Quem não conhece Carmem Miranda?
Seja pelos chapéus chamativos ou pelos assessórios, esta pequena notável é lembrada por seu talento incomparável e pelas músicas que eternizou em sua voz. Carmem inventou um jeito próprio de cantar e dançar, uma mistura alegre que encantou o Brasil e o mundo durante a década de 1950.
Hoje (09/02), Carmem Miranda completaria 100 anos e prestamos aqui uma homenagem a essa artista que tinha o nosso país como sua terra mãe, apesar de ter nascido em Portugal.
História
Seu nome verdadeiro era Maria do Carmo Miranda da Cunha. Nasceu em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Marco de Canavezes, Província de Beira-Alta, em Portugal. Veio para o Brasil ainda criança, com apenas 10 meses de idade e foi criada bem no meio da boêmia carioca, no bairro da Lapa.
Foi uma cantora de renome internacional e criou uma identidade única que é lembrada até hoje, como um dos maiores ícones da cultura mundial. Carmem morreu aos 46 anos, em 1955.
“Chamar uma mulher de galinha é uma ofensa. Coitada da galinha, que vive à disposição do galo, na hora que ele quiser, como uma odalisca num harém.”
Carmem Miranda
0 Comentários:
Postar um comentário