quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cartinhas para o Papai Noel

O Projeto Papai Noel dos Correios tem movimentado o edifício-sede da empresa na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro. Todos os dias milhares de cartas de crianças carentes de todo o estado chegam e os pedidos são atendidos, quando possível, pelos padrinhos voluntários que procuram as agências cadastradas e adotam as cartinhas.

Cartinhas para o Papai Noel pedem presentes e reforçam a solidariedade natalina


Nas cartas, histórias de vida e muita emoção. Crianças que pedem, por exemplo, uma escova de dente, ou simplesmente, uma sandália para calçar. Para atender a todos os pedidos uma equipe organizada pelos Correios, seleciona as cartas e vê as possibilidades reais dos pedidos serem atendidos. Para Fabíola Santos o principal motivo da adoção das cartas é a realização dos sonhos das crianças. “O único sentimento que me move a adotar as cartas é a caridade. Me imagino no lugar de cada criança que senta, escreve uma cartinha e tem uma esperança enorme de que Papai Noel as atenda”. Fabíola aproveitou a passagem do seu aniversário para pegar mais de 50 cartas que serão adotadas pelos convidados de sua festa. “A iniciativa dos Correios é linda, comovente. Se cada empresa resolvesse fazer isso, pelo menos no Natal, todas as crianças estariam muito felizes. Se cada abelha tentasse apagar um pouco, um pedaço pequeno do incêndio, o mundo não estaria mais em chamas. Peguei uma quantidade de cartas grande, num lugar que conheço poucas pessoas (sou de Salvador-Bahia e moro aqui no Rio há 1 ano), mas com uma vontade imensa de ajudar. O que me moveu foi esse sentimento de tornar o outro feliz. Falei com quem nunca tinha falado, tentei comover pessoas que não conhecia e estou preste a passar o melhor Natal da minha vida. Em paz e transmitindo o espírito de paz ao próximo”, destacou Fabíola.

As cartas, escritas por crianças, expressam a crença que ainda se tem no Papai Noel. A aposentada Cideny Abrel procurou uma carta para adotar e se emocionou ao lembrar que na sua infância nunca teve a oportunidade de ganhar um presente do bom velhinho. “Eu acho que esta iniciativa realiza sonhos de muitas crianças, uma coisa que eu não tive na minha infância. Que elas sejam obedientes e estudem muito para ter um futuro melhor”, declarou emocionada a aposentada.


Em busca de realizar os sonhos de crianças, a enfermeira Karina Moura, adotou várias cartas para levar para seus colegas de trabalho. “Eu achei a idéia excelente. Nunca tinha participado, é a primeira vez. Papai Noel não é uma lenda, afinal quando esses presentes chegarem as casas das crianças, elas vão ter certeza de que ele existe”, ressaltou Karina após entregar os primeiros presentes aos colaboradores dos Correios.

A leitura das cartas: pessoas de todos os cantos da cidade procuram as agências para adotar as cartas


Empresas também adotam as cartinhas. Paulo Souza participa há três anos do projeto e sempre leva cartas para os colegas de empresa. “Faz três anos que participo, venho aqui, leio as cartas, adoto e pego para os amigos”, conta o rapaz que espera no próximo ano colaborar novamente para a alegria das crianças.

Em 2007 foram mais de 20 mil cartas enviadas ao “Papai Noel dos Correios”, sendo atendidas 6 mil, com mais de 12 mil presentes destruídos por todo o estado do Rio de Janeiro. O período para adoção das cartas começou no dia 17 de novembro e termina na segunda-feira (15/12). Os interessados devem procurar uma das agências cadastradas ou ir até a sede da empresa na Avenida Presidente Vargas, 3.077, Cidade Nova, das 9h às 17h 00.

Como funciona o Projeto

Neste ano o projeto vai atender cartas escritas por criança de até 12 anos, com pedidos de brinquedos, roupas, calçados e material escolar. A carta deve conter todas as informações necessárias (CEP, número e logradouro) para que o presente seja entregue pelos carteiros na residência da criança. Pedidos de adultos, medicamentos e aparelhos eletrônicos, como DVD, televisão e outros, não são atendidos. Os padrinhos devem levar os presentes na agência onde registrou o apadrinhamento até o dia 17 de dezembro. Os presentes devem de ser novos e atender às solicitações escritas pelas crianças.

No dia 19 de dezembro, no edifício-sede dos Correios, 150 crianças serão escolhidas, de acordo com a o tipo de pedido e proximidade da residência, para receberem os presentes das mãos do Papai Noel. Neste momento de festa, a empresa, encerra mais um ano do projeto que envolve todos os colaboradores em prol de um natal diferente para as crianças cariocas.


História do Projeto

O Projeto Papai Noel dos Correios foi oficialmente criado em 1997 e veio solidificar um trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelas diretorias regionais da ECT desde a década de 70. A iniciativa nasceu do interesse despertado nos próprios empregados dos Correios, em especial dos carteiros no ato de triagem, pela leitura dessas cartas que eram e, são, enviadas ao Papai Noel.

Para o Papai Noel...

Trechos de cartas enviadas pelas crianças ao Papai Noel:

Moro com meus pais, sei que o senhor mora muito, muito longe e já está vem velhinho. Se o senhor puder ler minha cartinha gostaria de ganhar um presente de natal”

(Renan, 11 anos)


Sou alegre e brincalhão e fui muito bonzinho nesse ano”

(Fellipe, 5 anos)

Estou na primeira série e prometi a minha mãe que ia passar de ano para o meu pedido ser aceito pelo Papai Noel”

(Jonathan, 7 anos)


No ano passado a minha casa pegou fogo e não tenho nenhum brinquedo”

(Victor, 6 anos)

Será que o senhor pode realizar meu sonho, se o senhor puder, vou ficar muito feliz”


(Edevanea, 11 anos)



Fotos: Fábio Barbosa/ Agência FB
Com Informações da Assessoria de Comunicação dos Correios (DR/RJ)

0 Comentários: