quarta-feira, 17 de junho de 2009

Programação do Aniversário de Santarém

A Prefeitura Municipal de Santarém definiu as ações e serviços que serão desenvolvidas para comemorar os 348 anos de Santarém. Serão três dias de programação, a começar no sábado, 20 de junho.


Veja a programação dos em homenagem aos 348 anos de Santarém:



20 de junho de junho (sábado):
MEDALHA PADRE FELIPE BETTENDORF
Local: Câmara MunicipalHora: 19h00

21 de junho (domingo):
MISSA TAPAJÔNICA
Local: Igreja MatrizHora: 08h00
AÇÃO: CUIDANDO DA CIDADE DA GENTE- A partir de 9h, a Prefeitura vai começar o embelezamento de Santarém: revitalizando algumas praças e promovendo limpeza de ruas, do Belo Centro e da Orla.


22 de junho (segunda-feira):
CORRIDA DE RUA “CORRENDO POR SANTARÉM”
Saída: 7h00 da Praça do Centenário e Chegada ao Parque da Cidade


PROJETO NOSSA GENTE Local: Parque da CidadeHora: 8h00 às 16h00 Serviços: expedição de documentos, orientação jurídica, exames de saúde, recadastramento do Bolsa Família, corte de cabelo...


FINAL DO II CAMPEONATO FEMININO DE FUTEBOLLocal: Parque da CidadeHora: 8h00


FINAL DO III CAMPEONATO DE BAIRROS MASCULINO DE FUTEBOLLocal: Parque da CidadeHora: 17h00


SHOW “CANTA SANTARÉM”
Local: Parque da Cidade
Hora: 17h00

Aniversário de Santarém será comemorado com ações e serviços

Na sala de reuniões do Palácio Jarbas Passarinho, a Prefeita Maria do Carmo, acompanhada do Secretário Municipal de Governo, Inácio Corrêa, concedeu uma entrevista coletiva esta manhã à imprensa santarena e logo em seguida, reuniu com a equipe que está coordenando as atividades em comemoração aos 348 anos de Santarém.

A programação de aniversário de Santarém será diferenciada este ano. Em função das fortes chuvas que ocasionaram grandes prejuízos a infraestrutura urbana do município, a prefeitura vai desenvolver no domingo (21/06), uma ação denominada “Reconstruindo a Cidade da Gente”, que vai integrar o trabalho de secretarias municipais na limpeza e manutenção de espaços públicos, como o Belo Centro Tapajós, a Orla, as praças do Pescador, São Raimundo Nonato, São Sebastião, Nova República e Santarenzinho.


A SEMINF, nesse dia, também deve recapear o trecho (ainda a ser definido) de uma rua que está com o asfalto bastante comprometido. Esta ação será simbólica e marcará o início da Operação Verão a ser executada pela prefeitura.Uma grande ação de cidadania será realizada na segunda-feira, 22 de junho, no Parque da Cidade.

A partir das 8h, a prefeitura irá oferecer, através do projeto “Nossa Gente”, serviços sociais, de saúde e jurídicos, entre outros. “Teremos expedição de documentos, consultas médicas e odontológicas, corte de cabelo, doação de enxovais às futuras mães, enfim, inúmeros serviços que a população precisa. O aniversário é de Santarém, mas o presente será oferecido por nosso governo aos cidadãos de nossa cidade”, explicou a prefeita Maria.


A programação também irá constar da entrega da Medalha Padre Felipe Bettendorf a seis personalidades santarenas no sábado (20/06), de Missa Tapajônica no domingo (21/06), de atividades de esporte e lazer e da final do Campeonato de Bairros Masculino e Feminino na segunda (22/06), e do Show “Canta Santarém”, também na segunda-feira, com cantores locais no Parque da Cidade, a partir das 17h.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMS

Projeto de Lei garante maior fiscalização do Governo do Estado pelos Deputados

Projeto de Lei, de iniciativa do Deputado Estadual Alexandre Von (PSDB/PA) e subscrito por parlamentares de diferentes legendas, garantindo ao deputado estadual acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (SIAFEM) e ao Sistema de Gestão dos Programas do Estado do Pará (GP Pará), começou a tramitar nesta data (16/06/2009) na Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Com a aprovação do Projeto de Lei, objetiva-se assegurar que todos os parlamentares estaduais detenham senha de acesso aos sistemas de controle da execução financeira e orçamentária e aos programas executados pelos diferentes órgãos públicos estaduais.

De acordo com o deputado Alexandre Von, "para que possamos potencializar o desempenho de nossos mandatos, em especial com referência ao papel fiscalizador, necessitamos de acesso a informações do Poder Executivo que digam respeito à execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos organismos estaduais, bem como à gestão dos programas desenvolvidos pelo Governo do Estado".

Com a transformação dessa matéria legislativa em Lei Estadual, Von acredita que os parlamentares estaduais disporão de um instrumento a mais para o exercício da prerrogativa constitucional de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos.


Para conhecer o inteiro teor do Projeto de Lei, acesse: http://www.alexandrevon.com.br

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Deputado propõe criação da Área de Santarém

O Deputado Lira Maia (DEM/PA) apresentou na tarde desta segunda-feira (15/06) o projeto de Lei nº 5.418/2009, que cria Área de Livre Comércio no Município de Santarém, no Estado do Pará, e dá outras providências.

Pela proposta do deputado, a área de livre comércio de importação e exportação e de regime fiscal especial, deverá ser estabelecida com a finalidade de promover o desenvolvimento da região oeste do Pará, a integração econômica do interior da Amazônia com o resto do país e a proteção do meio ambiente.


Segundo a proposta, O regime jurídico tributário da área de livre comércio criada por esta lei será àquele aplicável às áreas de que tratam as Leis n°s 7.965, de 22 de dezembro de 1989, 8.210, de 19 de junho de 1991, 8.256, de 25 de novembro de 1991, o art. 11 da Lei 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e a Lei 8.857, de 8 de março de 1994., ou seja, o mesmo regime jurídico adotado para a Zona Franca de Manaus.


Em pronunciamento da Tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado Lira Maia fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pelo Advogado Tributarista, Dr. Helenilson Pontes, que participou ativamente da elaboração do projeto e que tem buscado difundir a proposta de criação da área de Livre Comércio de Santarém.


Lira Maia ressaltou a importância de Santarém como o principal fornecedor de serviços e produtos da região oeste do Estado do Pará, com localização estratégica para apoio aos Municípios da região, principalmente aos grandes projetos desenvolvimentistas ali implantados, tais como projeto da Alcoa em Juruti; Mineração Rio do Norte em Oriximiná, Hidroelétrica de Belo Monte em Altamira, dentre outros.


A proposta já tramitava na Câmara dos Deputados desde 2003 através do projeto de Lei nº 2043/2003, do Senador Sarney e que, na Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados, a Relatora acatou emenda do Deputado Lira Maia que incluiu o Município de Santarém como área de livre comércio. Como o projeto do senador Sarney ainda esta parado na Comissão de Comércio e Desenvolvimento, o Deputado Lira Maia apresentou o novo projeto.



“Já é hora de o governo federal reconhecer que não só os demais Estados da Amazônia, mas também o Estado do Pará, mas especialmente Santarém e o oeste do Estado, também merecem ser contemplados com projetos estratégicos como é o caso da criação da Área de Livre Comércio de Santarém – ALCS. Agora estaremos trabalhando em duas frentes para que a Área de Livre Comércio de Santarém seja uma realidade", concluiu o Deputado Lira Maia.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Veterinária é um dos cursos mais procurados em Santarém

O Curso de Medicina Veterinária é um dos mais procurados na cidade de Santarém e região Oeste do Estado do Pará. O sucesso é tamanho que a FIT (Faculdades Integradas do Tapajós), única faculdade que oferece o curso na região, vai abrir sua quarta turma, ainda este ano.

O vestibular da instituição acontece no dia 05 de julho, com oferta de 08 cursos, entre eles Medicina Veterinária

DEM e PSDB vão pedir CPI na Saúde em Santarém

Os vereadores Erasmo Maia (DEM), Henderson Pinto (DEM) e Jailson do Mojúi (PSDB), irão protocolar à mesa da câmara nesta quarta-feira (10/06), o requerimento que pede a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI na Saúde em Santarém.


De acordo com a Lei Orgânica do Município de Santarém, no Art. 25, que assim transcreve, As Comissões Parlamentares de Inquérito terão amplo poderes de investigação, próprios de autoridades judiciais, além de outros previstos no Regimento Interno, e serão criadas a requerimento de um quinto dos membros da Câmara Municipal, independentemente da aprovação plenária, para apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores . O parágrafo 1º, itens I, II, III, IV e V; parágrafos 2º, 6º e 7º também favorecem a criação.


Segundo o vereador Erasmo Maia, é necessário apenas 03 assinaturas de vereadores, já que se trata de um quinto dos membros do poder, haja vista que a Câmara é composta por 14 parlamentares.


Erasmo pediu na segunda-feira (08/06) em seu tempo de liderança, providências e apoio dos vereadores para criação da CPI, nesta sessão ficou definida que a comissão de saúde, presidida pela vereadora Marcela Tolentino (PDT), líder do governo, investigasse e analisasse os fatos, e que só após o relatório, seriam definidos os procedimentos de se criar ou não uma CPI. Porém a oposição afirma que a Lei Orgânica permite que a instauração seja feita mesmo sem a entrega do relatório. “A comissão de saúde não tem a mesma força e isenção para investigar as suposta irregularidades do que uma CPI” finalizou o líder do Democratas.


Fonte: Assessoria de Comunicação – DEM e PSDB

Maria toma posse na sexta-feira

Depois de vencer a batalha no Superior Tribunal Federal (STF) a prefeita Maria do Carmo (PT) será empossada no cargo, nesta sexta-feira (12/06) em uma solenidade no Palácio Tapajós (Câmara dos Vereadores).


Amanhã, às 12h, ela e seu vive, José Antônio Rocha (PMDB) serão diplomados pelo juiz da 83ª Zona Eleitoral, Gabriel Veloso.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mapa mostra as buscas pelos destroços do voo 447

(Click no mapa para ampliar)


A Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa divulgou hoje o mapa da operação que busca encontrar os destroços do avião Airbus que desapareceu no trajeto Rio de Janeiro-Paris. Até o momento foram encontrados 16 corpos de passageiros.



Mapa: Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa

Panorâmica


Foto: Divulgação FAB

Parte do Airbus encontrada no Oceano Atlântico pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha, segundo nota oficial, 16 corpos foram resgatados

Voo 447: 16 corpos são encontrados segundo nota oficial

"O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica retificam a informação transmitida na noite de ontem. Até o presente momento, efetivamente 16 corpos foram resgatados na área de buscas, e não 17 como foi anunciado. A Fragata Ventose, da Marinha Francesa, recolheu sete e não oito corpos como foi informado anteriormente à Coordenação das Buscas.


A Fragata Constituição deverá chegar às proximidades do Arquipélago de Fernando de Noronha na manhã desta terça-feira (09/06) transportando todos os 16 corpos já resgatados.

Os sete corpos que estavam na Fragata Ventose, da Marinha Francesa, foram transferidos para o Navio Brasileiro, sem comprometer significativamente a estimativa de chegada. Uma vez em Fernando de Noronha, estes corpos receberão o tratamento pericial inicial para serem transportados de avião até Recife (PE).


As ações de busca e resgate continuam, ininterruptas, e concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos. Paralelamente a essas ações, a aeronave R-99 permanece realizando varreduras eletrônicas no intuito de identificar outros focos de destroços.


As condições meteorológicas não atrapalham as operações de busca e resgate neste momento, porém, existem áreas de instabilidade próximas ao Arquipélago de Fernando de Noronha.


Atualmente a Operação conta com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira e duas da França. O Navio-Patrulha Guaíba está substituindo o Navio-Patrulha Grajaú, que retorna para Natal (RN). Dessa forma, os meios navais continuam compostos por cinco navios da Marinha do Brasil e uma Fragata da Marinha da França."



Nota divulgada pela Aeronáutica e pela Marinha

Nota pública

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), diretório municipal de Santarém, vem a público, a par da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a então pendente eleição de 2008 à Prefeitura de Santarém, fazer as seguintes considerações: primeiro, a de acolher aquela decisão, no princípio do estado de direito democrático, embora dela discordando, com veemência, no seu mérito; segundo, agradecer aos seus filiados, eleitores e aliados políticos, pela maneira democraticamente engajada como participaram do processo eleitoral determinado pelos Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a outra eventual eleição em 2009; finalmente, cobrar dos que tem o poder municipal para fazê-lo, uma satisfatória ação capaz de resgatar Santarém do gigantesco caos observado, infelicitando a sociedade local, cuja postura cobra-se em favor do indefeso cidadão, que se multiplica em milhares de outros na comunidade.

Santarém, 08 de junho de 2009


Deputado alexandre von
Presidente da Comissão Executiva Municipal

sexta-feira, 5 de junho de 2009

OAB vai punir advogados que assediaram famílias do voo 447

Wadih Damous, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), disse que vai punir os advogados que estiverem assediando as famílias das vítimas do voo 447, da Air France que, desapareceu na madrugada desta segunda-feira (01/06).


No acidente da TAM essa situação aconteceu descaradamente, justamente por isso, Damous quer investigar a conduta de advogados brasileiros e também de escritórios estrangeiros. Tudo para garantir o percurso normal das investigações, sem interrupções desse tipo.

Festa da integração nordestina começa com grande público

Aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (04/06), a II Festa da Integração Nordestina, idealizada pela prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).


Museu Nordestino atrai santarenos com fotos e registros históricos


Uma vasta programação cultural e esportiva será realizada até domingo (07/06), data do encerramento do evento.“Conseguimos melhorar a estrutura da festa oferecendo não só aos comunitários da Vila, mas a todos os visitantes, novidades como o Museu Nordestino, que concentra informações sobre a história do nosso povo. Não tenho dúvida que esta festa será mais uma vez, um grande sucesso”, exclamou Jarle Aguiar, titular da SMC.


Autoridades dos poderes legislativo e executivo municipal participaram da primeira noite de apresentações, que reuniu dezenas de pessoas. Uma das atrações foi a encenação de teatro que explorou o tema "O amor de Lampião e Maria Bonita". A grande atração musical será o show Nacional do cantor Felipão e Banda. A apresentação está marcada para iniciar à meia noite de sábado (06/06).


Fonte: Assessoria de Comunicação PMS

Foto: Ronaldo Ferreira

Comentário

Do leitor Heitor sobre o post Maria do Carmo: O Retorno:


Volta a aquela que nunca deveria ter sido afastada de seu cargo.
A verdadeira e única representante do povo santareno: Maria do Carmo!

Estrado de madeira pode não ser da aeronave

A Marinha do Brasil informa que a Fragata “Constituição”, realizando buscas ao avião Air France AF 447, recebeu informações das aeronaves da Força Aérea Brasileira sobre o avistamento, às 11:40 desta manhã, de um objeto a cerca de 500 km do Arquipélago de Fernando de Noronha. O helicóptero Lynx da Fragata recolheu um estrado de madeira de dimensões 1,20 x 0,80 x 0,15 cm, sem nenhuma identificação. Não é possível afirmar que o estrado encontrado pertence à aeronave da Air France.


A 80 km do local do recolhimento a Fragata avistou uma mancha de óleo no mar. O Navio recolheu amostras deste óleo para posterior análise. Não é possível, até o momento, afirmar que o estrado de madeira e o óleo encontrados pertencem ao avião da Air France.


Fonte: Comando do 3o Distrito Naval

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Maria do Carmo: O Retorno

Santarém hoje está em festa, apesar de já se aproximarem as festas juninas o motivo é outro. A ex-prefeita, agora prefeita novamente, Maria do Carmo Martins (PT) retorna vitoriosa do Supremo Tribunal Federal (STF). Após ter seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela travou uma batalha nos tribunais e venceu.


A cidade passou por momentos de transtornos e indecisões, eleições foram marcadas, mas nada foi definido. Ao longo de quase seis meses de total desconhecimento sobre o futuro político da cidade, o STF enfim julgou e concedeu vitória à promotora de justiça.


Maria retornará ao Palácio Jarbas Passarinho com alguns problemas para resolver. Nesse meio tempo as enchentes e a denúncia de superfaturamento nas obras do PAC causaram impacto na imagem política do município. Ela e seus correligionários tem muito para comemorar, mas os festejos precisam ser rápidos, pois há muito trabalho pela frente e desafios a serem superados.


Apesar do tempo de indecisão, neste momento é preciso governo e não um desaforo político, como tem sido nos últimos tempos.


Por Fábio Barbosa

Foto: Ronaldo Ferreira

O Globo destaca vitória de Maria do STF

O Globo online destacou na tarde de hoje (04/06) a vitória da prefeita Maria do Carmo no Supremo Tribunal Federal.


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, por maioria de votos (6 a 4), que a promotora de Justiça licenciada Maria do Carmo Martins Lima pode exercer o cargo de prefeita de Santarém, no Pará, mesmo diante de determinação constitucional que veda o exercício de atividade político-partidária por integrante do Ministério Público.

Para seis ministros, Maria do Carmo tinha direito a se recandidatar ao cargo no pleito de 2008, já que havia sido prefeita da cidade nos quatro anos anteriores. Votaram assim os ministros Eros Grau, Marco Aurélio, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Maria do Carmo teve seu registro cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte entendeu que ela não poderia participar das eleições de outubro de 2005 diante da entrada em vigor da Emenda Constitucional 45, em 30 de dezembro de 2004, que incluiu na Constituição Federal dispositivo que veda o exercício de atividade político-partidária por integrante do MP.

Quatro ministros concordaram com o posicionamento do TSE e foram contra a reeleição da promotora licenciada diante da vedação constitucional criada em 2004. Esse foi o entendimento da ministra Ellen Gracie e dos ministros Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e Celso de Mello
.

A repercussão da volta de Maria na Blogosfera

A vitória da Prefeita Maria do Carmo, nesta quinta-feira (04/05), no STF foi destaque nos principais blogs da região de Santarém e do Pará.


Acompanhe a notícia nos blogs:


Blog do Jeso Carneiro:
http://www.jesocarneiro.com/maria-vence-de-6-a-4.html


Blog do Alailson Muniz:

http://alailson.blogspot.com/2009/06/maria-volta.html


Blog Farol do Tapajós:
http://faroldotapajos.blogspot.com/2009/06/maria-vence-no-stf.html


Jornal A Cidade:
http://quarto-poder.blogspot.com/2009/06/maria-do-carmo-vence-no-stf.html


Blog do Espalha Brasa
http://zezoferreira.blogspot.com/2009/06/maria-reassume-prefeitura.html


Agência Podium
http://agenciapodium.wordpress.com/2009/06/04/tudo-igual/

Buscas à aeronave do Voo AF 447 continuam

De acordo com comunicado à imprensa, a Marinha do Brasil informa que, atualmente, três de seus navios operam no local indicado da queda da aeronave da Air France (voo AF 447) - o Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú”, a Corveta (Cv) “Caboclo” e a Fragata (F) “Constituição”.

O Comandante da F “Constituição” assumiu o Comando da Cena de Ação (CCA) marítima e a coordenação das buscas no mar. A área circular com raio de 120 milhas náuticas, centrada na posição onde foi avistada, pela aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), no último dia 2, uma esteira de 5 km de destroços, foi dividida em três setores, sendo um para cada navio da Marinha do Brasil. Com isso, a área de busca de cada navio fica reduzida.


Dessa forma, caso algum objeto ou mancha de óleo seja avistado por aeronave da FAB, o Comandante da Cena de Ação direcionará o navio da Marinha mais próximo da área indicada para investigar. Se for o caso, a F “Constituição” empregará sua aeronave orgânica AH-11A Lynx para sobrevoar objeto avistado e auxiliar direcionamento do navio. Até o presente momento, não houve identificação positiva de qualquer destroço.


Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha

Maria retorna à Prefeitura de Santarém

A Prefeita Maria do Carmo Martins de Lima (PT) que tinha sido afastada do cargo consegui por votação no Supremo Tribunal Federal (STF), voltar ao cargo de prefeita da cidade de Santarém. Foram 06 votos a favor e 04 contra.


O voto que decidiu o futuro de Maria foi dado pelo Ministro Gilmar Mendes que votou a favor do retorno dela ao Palácio Jarbas Passarinho.

Os amigos e políticos aliados já comemoram a vitória do STF em Santarém.


Foto: Ronaldo Ferreira

terça-feira, 2 de junho de 2009

Jobim confirma que avião caiu no Atlântico

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta terça-feira (02/06), em entrevista sobre o desaparecimento do Airbus A330 da Air France, que "o avião caiu naquele quadro", referindo-se a uma área perto de onde foram localizados destroços nesta madrugada.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

José Alencar vai para o Rio de Janeiro

Na ausência do presidente Lula, o vice-presidente, José Alencar seguirá para o Rio de Janeiro para conversar com os familiares dos passageiros do voo da Air France (AF 477) que desapareceu na madrugada desta segunda-feira (01/06).

Agência Brasil

Membro da Família Real estava no Voo

Ainda não há novas informações obre o desaparecimento do avião A330 da Air France que partiu no Rio de Janeiro com destino a Paris. Entre os passageiros estão empresários de uma empresa de fabricantes de pneus e um membro da família Orleans e Bragança (família de Dom Pedro Segundo).

O príncipe Dom Pedro Luis de Orleans e Bragança, embarcou no voo no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Ele tem 26 anos, sendo o quarto na linha sucessória do trono.

Entre os passageiros do voo 447 ainda estão Marcelo Parente Gomes de Oliveira e sua esposa, ele é chefe de gabinete do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Cariocas param para saber sobre Voo 447

Centro da cidade, meio dia, uma correira danada, mas hoje (01/06) na hora do almoço em vários restaurantes do Rio de Janeiro, os clientes pararam para assistir ao Jornal Hoje que, trazia informações obre o possível acidente do voo AF 447.

Em busca de informações o silêncio tomou conta dos lugares e a população, normalmente agitada, prestou atenção nas informações. O comentário nas ruas é geral, o assunto do dia é o desaparecimento do avião da Air France que saiu do Rio de Janeiro, com destino a Paris.

Entre as conversas mais ouvidas se comenta o quanto este acontecimento esta sendo tratado de maneira mais eficaz pelas autoridades brasileiras, ao contrário dos acidentes da GOL e TAM, onde as informações demoraram a chegar na imprensa.

No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim) era visível a solidariedade dos passageiros com os familiares que chegavam para saber informações sobre seus parentes que estavam no voo 447.

Executivos da Michelin estavam no Voo

No voo AF 447, da Air France, que desapareceu no Oceano Atlântico na madrugada desta segunda-feira (01/06), estavam pessoas de diversos lugares do Brasil. Entre eles o executivo Luiz Roberto Anastáscio, presidente da Michelan, fabricante de pneus, na América Latina.

No avião também se encontravam Antônio Augusto Gueiros e Christin Pieraerts, ambos funcionários da empresa.

Airbus divulga Nota

"A Airbus lamenta confirmar que um Airbus A330-200 operado pela Air France se perdeu cerca de 3,5 horas após decolar. A aeronave operava um serviço programado, voo Af 447, do Rio de Janeiro (Brasil) para Paris (França).

A aeronave desaparecida, registrada com o número F-GZCP, era MSN (Número de Série da Fabricante) 660, entregue à Air France da linha de produção em abril de 2005. A aeronave havia acumulado aproximadamente 18.800 horas de voo em cerca de 2.500 voos. Ela era impulsionada por motores CF6-80E1. Até o momento não há informações factuais disponíveis.


Em ordem com a convenção internacional ICAO, Airbus ofereceu toda a assistência técnica à banca de investigação. A investigação continua de inteira responsabilidade da banca e seria inapropriado a Airbus fazer qualquer tipo de especulação.”

Aeronáutica divulga nota sobre desaparecimento de avião

"O Comando da Aeronáutica informa que iniciou as buscas para localizar o vôo 447 da AIRFRANCE, que desapareceu quando voava do Rio de Janeiro – RJ para Paris – França, com estimativa de pouso às 06h10 (horário de Brasília). A aeronave da AIRFRANCE decolou do Aeroporto do Galeão às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o vôo AFR 447 realizou o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (CINDACTA III) na posição INTOL (565 quilômetros de Natal RN), informando que ingressaria no espaço aéreo de DAKAR - Senegal (posição TASIL – 1.228 quilômetros de Natal RN), às 23h20 (horário de Brasília). Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura radar do CINDACTA III, de Fernando de Noronha, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 453 KT (840 quilômetros por hora). No horário estimado para a posição TASIL (23h20), a aeronave da AIRFRANCE não efetuou o contato rádio previsto com o CINDACTA III, o que foi informado ao Controle DAKAR.

A Companhia AIRFRANCE informou ao CINDACTA III, às 08h30 (horário de Brasília), que a aproximadamente 100 quilômetros da posição TASIL, o vôo AFR 447 enviou uma mensagem para a companhia informando problemas técnicos na aeronave (perda de pressurização e falha no sistema elétrico). Às 02h30 (horário de Brasília), o SALVAERO Recife acionou os meios de busca da Força Aérea Brasileira – FAB, com 01 aeronave C-130 Hércules, 01 P-95 Bandeirante de patrulha marítima e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR).


Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"

Air France divulga Nota

“Air France lamenta informar que se encontra sem notícias do voo AF 447 que efetuava a ligação entre Rio de Janeiro e Paris Charles de Gaulle, com chegada prevista às 11h15 da manhã (hora local).


O vôo decolou do Rio no dia 31 de maio às 19 horas locais.


216 passageiros estão a bordo.


A tripulação é composta de 12 pessoas: 3 tripulantes técnicos e 9 comissários.


Um toll free está disponível : 0800 881 2020 para o Brasil 0800 800 812 para a França, e + 33 1 57 02 10 55 para outros países.


A Air France divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas. Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2 assim como no Salão Nobre do Galeão."

Avião desaparece em vôo Rio-Paris

A notícia do desaparecimento do Voo AF 447 da Air France, nesta segunda-feira (01/06), chocou cariocas o Brasil inteiro. O avião A 330 fazia o trecho Rio de Janeiro-Paris. Segundo a empresa aérea, 58 passageiros são brasileiros e 61 franceses, com 12 tripulantes, num total de 216 pessoas e, entre elas sete crianças de um bebê.


O vôo tinha como destino final o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O avião partiu do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (RJ) as 19h30min do domingo (31/05). A Air France colocou à disposição de familiares um telefone que centraliza informações sobre o acidente: 0800 881 2020 para o Brasil/0800 800 812 para a França, e + 33 1 57 02 10 55 para outros países

Três aviões da Força Aérea Brasil e três navios da Marinha já começaram as buscas pelo avião.