiros, possibilitando um espaço democrático e incentivo profissionalizante à prática educomunicativa nas escolas, num processo contínuo que transforma diversos veículos de comunicação de massa (rádio, tv, jornal, computador) em instrumentos de praticas educativas".
Para construir o projeto de lei, Genildo tomou como base a experiência do Projeto Rádio pela Educação, implantado desde 1999 em escolas municipais de Santarém e de Belterra. Este projeto leva para a sala de aula, através de um programa de rádio educativo que vai ao ar pela Radio Rural de Santarém, discussões sobre os direitos da criança e do adolescente, educação ambiental, cultura regional, entre outros temas transversais que precisam fazer parte da formação de todo cidadão.
História na Comunicação
Genildo começou a fazer parte do Projeto Rádio pela Educação como ouvinte do programa Para Ouvir e Aprender. Com o tempo, passou a ser locutor mirim e hoje faz parte da equipe técnica, como repórter. Em 2003, a partir de sua experiência no Rádio pela Educação, idealizou o Projeto Rádio na Escola, implantando uma rádio interna na Escola Diocesana São Francisco em parceria com a 5ª Unidade Regional de Educação/SEDUC. Com o sucesso da iniciativa, o projeto expandiu para outras escolas da rede pública estadual de Santarém. E ainda apresenta o Programa Estação Segurança coordenado pela Polícia Militar e veiculado pela Rádio Rural.
Parlamento Jovem Brasileiro
O Parlamento Jovem Brasileiro foi criado pela Câmara dos Deputados por meio da Resolução n.º 12, de 2003. É composto por estudantes do ensino médio matriculados, tanto em escolas públicas, quanto particulares, com o objetivo principal de propiciar aos jovens a vivência da atividade parlamentar e sua importância para o exercício da cidadania de todos os brasileiros.
Do Parlamento Jovem Brasileiro farão parte 78 deputados adolescentes, que formam a quarta turma do projeto, distribuídos proporcionalmente pelas bancadas de cada Unidade da Federação. O Estado do Pará tem três representantes.
Informações de Rosa Rodrigues - Santarém - Pará
Parlamento Jovem Brasileiro
O Parlamento Jovem Brasileiro foi criado pela Câmara dos Deputados por meio da Resolução n.º 12, de 2003. É composto por estudantes do ensino médio matriculados, tanto em escolas públicas, quanto particulares, com o objetivo principal de propiciar aos jovens a vivência da atividade parlamentar e sua importância para o exercício da cidadania de todos os brasileiros.
Do Parlamento Jovem Brasileiro farão parte 78 deputados adolescentes, que formam a quarta turma do projeto, distribuídos proporcionalmente pelas bancadas de cada Unidade da Federação. O Estado do Pará tem três representantes.
Informações de Rosa Rodrigues - Santarém - Pará
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