sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Tradição e Religiosidade na abertura do SAIRÉ




Ontem em Alter do Chão foi o primeiro dia de apresentações no Sairódromo como parte da programação da Festa do Sairé deste ano de 2007. Tradicionalmente, a noite de quinta-feira é dedicada às antigas atrações folclóricas da Vila, que, segundo os próprios moradores, representam a essência da festa porque ratificam a força da cultura e da tradição do povo borari.


Às 18 horas, houve o Rito Religioso (Folia e Ladainha), realizado no Barracão do Sairé, na Praça do Sairódromo. Em seguida, às 20 horas, iniciaram-se as apresentações folclóricas no “Lago dos Botos. O primeiro grupo a se apresentar foi o tradicional “Espanta Cão”, seguido pela Dança das Crianças “Brincando de Sairé”. Depois foi a vez dos idosos apresentarem os divertidíssimos e bem coreografados “lundum”, “desfeiteiras”, e “Marambiré”. A programação continuou com a apresentação da “Dança de Carimbó” e a Dança da Escola Antônio de Sousa Pedroso “Ciranda do Sairé”. Este ano a primeira noite de apresentações trouxe como novidade a participação especial da “Dança de Carimbó”, da Cidade de Presidente Figueiredo – Manaus/Am. A noite encerrou, como não poderia deixar de ser, com a apresentação da tradicionalíssima e muito aplaudida dança “Cheiro do Sairé”. As Bandas 5ª Dimensão e Tapajoara encarregaram-se de animar os presentes pela madrugada adentro. A Prefeita Maria do Carmo destacou a importância da primeira noite de programação do Sairé. Para ela, o espaço que é dado à comunidade é a garantia da manutenção das tradições da Vila, verdadeiro sentido do Sairé. “Temos que valorizar bastante essas manifestações folclóricas porque elas são a essência da festa, sua razão e sua gênese. A noite de quinta-feira é um dos espaços mais democráticos do Sairé porque assegura a oportunidade para toda a Vila de alter do chão mostrar a pujança de sua cultura. A dedicação dos moradores nas apresentações também é digno de louvor e emociona”, concluiu a Prefeita.
Hoje começam as apresentações dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa que prometem mais uma vez encantar os visitantes e valorizar a cultura da Região Oeste do Estado do Pará.



1 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Meu nome é JUNIOR PAMPLONA e eu sou coreógrafo do Grupo Folclórico Ritmo do Norte CARIMBÓ do Municipio de Presidente Figueiredi-AM fomos nós que estivemos no Sairé ano passado e nós não só fizemos parte da abertura como diz sua reportagem, mas também dançamos juntos com o boto cor-de-rosa o campeão de 2007. conheça melhor nosso Grupo e fique ligado em nosso trabalho que desde essa participação do SAIRÉ vem crescendo cada vez mais. meu blog é ritmodonorte.arteblog.com.br e meu email é dj-junior-pam@hotmail.com estou esperando vc aparecer por lá para podermos conversar um pouco mais sobre esse trabalho, abraços...